20/01/2010

A dois meses do dia L- 20 de Março VAMOS LIMPAR PORTUGAL


Caros Colegas, leitores e todos os que estão de qualquer forma envolvidos na Campanha Vamos Limpar Portugal.

Peço aos colegas dos outros Blogs e a todos os que já estão em acção que interajam connosco, no sentido de irmos divulgando, ajudando a melhorar e a acelerar todo o processo, uma vez que o dia está à porta.

Para quem ainda não sabe do que se passa, aconselho-os a ir ao site limparportugal, às suas juntas de freguesia, se informem e se inscrevam o mais rapidamente possível.

Como criadora e coordenadora conjunta do Grupo de Vila Nova de Cerveira, posso adiantar-vos que no meu Conselho muito se tem feito, mas que ainda há muito por fazer.
Assim, passo a esclarecer-vos em que ponto estamos e os passos que fomos dando.
O Grupo foi por criado por mim própria, e teve inicialmente só um grupo de amigos, dos quais destaco quase todos os meus colegas aqui desta casa maravilhosa. Eles continuam na minha página como amigos e vão contribuindo, especialmente o querido amigo João Soares, com os seus textos que eu vou colocando no Grupo.
Ao grupo de cada concelho só podem pertencer as pessoas do concelho, ou as pessoas de fora do mesmo, mas que nos garantam que efectivamente no dia 20 estarão em Cerveira. Podemos aceitar pessoas de outros concelhos e até de voluntários estrangeiros.
Há um grupo, ainda não quantificado da nossa vizinha Galiza que quer vir colaborar. Ainda nada há de concreto, mas é com grande entusiasmo e orgulho que podemos quase afirmar que teremos um grupo de amigos Galegos.

Como já aqui salientei noutro texto prévio, foram os nossos Escuteiros (a nossa Juventude) liderada por Chefes maravilhosos, que deram o primeiro passo e convocaram a primeira reunião.
Após as duas primeiras reuniões, onde fora nomeados os Coordenadores de Grupo, o Coordenador para a Divulgação e Sensibilização, o Dinamizador Pedagógico (cargos que têm vindo todos na prática a ser assegurados pelas mesmas pessoas, ou seja o Prof. Egas e eu própria), isto por uma questão de maior disponibilidade. Foi ainda nomeado um Responsável pelo GPS para a detecção e sobretudo sinalização correcta das lixeiras. Está nesse grupo o meu marido, José Ferreira, com muito trabalho já apresentado.

Seguidamente (um dia após) conseguimos uma reunião com o Sr Presidente da Câmara Municipal que agendou uma reunião para a mesma semana com todos os Presidentes de Juntas de freguesia (15, dos quais estiveram presentes 13), ainda os Representantes dos Conselhos Pedagógicos das Escolas Públicas e Privadas, a Rádio e Imprensa Local, bem como muitas Entidades que nos podem fornecer toda a ajuda na parte Logística e não só.

Esse foi o ponto de partida. Daí em diante tem sido um não parar. O números de inscritos está na casa dos cinquenta, o que é muito pouco, mas temos os dois grupos de escuteiros que são cerca de 120 jovens.
Diariamente o número cresce, e ainda não sabemos o número de pessoas inscritas nas Juntas (as pessoas que não têm domínio em informática ou simplesmente nem computador têm), terão forçosamente que passar por aí e depois serão inscritas no Grupo para a contabilidade final.

No campo da Divulgação e Sensibilização, o Prof. Egas e eu, acabamos ontem as quatro Sessões no Colégio de Campos. Começamos com os alunos do 7ºano e acabamos nos do 12ºano.
Ficamos muito felizes com a reacção dos alunos, que mais uma vez, com muito orgulho saliento, nos deram uma lição da sua consciência ecológica e vontade de ajudar a tornar o Mundo num sítio melhor, onde se possa viver. Esta acção foi muito gratificante e temos a certeza que resultará em temos de agora e no futuro.
Devo aqui mencionar que o dito Colégio estava imaculadamente limpo . Aqui respira-se educação sem tensão. Admirável!

Entretanto e ainda durante este espaço de tempo, demos (o Egas e eu) uma entrevista na Rádio Local, e temos assegurada a facilidade de usar este meio de comunicação sempre que acharmos necessário.
Foi ainda entregue na Rádio Cultural de Cerveira e Alto Minho um Spot sobre a Campanha que está já a passar com regularidade.
Só mais uma referência importante, os padres das freguesias vão ser contactados para que sejam veículos de divulgação da acção.

Mandei hoje mesmo um artigo para os Jornais locais e conto com a publicação o mais rápido possível.
Uma das equipes foi destacada para contactar empresas que nos possam fornecer sacos plásticos, luvas, pás, etc. Contudo temos assegurada já por parte de algumas Juntas de Freguesia a aquisição de algum material necessário até à verba de 100€.
Como é sabido não podemos aceitar dinheiro de ninguém, mas tão somente bens. Assim basta fazer uma lista do que precisamos e quem nos quer dar dinheiro fará o favor de nos fazer as compras do que for absolutamente necessário.

A Logística está a cargo da Câmara Municipal, todo o lixo será removido por grupos específicos, para que seja devidamente reciclado o que for possível e o resto segue para o aterro sanitário.
Nesse dia, excepcionalmente, todos os meios de transportes que não sejam os da Câmara, podem transportara lixo sem guias desde que identificados com o dístico Limpar Portugal.

Falta ainda salientar um detalhe importantíssimo, a detecção das lixeiras e monstros (colchões, frigoríficos,etc) que já começou, vai ter dois dias de acção em grupo que cobrirá todas as freguesias. Dias 23/01 e 30/01. Basicamente este trabalho vai ser feito pelos Escuteiros liderados pelos respectivos Chefes de bicicleta e o José integrará o grupo para melhor sinalizar com o GPS as mesmas.
Detectar, sinalizar, dimensionar e identificar o tipo de lixo é elementar.
Curiosamente, à medida que começaram a ser localizadas algumas lixeiras e a serem assinaladas, uma delas já foi removida, o que é óptimo sinal.

Peço desculpa pela extensão do texto, se chegaram até ao fim, já merecem um grande beijo da vossa amiga,
Fernanda Ferreira (Ná)

16 comentários:

Fernando Vouga disse...

Boa ideia

Já agora, parece-me que chegou a altura de limparmos também os políticos desta terra. Ou será que esse lixo é para deixar de fora?

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Parabéns pelo seu dinamismo e a sua capacidade de persuasão para sensibilizar o povo português.
Este texto é muito oportuno porque estamos exactamente a dois meses do grande dia.
É também muito significativo o entusiasmo dos jovens que são os mais beneficiados pelo bom estado do ambiente. Têm uma vida inteira para passar na Natureza que prepararem com carinho e dedicação.
Vou transcrever este texto.

Beijos
João

Silvana Nunes .'. disse...

O Brasil também precisa de uma limpeza dessas.
Beijo grande.

Fernanda disse...

Caro amigo Fernando Vouga,

Se fosse possível esse lixo seria o primeiro a ser removido :))))

Já fui a sua casa, voltarei.
Acho que o nosso amigo João se sentirá como peixe na água em sua casa.

Abraço

Fernanda disse...

Querido amigo João,

Obrigada pela força e apoio que me dá.
O seu ultimato resultou.
Temia o que acabou por acontecer, texto demasiado longo e cortou muita coisa.
Ficou o ais relevante.

Obrigada e lembre-se que o Sempre Jovens foi pioneiro nesta Campanha.

Beijinhos

Fernanda disse...

Amiga Silvana,

Se a amiga o diz, lá saberá porquê. Eu acredito que há em todo o Mundo muito lixo para limpar.

Agora já sabe porque ando afastada dos blogues amigos, não tenho tempo para tudo.
Tenho que ir ler as suas magníficas histórias.

Beijinhos

Anónimo disse...

Cara Fernanda,

Estou envolvida na mesma Campanha por Monção, onde de momento só estão registados 20 pessoas. Eu própria ainda não me registei. Parece-me, pelo que li, que estamos mais atrasados em alguns aspectos.
Copiei o seu texto e imprimi-o para o divulgar numa próxima reunião onde estarei.
Penso que o que nos falta é a mesma dinâmica da Fernanda.

Parabéns a Cerveira por ter alguém que se dedica com tanta paixão à sua terra.

M. Antónia Esteves

Fernanda disse...

Amiga M. Antónia,

Conheço muito bem Monção, somo praticamente vizinhas.
O meu marido trabalhou para o antigo BPA aí em Monção e fizemos muitos amigos aí, alguns dos quais ainda estão no activo e estarão, o Luís é um deles.

Com um Presidente de Câmara tão empreendedor é no mínimo estranho que as coisas estejam tão atrasadas.

Eu verifiquei o seu número e confirma-se, não que duvida-se de si, mas porque era difícil de conceber.

Já percebi que não tem Blog, não é obrigatório. Pode sempre contactar desta forma.
Se for preciso algum tipo de ajuda, esteja ao dispor, nós podemos ir a Monção. Haja vontade e abertura e nós daremos a Monção a ajuda que falta para estimular as pessoas.
Lembre-se que faltam apenas dois meses, menos mesmo. Pouco tempo!

Um grande abraço.
Espero vê-la por cá com melhores notícias, mas seja sempre bem vinda!

Fernanda

VANUZA PANTALEÃO disse...

Amiga Ná,
Aqui já falei e tornarei sempre a repetir o apreço que sinto pelo Trabalho Magnífico que vocês vêm desenvolvendo em prol de Limpar sua Pátria que também é um pouco nossa, Portugal.
Mãos à obra!
Deus está com vocês!!!Bjsss

Fernanda disse...

Amiga Vanuza,

Obrigada pelo apoio! Essas palavras são um estímulo enorme.

Limparemos sim... e vigiaremos para que não a voltem a sujar.
Educaremos quem acha que um papel, uma garrafa plástica, uma ponta de cigarro,etc., deitados para o chão não é lixo.
Há tempos houve uma campanha que dizia " O seu lixo também suja" que resultou minimamente. Agora, quem participar nesta campanha, não vai com certeza querer ver tudo sujo de novo. Seremos mais duros com os prevaricadores.

Beijinhos

J.Ferreira disse...

Olá a todos, colegas, companheiros envolvidos nesta campanha e muito especialmente para a autora deste texto, que conheço muito bem e a quem dou desde já os parabéns.

Primeiro, gostaria de salientar que não basta dizer que se apoia, é preciso APOIAR mesmo, seja de que maneira for. Há várias formas de o fazer, o amigo João tem sido disso um exemplo vivo.
Há que arregaçar as mangas e preparar tudo, no dia 20, quando sairmos para o terreno todos, devem ter já as tarefas pré-destinadas, onde vão ter, o que vão fazer exactamente.

O que se pede essencialmente é que todos se organizem, que se empenhem, que nos passem as suas informações ou dúvidas.
Todos os Blogues podem ajudar e quem não estiver de acordo com a acção, que pense se por acaso não é um dos que mais contribui para que o país esteja neste estado.

Por um país mais limpo, eu Vou Limpar Portugal!

Abraço,
José Ferreira

Fernanda disse...

Muito bem!

Eu só posso aplaudir e agradecer a parte que me toca, embora não tenha feito nada de transcendente.

Reforçaste as minhas palavras e acrescentaste outras essenciais.
Obrigada!

Beijo

Celle disse...

Fernanda, José e todos que vestiram a camisa, se deram as mãos,empenhando-se num trabalho de conscientização e esclarecimentos dígno de elogios e reconhecimento público.
Parabens e votos de sucessos e a certeza da alegria e da felicidade pela conquista já alcançada.
Beijinhos
Celle

Fernanda disse...

Querida Celle, Maninha do meu coração!

Bem vinda dessas férias maravilhosas que tanto merecia.
Sempre disposta a dar apoio.
Você é maravilhosa, por isso eu a amo tanto.

Aposto que se estivesse em Portugal também viria comigo dar uma ajuda:)))

Obrigada querida,
Beijinhos e um abraço do José,

Fernanda disse...

Transcrevo aqui um comentário deixado na minha Página do Grupo de Cerveira, onde está este mesmo texto publicado.


Em 11:44am on janeiro 22, 2010, Hugo Esmeriz lhe deu um presente particular...
Gostaria de agradecer por todo o trabalho desenvolvido e dar-lhe os meus sinceros parabens!

Amigos,
Este membro registado em Cerveira, acabou de sair daqui de casa, onde deixou coordenadas preciosas de várias lixeiras encontradas por ele, de forma precisa, exacta. Está agora o José a passá-las para a Coordenação Nacional e a sinalizá-las para o Mapa de Cerveira.
Obrigada Hugo e afinal quem está de parabéns???
Um abraço amigo,
Ná - Fernanda Ferreira

Ana Martins disse...

Querida amiga,
não tenho palavras para descrever a MULHER FANTÁSTICA que tu és. Pertences a um grupo maravilhoso pela sua dinâmica e determinação.
Tenho seguido tanto quanto possível os grupos das cidades que conheço e em particular o da cidade onde resido. Confesso que ainda não sou um membro de Limpar Portugal,como sabes últimamente a minha vida não tem sido muito fácil e ainda não me inscrevi com o medo de depois não poder cumprir.
Daqui a uns tempos se tudo continuar a normalizar como tanto desejo inscrever-me-ei.

Beijinhos e tudo de bom,
Ana Martins