18/06/2010

Faleceu José Saramago!


"O gosto pela vida é algo imprescindível para quem quer viver e ser feliz nessa vivência; a visão da morte, portanto, depende da visão da vida que temos; morrer não é o mesmo que experimentar a morte; além da separação entre matéria e alma, espírito e corpo, a morte é o ápice da realização do indivíduo, pois é somente nesse momento que ele se encontra por inteiro consigo mesmo."

Peço desde já desculpa pelo texto enorme que escolhi para homenagear um vulto da nossa cultura que faleceu hoje.
Para mim, José Saramago é o maior e o melhor escritor português deste século e sempre o será.
Escrevi e publiquei aqui, há pouco tempo, um texto sobre o Ensaio sobre a Cegueira
Se podes olhar Vê - Se podes ver Repara e tenho por ler, Caim.
Começei com o Evangelho Segundo Jesus Cristo e aprendi então a amar a sua escrita e a sua pessoa.
Hoje a sua morte só pode ter causado consternação em todos, não só portugueses, porque José Saramago é amado e reconhecido no Mundo inteiro. A mim causou-me uma dor imensa, intraduzível e inexplicável.
José Saramago viverá para sempre pela obra que lega à Humanidade.

Transcrevo integralmente, um artigo publicado há poucas horas por Ana Paula Homem, sabendo de antemão que todos os Blogues já o fizeram ou vão fazer, que a notícia está em todos os jornais e telejornais.
Para mim é importante que fique registado neste Blog a
sua passagem, a última, embora muito ainda se escreverá sobre José Saramago.

"O Prémio Nobel da Literatura morreu hoje, aos 87 anos, na sua casa de Lanzarote, vítima de leucemia crónica. O corpo do escritor vai estar em câmara ardente na Biblioteca José Saramago, na localidade de Tías, na ilha de Lanzarote, a partir das 17 horas, hora de Lisboa.

Reuters
O escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura, morreu hoje, na sua casa de Lanzarote, vítima de leucemia crónica, segundo informou fonte da família à agência espanhola Efe. Saramago morreu por volta das 12h45, quando se encontrava na companhia da mulher, Pilar del Río.

O escritor tinha passado uma noite tranquila. Depois de ter tomado o seu pequeno-almoço com normalidade e ter conversado com a sua mulher, começou a sentir-se mal e passado pouco tempo morreu, segundo explicaram à Efe as mesmas fontes.

José Saramago era a voz da gente anónima, simples, real, que se levanta na maioria das suas obras. Afinal, como escreveu no discurso de agradecimento do Nobel, "o homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever". Era o seu avô materno, Jerónimo Melrinho.

Nasceu no seio do povo, há 87 anos, e, apesar de conhecer as glórias do mundo, nunca renegou as origens. Era a voz da gente anónima, simples, real mesmo nas muitas incursões que faz pelo onírico que se levanta na maioria das suas obras. José Saramago nunca escondeu que detestava o lado vil da humanidade, mas amava profundamente o ser humano que não se perdeu dos valores fundamentais, e isso sente-se em cada livro seu, na forma como os seus protagonistas encerram quase sempre a sabedoria e a capacidade de transcenderem os mistérios da vida, adquirindo estatura de heróis no silêncio. Sobretudo as mulheres. Capazes de dar vida, de amar incondicionalmente, são sempre elas quem conhece o caminho da redenção e por ele conduzem os seus homens. É o caso de Maria Madalena, a mais pura de todas as pecadoras, em O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), o seu livro mais polémico, ou da clarividente mulher do médico de Ensaio sobre a Cegueira (1995).

Mas é em Memorial do Convento, o livro que em 1982 o consagrou definitivamente como um nome grande das nossas letras, que Saramago concebe uma das mais belas figuras femininas da literatura universal: Blimunda.

Nome estranho, poético, inesquecível, o dessa mulher doce, serena, profundamente humana mas quase sobrenatural, que vê através dos outros mas que se preserva no pudor, não devassando a interioridade do seu amado Baltasar. Blimunda é de tal forma marcante que a adaptação de Memorial do Convento a ópera recebeu o seu nome.

Da importância das mulheres na vida do próprio Saramago, no entanto, pouco se sabe, pois o escritor evita referências tanto a Ilda Reis, com quem se casou aos 22 anos e mãe da sua única filha, Violante, nascida em 1947, como à escritora Isabel da Nóbrega, com quem manteve uma relação durante 20 anos.

Em contrapartida, e sobretudo nos últimos anos, o escritor parecia ter necessidade de espalhar aos quatro ventos a felicidade que vivia com a jornalista espanhola Pilar del Rio, que conheceu em 1986 e com quem se casou em 1988. Ao contrário de Blimunda, Pilar é um nome muito comum no país vizinho, mas com muito de simbólico: a jornalista foi, de facto, o pilar na vida do escritor, que aos 64 anos fazia todos os fins de semana, de autocarro, o caminho de Lisboa a Sevilha para se encontrar com ela. "Se tivesse morrido aos 63 anos, antes de a conhecer, morreria muito mais velho do que o serei quando chegar a minha hora", escreveu Saramago. Violante, a filha, confirma que Pilar "o tornou mais acessível, mais aberto, capaz de derramar os sentimentos e de abandonar a sua habitual atitude de defesa".

Inteligente, culta, serena e dona de um sorriso cativante, nos primeiros anos Pilar optou por um lugar à sombra.

Mas de repente, a 8 de Outubro de 1998, dia em que foi anunciado que Saramago era o Nobel da Literatura, viu-se atirada para a ribalta.Todos queriam saber mais sobre aquele homem e, como tal, sobre a sua mulher. Feliz por partilhar com ele esses momentos de festa, não se esquivou a fotos, entrevistas, câmaras de televisão, trocando gestos de ternura com o marido para o mundo que o aclamava ver. Mas também, como muitas das heroínas dos seus livros, ajudando-o a suportar o peso da responsabilidade.

José de Sousa Saramago nasceu a 16 de novembro de 1922, filho de José de Sousa, jornaleiro, e de Maria da Piedade, doméstica. Gente pobre, que foge à dureza da labuta no campo trocando a Azinhaga do Ribatejo natal por Lisboa, onde a vida em quartos alugados e águas-furtadas também não lhes sorri. José, que ficou filho único aos dois anos, quando Francisco, o irmão dois anos mais velho, morre de broncopneumonia, revelou desde cedo jeito para as letras, aprendendo a ler e a escrever com facilidade. Maria da Piedade, analfabeta, foi sensível a esse gosto do filho e aos 13 anos comprou-lhe o primeiro livro, O Mistério do Moinho, de J. Jefferson Farjeon.

Um ano antes, Saramago entrara para o Liceu Gil Vicente, mas, em 1934, devido às dificuldades económicas dos pais, muda-se para a Escola Industrial Afonso Domingues, onde, em 1939, acaba o curso de Serralharia Mecânica, que lhe vale o primeiro emprego nas oficinas do Hospital Civil de Lisboa. O trabalho braçal com que começa a garantir o seu sustento não lhe embota o desejo de aprender, e começa a frequentar, à noite, uma biblioteca, onde lê tudo o que pode.

E em 1942 José já ocupa um cargo nos serviços administrativos do Hospital, passando, no ano seguinte, para a Caixa de Abono de Família do Pessoal da Indústria da Cerâmica, que trocará pela Companhia de Seguros Previdente em 1950, três anos depois da publicação da sua primeira novela, Terra do Pecado. Em 1959 deixa os trabalhos administrativos, ocupando o lugar de editor literário na Editorial Estúdios Cor, onde já colaborava como produtor.

A partir daí, a sua atividade literária intensifica-se: colabora na revista Seara Nova, escreve crónicas para A Capital e o Jornal do Fundão e em 1972 entra como comentador político para o Diário de Lisboa, onde durante alguns meses coordena o suplemento cultural. Em abril de 1975 é nomeado diretor-adjunto do Diário de Notícias. Membro do Partido Comunista Português desde 1969, após o 25 de novembro é saneado, juntamente com grande parte da redação do DN. Na ocasião, sofre outro rude golpe, pois não recebe qualquer apoio do PCP, que o considera demasiado radical.

É quando fica desempregado que toma a decisão de se dedicar exclusivamente à escrita, garantindo, com traduções, um rendimento fixo.

Em 1976, e muito ao espírito pós revolução, Saramago muda-se para o Lavre, Montemor-o-Novo, onde convive intensamente com os trabalhadores da União Cooperativa de Produção Boa Esperança. Dessa experiência inesquecível nascerá o seu primeiro romance, Levantado do Chão, publicado em 1980, e onde se impõe com o seu estilo inovador, inconfundível e nem sempre bem digerido, mas que lhe vale o Prémio Cidade de Lisboa. Memorial do Convento vem confirmar um Saramago profundamente erudito, mas sempre próximo das origens, crítico de costumes, irónico e mordaz, mas capaz de lirismos comoventes, hiper-realista, mas sempre com um pé no realismo fantástico.

E disso é feita toda a sua ficção, que, além dos aclamados romances (da lista constam ainda O Ano da Morte de Ricardo Reis, A Jangada de Pedra, História do Cerco de Lisboa, Terra do Pecado e O Homem Duplicado), traduzidos um pouco por todo o mundo, inclui contos, novelas e várias peças de teatro, entre elas In Nomine Dei, para a qual Azio Corghi compôs um libreto para ópera, que, com o título Divara, se estreou em Münster, na Alemanha, em 1993.

Distinguida com alguns dos mais importantes prémios literários nacionais e internacionais, da obra de Saramago constam ainda três livros de poesia, um de viagens, Viagem a Portugal, e um diário, que vai já no quarto volume, Cadernos de Lanzarote.

Isto porque, na sequência do veto do Governo à candidatura de Evangelho segundo Jesus Cristo ao Prémio Literário Europeu, não conseguiu permanecer em Portugal, escolhendo Lanzarote, nas Canárias, para se refugiar, na companhia de Pilar, numa casa a que chamou simplesmente "A Casa".

Amado ou odiado, o mais premiado de todos os escritores portugueses criou um estilo único, que lhe valeu o reconhecimento um pouco por todo o mundo. E depois do Nobel tornou-se um herói nacional, mesmo para quem nunca leu uma linha sua."

Fernanda Ferreira (Ná)

11 comentários:

J.Ferreira disse...

Como dizia Saramago,
"envelhecer é ver os amigos desaparecerem".
Controverso como todos os génios. As letras e a humanidade perderam hoje,um grande senhor.
A minha homenagem.

Unknown disse...

MESTRE DAS LETRAS JOSÉ SARAMAGO!

Ele foi continuar seu trabalho além das estrelas, porque lugar de estrela é no ceu junto a Deus.
Resta a nós, conservá-lo em nossa lembrança.

MISSÃO CUMPRIDA SENHOR DAS LETRAS!

Uma ultima homenagem de despedida a esse grande escritor!
Meu carinho Fernanda!
Abraços ternos da Jady

Carmo disse...

Uma perda para a cultura portuguesa.

Nem sempre amado e compreendido, mas Saramago era assim mesmo. Era um espírito livre na escrita e na vida.

Viva Saramago

Bom fim-de-semana

Unknown disse...

Querida amiga Ná,
uma grande perda para a cultura e Literatura Portuguesa. Saramago viverá para sempre nos corações de todos aqueles que o souberam amar e respeitar como Homem e Escritor.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Rogério G.V. Pereira disse...

Né,
Foi bom ter-me trazido aqui...
Começo a sentir-me mais forte, sabendo-me na corrente de quem reconhece valor ao valor, humanidade à humanidade, cultura ao homem culto, frontalidade ao homem frontal e, no fim, reconhecer-lhe uma missão cumprida.

Acho que Saramago morreu devagarinho num gesto que a própria morte terá tido pena de realizar...

Por mim, assumi que devo divulgar-lhe a parte menos conhecida: a obra para crianças. Tendo embora escrito um único conto ele é contudo a fonte inspiradora de um movimento junto das escolas: "Os ateliers da Maior Flor do Mundo"

(editei hoje um texto divulgando o que muitos poucos sabem...)

Beijo

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada José, um beijo, por te teres junto a esta singela homenagem ao maior escritor português do século 20.
O nosso amado José Saramago, com todo o seu legado é imortal.
Esse é o meu único consolo, porque a sua morte física ainda choro!

Beijo

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Jady!

Muito obrigada pelas suas palavras.

Saramago morreu em paz, como merecem todos os iluminados.
O corpo foi, a sua obra fica e é imortal.

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga Carmo,

Saramago foi maltratado pelo nosso país, foi desterrado, foi mal amado, mas ADORADO por quem tem uma visão clara da vida.
Homem com leta maíscula em todos os aspectos e uma sumidade no que escreveu, em tudo o que fez na vida.
O seu Nobel de Literatura não lhe foi atribuído por acaso, nem oferecido por qualquer interesse político, sem obra feita nem comprovada, como foi o do Presidente dos E.U., não, foi-lhe dado por puro mérito, por ser simplesmente o melhor do Mundo.
Imortal será o nosso José Saramago.

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Minha querida Ana,

Assim será, que não hajam dúvidas!
Obrigada amiga pelas tuas palavras sábias e justas.

Beijinhos e um abraço grande.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Rogério!

Trouxe-o aqui de propósito, também porque esta é a minha segunda casa, em termos de Blogues.
Estamos mais fortes e mais serenos, temos que aceitar a sua morte...

"Acho que Saramago morreu devagarinho num gesto que a própria morte terá tido pena de realizar..."
Esta sua frase deixou-me lágrimas nos olhos.

Na minha Casa do Rau, tem uma homanagem diferente, onde também tento dar a imagem do poeta e da sua obra para as crianças.

Muito obrigada por este apoio, sinto-me também mais forte e confortada depois do seu comentário.

Abraço.

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
O que vou dizer poderá parecer incorrecto, neste momento. Mas pessoalmente tenho dificuldade em ler Saramago. Reconheço, no entanto, que como autodidacta atingiu um ponto alto na Literatura Portuguesa. E dessa forma pode dizer-se que a Língua Portuguesa, com a sua morte, ficou mais pobre!Mas convenhamos que outro vultos não desmerecem quando comparados com ele. Lembro, por exemplo Torga e outros há da sua envergadura.
E este meu pensamento nada tem a ver com cores políticas!
Um abraço amigo.