04/05/2009

Existem quatro coisas, que não se podem recuperar nunca...


Uma coisa é certa, quando nos falta o bom senso do julgamento e das palavras, o desastre é uma constante em nossas vidas.
Conheço pessoas que falam tudo que pensam, dizem-se aliviadas com tal atitude, porém depois de observarem a confusão que armam, dizem-se vítima do destino. Eu diria que essas pessoas são vítimas da língua. Vamos tomar mais cuidado, com nossos comentários à partir de hoje.

Uma jovem estava a espera de seu voo, na sala de embarque de um grande aeroporto.
Como deveria esperar várias horas, resolveu comprar um livro para passar o tempo. Comprou, também, um pacote de biscoitos.
Sentou-se numa poltrona, na sala Vip do aeroporto, para poder descansar e ler em paz.
Ao lado da poltrona onde estava o saco de biscoitos sentou-se um homem, que abriu uma revista e começou a ler.
Quando ela pegou no primeiro biscoito, o homem também tirou um.
Sentiu-se indignada mas não disse nada.
Apenas pensou:
“Mas que atrevido! Se eu estivesse com disposição dava-lhe um soco no olho, para que ele nunca mais se esquecesse deste atrevimento!”
A cada biscoito que ela pegava, o homem também tirava um. Aquilo foi-a deixando cada vez mais indignada, mas não conseguia reagir.
Quando restava apenas um biscoito, ela pensou:
“ah... o que vai esse abusador fazer agora?”
Então, o homem dividiu o último biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela.
Ah! Aquilo era demais!
Ela estava soprando de raiva!

Então, pegou no livro, e no restante das suas coisas e dirigiu-se para a porta de embarque. Ao procurar a documentação necessária apercebeu-se que se tinha esquecido e que tinha guardado os biscoitos na sua bolsa.
Sentiu imensa vergonha! Percebeu que quem estava errada era ela...
O homem tinha dividido os biscoitos dele com ela, sem se sentir indignado, nervoso ou revoltado. Entretanto ela tinha ficado muito transtornada, pensando estar a dividir os biscoitos dela com ele.
E já não havia ocasião para se explicar...nem pedir desculpa!”
Existem quatro coisas, que não se podem recuperar nunca... a pedra...depois de atirada!
a palavra...depois de proferida!
A ocasião...depois de perdida!
O tempo...
...depois de passado!

Fernanda Ferreira

4 comentários:

Maria Letr@ disse...

A irreflexão pode trazer-nos dissabores muito grandes. O seu texto, não só nos faz pensar na necessidade de não precipitarmos os nossos julgamentos, como também nos dá uma lição de gosto pela partilha, neste caso da parte do "mal julgado", coitado, que estava, muito provavelmente, feliz por partilhar com outra pessoa os seus biscoitos, enquanto a sua "sócia" do lado, o julgava sem dó nem piedade. Bom texto, Ná.
Maria Letra

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga,

Não sei como consegui ler o meu texto, eu não tenho acesso a nenhum texto que tenha o "Ler mais"...não faço a mínima ideia do que se passa.

Obrigada querida pelo belíssimo comentário.
Beijinhos

Maria Letr@ disse...

Também estou com o mesmo problema. Pensava que era do meu novo computador. Consegui porque fui a hiperligações ... não me pergunte porque experimentei essa alternativa, mas o que é facto é que resultou.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Cara Ná,
Instale já o Firefox, para ver. Leia o meu e-mail das 18:14
Esta história já é minha conhecida, mas é das tais que é preciso repetir, para aprendermos a pensar que podemos não estar certos daquilo que consideramos ser verdade.
Abraço
João