01/05/2009

Cozido à Portuguesa à Soajeiro - Minho.


Este é um prato tradicional composto por carnes de vaca, de porco e de galinha, produtos do fumeiro, couves, batata e, eventualmente, outros legumes como o nabo e a cenoura. O cozido à Soajeiro tem a particularidade de incluir o feijão.

O cozido constitui um dos pratos mais antigos confeccionado pelos homens desde a domesticação do fogo. De facto, o modo de preparação e de confecção do cozido mantêm-se inalterados desde tempos imemoráveis: uma panela com agua sobre o lume, onde cozem lentamente os diversos produtos de cada zona.

O cozido combina em si próprio todos os elementos fundamentais da vida: o fogo, a água, a terra (através dos ingredientes) e o tempo (lento da cozedura).
Simboliza ainda a casa, pois representa a unidade em torno da qual tudo se organiza: o fogo ou lume, centro da casa, centro do mundo.
A panela de ferro de três pés onde é tradicionalmente confeccionado participa dessa representação da casa, pois é utensílio fundamental de todos os lares, ricos ou pobres.

Prato completo e equilibrado, combinando carnes e legumes ao longo duma cozedura lenta que mantém todos os nutrientes.
O Cozido simboliza o alimento único e total, constituindo-se quase com um mito. O cozido simboliza ainda a economia doméstica, pois uma boa dona de casa é a que sabe gerir a despensa de modo a assegurar a alimentação da família ao longo de todo o ano.
Cozendo quase sem vigilância, este prato, na sua versão mais pobre, tinha o seu lugar no quotidiano das populações camponesas. A versão actual, mais rica em carnes, corresponde ao cozido das festas, onde a carne marcava a abundância dos dias excepcionais. Constituindo um prato único, pode, no entanto, repartir-se em três: sopa, os legumes e as carnes e o caldo de cozedura utilizado para outras preparações culinárias, como a Sopa Seca.

Como Fazer:
Sendo o cozido um prato nacional, a sua particularidade local decorre das características próprias dos produtos utilizados, designadamente a especificidade das couves, das carnes e dos enchidos.
O cozido é confeccionado, para além dos produtos comuns como as couves tronchudas, as batatas, as carnes de porco entremeada e da costela, presunto, orelheira, vaca e galinha, com os enchidos próprios do fumeiro local, especialmente, as chouriças de sangue, as de massa, o chouriço de carne e por vezes o de abóbora, da Gavieira. No cozido à Soajeiro, ou seja, como se faz no Soajo, acrescenta-se feijão cozido na água da cozedura das carnes. Este feijão é depois servido à parte e acompanhado com arroz seco.

Período do ano:
O Cozido é sobretudo confeccionado nos meses mais frio, entre o Outono e a Páscoa. Tradicionalmente reservado às festas, o Cozido é hoje um dos pratos mais consumidos pelas famílias aos domingos. Tem o seu lugar obrigatório nos casamentos, no Carnaval e noutras festas da região e constitui uma especialidade bem Portuguesa.

Bom apetite!!!

Fernanda Ferreira

3 comentários:

Luis disse...

Querida NÁ,
Bela receita! Felizmente cozidos Há de todas as maneiras e feitios, só a Ná já apresentou dois, mas há ainda à transmontana, à Açoreana (Sopaa Santo Espírito), à Alentejana, etc., etc. Julgo que no Brasil também fazem umprato deste genero, será que o Miguel nos pode informar disso? Como se pode ver é prato muito comum e ainda por cima muito bom e saudável desde, claro, que se não abuse....
Bom apetite

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo,

Este é o meu primeiro cozido, sem dúvida.
Depois, eu dentro do possível vou centrar-me só na riquíssima gastronomia Minhota.

Nada faz mal, basta comer com moderação, como bem sabe.

Bjs.

Miguel Letra disse...

Queridos Amigos,
Parece que sim, que existe uma "coisa" semelhante por ser cozida. lol (a minha sogra já me falou disso mas ainda não me deu a receita).
Agora, CERTAMENTE, NADA é comparável a esta BELEZA! Os nossos enchidos são qualquer coisa de Mágico!
QUE SAUDADES DESSAS MARAVILHAS!
Abraços e bjs