14/12/2009

O frio deve ser enfrentado com método

Perante a actual descida da temperatura, transcreve-se o seguinte artigo do Diário de Notícias de hoje.


A vaga de frio que se deverá manter até à próxima quarta-feira obriga a algumas precauções para evitar acidentes. Tenha sobretudo atenção às crianças e aos idosos.

Fora de casa

1. Se conduzir, nomeadamente em vias propensas à formação de gelo, tenha cuidado com o piso escorregadio e circule a velocidades baixas.
2. Se sair à rua use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso, evitando também o uso de roupas muito justas que façam transpirar.
3. Tenha cuidado com actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem conduzir a um ataque cardíaco.
4. Tenha atenção aos sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção). Se tiver algum destes sintomas ligue imediatamente para o 112.
5. Use gorros (ou outro tipo de protecção) uma vez que uma boa parte do calor corporal perde-se pela cabeça.
6. Proteja as mãos com luvas.
7. Mantenha as suas roupas secas trocando as peças molhadas se necessário.

Dentro de casa

Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações, por isso, tenha cuidado com o aquecimento de sua casa

1. Faça um bom isolamento de janelas e portas.
2. Procure fazer sempre refeições quentes.
3. Tenha cuidado com as lareiras em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, que é um gás mortal. Se utilizar uma lareira, coloque um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora.
4. Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a sua lareira.
5. Tenha atenção aos aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos, nomeadamente à sobrecarga dos quadros eléctricos.
6. Não seque a roupa no aquecedor e afaste-o de cortinados, tecidos ou mobílias porque pode provocar um incêndio.
7. Se tiver ar condicionado, tenha cuidado ao sair à rua porque a diferença de temperatura pode provocar um choque térmico. Desligue o ar condicionado meia-hora antes de sair e agasalhe-se bem.

7 comentários:

Agulheta disse...

Boa noite João.Estes procedimentos se aprende a toda a hora,e nunca será demais lembrar.Quem conduz em locais onde a geada se acumula pior.Gostei dos conselhos que aqui transmitiu.
Abraço Lisa

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

A minha querida amiga Lisa disse tudo...mas eu acrescento ainda que em dias muitos frios, quem não tem que sair de casa, não o faça, não se exponha ao frio desnecessariamente.
Movimente-se sim, activa a circulação, mas deixe-se estar no conforto do seu lar.
Se tiver falta de aquecimento, e sentir frio, para além das bebidas quentes, pode tomar um duche bem quente e agasalhar-se muito bem em seguida.

Obrigada amigo João por este post sempre muito opurtuno.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Caras Amigas Lisa e Ná,

Achei que o DN fez um bom serviço em alertar para estes cuidados e, por isso, colaborei nessa boa ideia. Não invento nada, sou um preguiçoso apático que aproveita algo que ache de interesse!!! Mas a oportunidade é um factor importante, perante esta onde de baixas temperaturas.
Para amanhã está prevista uma mínima de 2ºC, o que significa que na Serra da Estrela deve estar tudo coberto de geada. Nas Penhas Douradas vai de -6ºC a 1ºC.

Beijos
João

Celle disse...

Meus caros, João e Ná!

UTEIS E NECESSÁRIAS DICAS QUE MEU ENTENDIMENTO NÃO ALCANÇA!!!

Nosso país é muito grande e goza de todos os climas: da neve e geada ao calor infernal!
ONDE MORAMOS, REGIÃO centro oeste, O é clima moderado. Nem muito frio, nem muito quente,nem muita chuva, nem muito seca, nem ventos, nem tremores de terra.
ESTADOS DO SUL, EXPERIMENTAM GEADAS E AS VEZES NEVE.
OS ESTADOS DO NORTE, MUITO CALOR e secas, pouca humidade, MAIS DE 40C.
Nós mineiros somos abençoados e ainda assim, reclamamos!!!
Beijinhos amigos!

Unknown disse...

Caro amigo João,
estes são pois conselhos muito úteis e nunca é demais falar neles, já que o Ser humano por vezes não cumpre as normas de segurança e tende a facilitar.
Aqui o frio tem sido imenso, às 7 horas da manhã o termómetro do meu carro marcava 0ºC, neste momento 00:10 o meu PC marca para a zona de Fafe 3ºC.

Beijinhos,
Ana Martins

A. João Soares disse...

Querida Celle,

Viver nesse clima ameno sem grandes variações é uma felicidae e uma economia nas roupas!
As variações do nosso clima entre o Verão e o Inverno e, por vezes, entre uma semana e outra são incómodas mas dizem que tonificam o organismo (de quem tem saúde!!!)
Neste momento estamos com temperaturas demasiado baixas que exigem cuidados.

Beijos
João

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ana,

O frio é muito desconfortável e exige cuidados especiais, principalmente quando a saúde tem debilidades. A temperatura destes dias está a ser demasiado baixa, oxalá se eleve amanhã e depois não sejamos causticados por uma chuva demasiado incómoda.
Ficamos sem dúvidas de que o clima está realmente alterado. Seria bom que os inteligentes reunidos em Copenhaga olhassem atentamente para o ambiente do Planeta e tomassem as melhores medidas, não poupando as ambições das indústrias mais poluentes.

Beijos
João