23/01/2010

PONTES

PONTES DE RAÍZES NA INDIA!

Nas profundezas do nordeste da Índia, em um dos lugares mais húmidos na terra, as pontes não são construídas - estão crescendo.


Cresceram das raízes de uma seringueira. O povo de Khasis Cherapunjee betel usou troncos de árvores, cortadas ao meio e ocas por dentro, para criar o "sistema-raízes de orientação." Quando chegarem ao outro lado do rio, elas estarão autorizados a criar raízes no solo. Dado tempo suficiente, uma robusta ponte viva é produzida.•

As pontes de raízes, algumas das quais com mais de cem metros de comprimento, levaram de dez a quinze anos para se tornar totalmente funcional, mas elas são extremamente fortes. Algumas podem suportar o peso de 50 ou mais pessoas ao mesmo tempo.
Uma das estruturas de raiz mais originais da Cherrapunjee é conhecida como o "Umshiang Double Decker-Root Bridge". É composta de duas pontes empilhadas uma sobre a outra!

Porque as pontes estão vivas e ainda estão crescendo. Elas realmente ganham força ao longo do tempo, e algumas das pontes raízes antigas ainda usadas diariamente pelo povo das aldeias ao redor de Cherrapunjee podem ter bem mais de 500 anos.

Mas não são estas as únicas pontes construídas a partir de plantas em crescimento. O Japão também tem sua própria forma de pontes vivas.
Estas são as pontes da Vinha Vale de Iya .....

Um dos três "vales escondidos do Japão" , West Iya é do tipo desfiladeiros cheios de neblina, rios claros, e telhados de colmo, o Japão de séculos atrás. Para atravessar o rio Iya, num vale com terreno áspero, bandidos, guerreiros e refugiados criou- se algo muito especial - um tanto instável - a ponte feita de vinhas.

Este é um quadro de 1880 de uma das pontes de videira original.

Primeiro, duas vinhas Wisteria - uma das mais fortes vinha conhecidas - foram cultivadas a extremo de ambos os lados do rio. Uma vez que as videiras alcançaram comprimento suficiente, foram entrelaçadas com tábuas para criar uma flexível, durável e, a mais importante obra viva da engenharia de botânica.•



As pontes não tinham laterais, e uma fonte histórica japonesa diz que as pontes de videira originais eram tão instáveis que aqueles que tentavam atravessá-las pela primeira vez, muitas vezes congelavam no lugar, incapazes de prosseguir.
Três dessas pontes permanecem no Vale de Iya. Enquanto algumas pontes (embora aparentemente não todas) foram reforçadas com fio e grades, ainda são angustiantes de atravessar. Mais de 140 metros de comprimento, com pranchas colocadas de seis a oito centímetros de distância cada e, podendo originar uma queda de quatro metros até a água, definitivamente, elas não são para acrofóbicos.

Acredita-se que as pontes de videira existentes foram primeiramente cultivadas no século 12, o que as tornaria, nos mais antigos exemplos de arquitectura viva no mundo.




8 comentários:

Unknown disse...

Caro Luís,
maravilhosas estas paisagens que hoje partilha aqui connosco.
A natureza tem o dom de nos deixar assim presos a imagens que simplesmente nos deliciam.

Beijinhos,
Ana Martins

Luis disse...

Caríssima Ana,
Obrigado pelas suas amáveis palavras. Na realidade a Natureza é mestre em Beleza!
Um beijinho muito amigo.

Unknown disse...

Lindas fotos de beleza de arte.
Obrigado pela partilha deste engenho.
Devem se videiras muito originais porque com essa quantidade de metros e ramos por aqui já teria morrido.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Belas imagens e muita habilidade.
A necessidade aguça o engenho...e é bem verdade.

Beijinho

Luis disse...

Amigo(a)s
Obrigado pelas vossas palavras pessoalmente também fiquei surpreso com este tipo de arte, pois disso se trata ou não fossem as pontes chamadas de obras de arte...
Um beijinho e um abraço amigos.

A. João Soares disse...

Amigo Luís,

Uma ideia prática e engenhosa de utilizar as lianas e outras trepadeiras. Estas imagens representam trabalho de muitos anos. Há povos que não são ricos em tecnologias avançadas, mas possuem inteligência prática e encontram as melhores soluções para, com os recursos disponíveis, fazerem face às suas necessidades.
Copiei as imagens para o Só imagens.

Um abraço
João

Irene Moreira disse...

Que história Luis. A força da natureza presente.

Beijos

Da França disse...

Uma avó deixou me uma casa muito boa mas...um dia começou a nascer água dentro quando chovia,como tinha um quintal com vinha,as raízes das videiras furaram o chão de um lado ao outro e quando chovia a água entrava no buraco das raízes e inundava tudo,foi preciso eliminar as videiras que estavam próximas e fazer todo o chão pois as videiras estavam em todo o lado,um conselho,se fizerem casa nova não ponham vinha próxima,as raízes da vinha vão a muitos metros debaixo da casa,quando derem por isso tem que desfazer muita coisa para reparar,isto são coisas que eu vivi,aqui fica o aviso. PARABÉNS PELO BLOGUE E A TODOS OS PARTICIPANTES.