25/02/2010

NOOSFERA


NOOSFERA... A ESFERA DO PENSAMENTO! de Theilhard de Chardin

Pode-se dizer que seja o produto colectivo e aditivo de um milhão de anos de pensamento humano. Pode-se dizer também que seja o pulsar dos passos da humanidade rumo ao Infinito face à ressonância das vibrações da Luz do Conhecimento.

Palavra de origem grega que representa o Círculo Psíquico!
NOOS=MENTE (alma,espírito,pensamento e consciência)
SPHERA=CÍRCULO (corpo lilitado por uma superfície redonda)

A NOOSFERA seria a terceira etapa no desnvolvimento do Planeta Terra, depois da GEOSFERA - matéria inanimada - e da BIOSFERA - vida biológica.

Assim como há a Atmosfera, Geosfera e Biosfera, existe também a Noosfera ou a esfera das ideias, formada por produtos culturais, pelo espírito, linguagens,teorias e conhecimentos. Todos nós alimentamos a Noosfera quando pensamos e nos comunicamos.

Assim como o surgimento da Vida - Biosfera - transformou significativamente a Geosfera, o surgimento do conhecimento humano e os consequentes efeitos das ciências aplicadas sobre a Natureza alterou igualmente a Biosfera.

Pode-se perguntar se "a Caminhada da Humanidade" não se enganou na estrada, pois ela parece em direcção a uma Era onde o Espírito está sendo colocado ao serviço da Matéria.

Percebe-se um desespero na busca das soluções para os conflitos da Terra, na busca de falsas ideologias que destroem a reflexão, na busca de soluções para afastar as forças negativas do totalitarismo, da desintegração,da repulsão, da materialização...

Percebe-se um desespero na busca da PAZ SOBRE A TERRA! Desespero não percebido da PAZ DENTRO DE SI MESMO!

O Homem pensante de hoje interioriza-se, curvando-se sobre si mesmo em busca de maior individualização. Ele tende a isolar-se e procura tornar-se mais solitário para SER mais profundamente.

Por excesso de sua individualização e de sua luta pela Vida, ele se engana, sucumbindo fácilmente à simples sobrevivência... Então sonha fugir do Planeta Terra, em busca de novas formas de vida, ou outras dimensões da existência... Fugindo de si mesmo!

É primordial perceber e entender que a Humanidade converge para um encontro de ordem espiritual, buscando confiança no grande e trabalhoso processo da evolução, que, tendo conseguido criar os seres humanos com tantos cuidados, NÃO PODE SER CONCEBIDA como tendo se oraganizado ao acaso!

É primordial perceber e entender que existe uma evolução dirigida, consciente de si mesma. É primordial perceber e entender que existe um Motor que orienta a Humanidade e a atrai para si.

Esse Motor é DEUS! Princípio gerador e ao mesmo tempo final, que dá ao Homem o Pensamento, a Consciência, a Alma, a Fé e a energia do Amor... Para continuar o seu caminho de PAZ e de CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO DIGNO PARA A HUMANIDADE!

Editado por Gotas de Crystal e enviado por e-mail, pelo Amigo Alberto

Sem comentários: