06/01/2010

Limpar Portugal em permanência

Antes de no blogue Sempre Jovens haver conhecimento do movimento Limpar Portugal, já havia sido tornada pública a intenção de incitar a uma atitude semelhante mas de estrutura mais incipiente, pelo que ao ter-se conhecimento do movimento ele foi aplaudido e foi divulgado com o entusiasmo que nos foi possível.


Felicitamos a nossa co-administradora Fernanda Ferreira, Ná, pela sua entusiástica colaboração em Vila Nova de Cerveira.

Embora as minhas condições físicas não me permitam ir para o terreno executar tarefas úteis, estou em espírito com todos. Aproveito este momento para estimular os mais jovens a prepararem um futuro limpo e seguro para que a sua geração e as vindouras tenham um ambienta mais saudável em todos os aspectos. Desejo que o dia 20 de Março seja o início de uma nova era de respeito pelo ambiente e, principalmente pela floresta e as várias espécies que nelas vivem..

Para que, depois, nunca mais se permita que a floresta seja depósito de lixos e entulhos, é necessário que as pessoas a conheçam, criem amor por ela para poderem defendê-la de qualquer agressão. .

A defesa quanto a lixos é semelhante, paralela e complementar da defesa contra os fogos. Por isso, quero aqui deixar como sugestão que julgo útil para a actuação fácil e interessante no conhecimento e defesa da floresta, os links de algumas das várias cartas que publiquei em jornais acerca da prevenção de fogos florestais. Agora não se trata de fogos mas de limpeza. No entanto está tudo relacionado.

Já por várias vezes sugeri que nas aldeias e cidades do interior, se deviam fomentar actividades desportivas e de lazer nos campos. Poderia algo como piqueniques em que os participantes iriam a pé de vários locais para a área do piquenique. Ciclismo em que vários grupos iriam de locais distantes para um local de concentração, onde haveria uma pequena festa (cantar dançar, etc). isso poderia ser complementado com competições com pequenos prémios para os mais rápidos ou mais artistas.

Quem tomasse parte nestas actividades, certamente acabaria por gostar dos campos e por os defender. E enquanto por lá andassem ninguém cometeria delitos atentatórios da floresta. Os clubes, os escuteiros e outras organizações deviam ser incitados a isso.

Eis os links, para quem desejar recordar o que há muito disse sobre este assunto.

- Vigilância das florestas pelo motoclube de Alcains,
- Prevenção nas florestas,
- Prevenção de fogos florestais,
- Fogos florestais. Problema a analisar com pormenor,
- Fogos florestais. Prevenção e combate.

Espero que esta ideia seja considerada útil e aproveitada.
João Soares

12 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Muito obrigada pelo seu apoio e pelas palavras sempre estimulantes.
Acabei agora o esboço da apresentação que o meu amigo, o Prof Egas e eu vamos apresentar na Reunião com os responsáveis máximos da nossa Autarquia e Presidentes das Juntas de Freguesia, na próxima segunda feira.
Entretanto temos uma outra reunião que precede a já citada, para sexta feira às 21:00, para estarmos mais documentados e levarmos mais responsáveis que faltam ainda nomear. O Núcleo de Campos, onde vivo está muito dinâmico e a colaborar muito bem.

Falta dizer que o mais populacional e onde estão as duas zonas industriais, portanto onde haverá mais lixo.
Ainda se vai destacar uma equipa, só para limpar as beiradas do rio Minho, mas essa está a cargo da Maria José Areal e ela sabe mexer os cordéis. Estamos no Bom caminho!!!
O José vai localizar as lixeiras de Campos, porque sabe onde estão a maioria, e tem GPS na bicicleta.
Depois vai fazer um mapa de Campos e começar a assinalar as lixeiras com coordenadas exactas.
Finalmente irá fazer o mapa final de todas as freguesias do Concelho, quando cada freguesia tiver o seu mapa elaborado.

Querido amigo, como eu não me canso de dizer, o que importa é ajudar com as armas que temos.
Nem todos irão apanhar lixo...eu vou, faço questão absoluta, mas divulgar é uma arma poderosíssima, quem não puder vergar-se ou aninhar-se pode picar pequenos objectos com uma cana com um prego na ponta, qualquer coisa que faça é uma ajuda.

Mais uma vez, OBRIGADA, o seu texto já lá está, no Vamos Limpar Portugal, foi naturalmente aceite.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Muita gentileza a sua em me dizer coisas tão lindas de ouvir, embora delas não seja merecedor. Mas já me dedico há muito tempo a chamar a atenção das pessoas para o ambiente.
Até já tive uma intervenção diária no Rádio Clube de Sintra durante seis meses em 1992.

Beijos
João

Anónimo disse...

Caro amigo João Soares,

Sou um dos muitos associados do Núcleo de Viana do Castelo do Limpar Portugal.

Queria agradecer-lhe o empenho e a divulgação demonstrada nos seus textos, que li com muitíssimo prazer e que só posso aplaudir.
Vamos Limpar Portugal!

Um abraço,

Mário Pessanha

J.Ferreira disse...

Caro Amigo João,

A Fernanda já disse praticamente tudo, mas eu gostaria de salientar que havendo vontade tudo se faz.
Cada um só terá que fazer o que melhor sabe e assim o seu contributo será eficaz e valorizado de igual modo.

Estaremos todos em acção, a sua divulgação é um dos principais passos a dar neste momento e durante toda a campanha. Muito obrigado por isso!

Abraço
José Ferreira

A. João Soares disse...

Caro Mário Pessanha,

Estou sempre pronto a ajudar, com as minhas poucas forças, em qualquer boa acção, em qualquer causa justa. E esta é isso mesmo.
À falta de capacidade e dedicação dos autarcas e do Governo, temos que ser nós simples cidadãos a tomar iniciativas para LIMPAR PORTUGAL, apesar de pagarmos impostos que deviam servir para isso e não para enriquecimento de políticos corruptos.

Bem haja pelas suas palavras

Abraço
João

A. João Soares disse...

Caro José Ferreira,

Estamos ao serviço de uma boa acção que deve ser perfilhada por todos.
Obrigado pelo seu interesse que deve servir de exemplo a muitos outros portugueses de todo o País.
Como cidadão, agradeço tudo o que está a fazer.

Um abraço
João

Ana Lecta disse...

Aderi agora ao "Vamos limpar Portugal" e passei também a ser seguidora deste seu blogue tão interessante.
Bem Haja! E continue assim sempre jovem!
Abraços

Fê blue bird disse...

Já agora aderi ao núcleo de Almada, pois por aqui infelizmente também há muito para "limpar".

Pedro Ferreira disse...

Caro Amigo João Soares,

Permita-me que o trate assim, afinal aqui não há idades e somos ambos muito jovens.
Gostaria muito...muito mesmo, de chegar assim, como o amigo, ao meu Outono da vida.
Parabéns.

Obrigada por se empenhar nesta causa, que devia mexer com toda a gente, afinal não é só o futebol que interessa, nem o casamento dos homosexuais.
Há muito mais a fazer pelo país.

Abraço
Pedro

A. João Soares disse...

Caro Pedro,

Obrigado pelas suas palavras amigas... mas cáusticas, porque a vida não deve ser medida pelo número de anos, mas pela forma como é passado cada dia. Quando se aproveita cada momento Paa melhorar a nossa «biblioteca» cerebral», isto é, para se enriquecer a quantidade de informação de conhecimento de sabedoria nunca se é idoso, mas apenas mais velho isto é mais sábio.

A propósito de tais «casamentos» aproveito a oportunidade para expressar aquilo de que sinto de nojo, por o líder do PS ter imposto aos seus deputados a disciplina de voto e eles terem obedecido, como se se tratasse de um problema de alta importância para o futuro de PORTUGAL. Uma porcaria sem a mínima importância para a divida externa, para o desemprego, para a evolução da economia do País e para o bem estar dos Portugueses, para a educação, para a saúde para a justiça, não merece que se transformem em ovelhas submissas os deputados do principal partido. Mas, pelos vistos eles não merecem mais consideração, porque acataram tal decisão do pastor e nenhum renunciou ao cargo.

Uns imbecis, sem honra nem dignidade que se vendem por um punhado de lentilhas e a tudo se sujeitam para não perderem os ordenados e o que podem adquirir por meio da corrupção.
Ou porque será que engolem todos os sapos vivos que lhes colocam à frente???

Ao que o País dos descobrimentos chegou!!!!

Um abraço
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Peço desculpa ao meu querido amigo João, mas gostaria de dar as boas vindas à nossa amiga Fê-blue bird ao nosso Blogue e ainda dar-lhe os meus parabéns pelo sua acção.

Bem haja amiga.
Divulgue esta acção, todos seremos poucos para limpar Portugal!

Para mais informações sobre os avanços em Cerveira, há um novo comentário publicado há minutos sobre a reunião de ontem à noite.

Trocando ideias avançaremos mais rapidamente.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Não vejo motivo para pedir desculpa. O espaço de comentários pode ser utilizado para diálogo entre o comentador e o autor do post, ou para diálogo entre os comentadores.
São indesejáveis diálogos alheios aos temas dos posts, mas aqui não se trata disso, pois está a complementar informação sobre a acção de limpar Portugal.
Todos juntos pelo ambiente!!!

Beijos
João