24/04/2010

Salsa , as suas origens!

“Salsa” é, antes de mais, uma palavra espanhola que significa “molho”, ou seja, uma mistura de diversas substâncias para condimentar comida.

Mas existe um outro tipo de “Salsa”, em cujos ingredientes são "condimentos musicais", constituídos pelo “som Cubano”, condimento base, Merengue dominicano, Cumbia colombiana, Jazz norte-americano, Samba brasileiro, Mambo e outros ritmos musicais do Caribe.


Não podemos falar da salsa sem nos debruçarmos uma pouco sobre o género que constitui a sua raiz: o som cubano. Este ritmo nasceu nos campos do oriente cubano na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e africana. Devido a essa união perfeita, ao chegar nas cidades no início do século XIX, contagiou a população.

Em 1909 fez a sua entrada em Havana, nas mãos dos soldados do exército permanente do governo da época. Em 1920 aparece o Sexteto Habanero, um grupo que marcou um estilo muito próprio no son cubano.

Nesta década surgiram outros grupos musicais como o Septeto Nacional de Ignácio Piñeiro, criado em 1927, grupo que se mantém até os dias de hoje. Músicas como Échale Salsita, El Guanajo Relleno e Suavecito, ainda são interpretadas e conhecidas internacionalmente. Também devemos citar o antológico Trio Matamoros, fundado em 1925, que nos deixou El son de La Loma, El que Siembra su Maiz, La Mujer de Antonio e Lágrimas Negras, entre outras.

Em 1950, Arsénio Rodríguez vai viver em Nova York e forma outro grupo, sendo um dos precursores do movimento salsa nos Estados Unidos. Entre as músicas mais famosas de Arsenio estão Fuego en el 23, El Guayo de Catalina e Bruca Maniguá.

O som chega então a outros países como Venezuela, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana, México e Estados Unidos.

Os anos 50 destacam-se pela aparição de um dos maiores intérpretes do género de todos os tempos: o grande Benny Moré com a sua Banda Gigante.

Com o triunfo da revolução cubana de 1959 e o início do bloqueio económico norte-americano, a história do som continua por caminhos diferentes: fora de Cuba (principalmente em Nova York) e dentro da ilha.

Pesquisa na Net

Filme de fotos de pinturas de Will Caldwell e Rain Ader





Fernanda Ferreira Ná

7 comentários:

Carmo disse...

Fernanda, passei para desejar bom fim de semana nesta tarde de ABRIL

beijinhos

Luis disse...

Minha Boa Amiga,
Já sabiamos que bailava nas suas aulas mas agora sabemos mais é uma apreciadora de "salsa"! As danças fazem muito bem à saúde quer fisica quer mental, portanto é por isso que se tem mantido numa "forma" excepcional. Por outro lado "salsa" também está ligada à culinária e, também aí a NÁ é exímia. A excelência do post está explicada!!!
Beijinhos muito amigos.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida Fernanda
passei para desejar um bom Domingo e deixar um beijinho.

sonhadora

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Carmo,


Passe sempre e deixe-nos a nossa opinião.

Beijinhos

Na casa do Rau

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

A Salsa tem alguma coisa que mexe comigo...é um ritmo contagiante que não me deixa ficar quieta.
É tão bom que danço por aqui por casa, até nas lidas diárias.
Parece que o José também se vai juntar a mim no próximo ano lectivo.

Ele da música gosta muito, agora vamos ver os pés como se portam.
Sabe que dançar é um excelente exercício físico??? talvez dos mais completos e dá muito prazer ao espírito.

Beijinhos

Na Casa do Rau

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Sonhadora,

Amiga, o Domingo está a ser óptimo. Só posso agradecer e retribuir.

Beijinhos

Na casa do Rau

Celle disse...

Maninha, vou inscreve-la na Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão, na Globo. Posso? rsrsrs.
Iniciou-se esta semana, é um concurso de dança onde vários casais dançam um determinado rítmo e são avaliados por uma comissão julgadora, elimina um casal, no final de cada programa.
Conhece o programa? Tente ve-lo, vai gostar...
incrível, (os ditos famosos) conseguem aprender muito depressa, com ensaios semanais.A cada semana se apresentam ora os homens, ora as mulheres.Eu particularmente, gosto de assistir. No domingo passado dançaram as mulheres, e sabe quem está concorrendo, entre outras atrizes e personalidades?
-Ana Maria Braga!
A dança de salão faz parte do nosso currículo, no BEM VIVER e interessante, estamos aprendendo a salsa, neste momento, é um rítmo muito gostoso, mas, cansa um bocado!
Beijinhos
Celle