08/02/2010

Manter-se Jovem...


Todos os “Hobbies” têm uma relação espiritual e corporal. Eles são uma parte importantíssima para o processo de amadurecimento saudável de todos os cidadãos seniores. Os mais activos são a prova de que nos podemos divertir enquanto ganhamos mais saúde e mais alegria nas nossas vidas.

Estas actividades são uma forma de acalmar o nosso espírito e simultaneamente de relaxar o pensamento, muitas vezes negativo, tão simplesmente por ter algo para fazer que nos dá imenso prazer.
Para a maioria, estes passatempos são ferramentas que libertam o stress e ainda ajudam a equilibrar/repôr as nossas emoções novamente.
O tempo de actividade física de relaxamento é importantíssimo para um amadurecimento saudável. Ao movermos os nossos corpos e usando o nosso cérebro, definitivamente estamos a afectar a nossa forma de envelhecimento, para melhor...
Os benefícios da mente e do corpo na participação em entretenimentos são claramente ampliados, fortalecem o sistema imunológico e aumentam e nossa auto-estima e confiança.

Se tivermos uma actividade regular semanal, para além de nos mantermos activos, interessados e despertos, estamos cada vez mais motivados para mais e mais actividades, sendo essa a principal motivação, para o nosso, cada vez melhor, estado físico e psíquico. O sentimento de compromisso com os outros, de pertencer a uma comunidade que tem a ver connosco é importante no processo de amadurecimento, especialmente porque nos mantém psiquicamente estimulados.
Nunca é tarde, sentir a alegria regular de participar e ter consciência de que a nossa saúde e estado de espírito melhoram consideravelmente é essencial. Sinta-se jovem.
Seja Jovem!


Fernanda Ferreira (Ná)

9 comentários:

Roberta de Souza disse...

Olá
O Mix tá com uma promoção bem legal!
Passa lá!!!
bj

Celle disse...

Ná, parabéns!
Disse tudo, não há nada mais a acrescentar.
Esta sua alegria contagiante, sua disposição invejável, talento e capacidade de trabalho, não apenas confirmam suas palavras mas,nos encantam e estimulam a segui-la.
Beijinhos
Celle

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Um lindo texto que devia ser meditado por muitos candidatos a seniores. Qualquer órgão que não é utilizado atrofia-se e deixa de ter a capacidade normal. O cérebro é o órgão principal e precisa de estímulos. De tudo isso depende a nossa saúde e a felicidade.
Parabéns pelo texto e pelas actividades que exerce.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Beta,

Já lá estive!
Obrigada pelo convite. Vou ponderar.

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida maninha Celle,

Obrigada. O que me diz é sempre tão doce, música para os meus ouvidos.

Estão comigo, nestas actividades, Expressão Corporal e Danças Latinas, amigas com mais de 70 anos, são um exemplo vivo de alegria e felicidade.
Nesta aula em particular, há muito contacto físico, muitos abraços, muito tocar e é fantástico...
A professora aqui é a nossa multifacetada amiga Maria José Areal.

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Mais elogios, que bom, hoje preciso, especialmente agora.
Há contratempos que nos desmoralizam, mas logo há os amigos que nos ajudam a superá-los.

Tem mais fotos no Rau, não estão muito bem, mas eu queria dar uma ideia da diversidade de idades e da felicidade que se transpira ali.

Como diz e como sempre muito bem, o corpo e a mente têm que ser exercitadas para não atrofiarem e definharem.
Beijinhos

Luis disse...

Querida Ná,
Já sabia que fazia ginástica e algum desporto mas desconhecia as suas habilidades nessa matéria. Óptimo continue assim que só lhe faz bem e aos seus que a acompanham. A propósito enviei-lhe um mail nesse sentido... espero que tenha gostado. Não fique triste com a inoperância das autoridades "elas" são o que são para mal dos nossos pecados... e não nos merecem!
Um grande beijinho muito amigo e solidário.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Estas são imagens praticamente do fim da aula, eu queria muito mostrar como é saudável este convívio e como, aparentemente a brincar se exercita o corpo.

A aula que eu mais gosto é mesmo a dança... aí estou como peixe na água.

Depois nos mesmos dias ainda de manhã, dou gratuitamente aulas de Inglês a alguns colegas.
É muito interessante e gratificante.

Beijinhos

Pedro Ferreira disse...

Olá Mãe!

Adorei ver-te no meio das tuas amigas, toda contente.
Quem te conhece bem, sabe que estás muito feliz e muito bem.
A Zezinha parece estar muito bem, sorriso aberto. Que bom!

Parabéns
Beijos do filho que te adora,
Pedro