08/02/2010

Manter-se Jovem...


Todos os “Hobbies” têm uma relação espiritual e corporal. Eles são uma parte importantíssima para o processo de amadurecimento saudável de todos os cidadãos seniores. Os mais activos são a prova de que nos podemos divertir enquanto ganhamos mais saúde e mais alegria nas nossas vidas.

Estas actividades são uma forma de acalmar o nosso espírito e simultaneamente de relaxar o pensamento, muitas vezes negativo, tão simplesmente por ter algo para fazer que nos dá imenso prazer.
Para a maioria, estes passatempos são ferramentas que libertam o stress e ainda ajudam a equilibrar/repôr as nossas emoções novamente.
O tempo de actividade física de relaxamento é importantíssimo para um amadurecimento saudável. Ao movermos os nossos corpos e usando o nosso cérebro, definitivamente estamos a afectar a nossa forma de envelhecimento, para melhor...
Os benefícios da mente e do corpo na participação em entretenimentos são claramente ampliados, fortalecem o sistema imunológico e aumentam e nossa auto-estima e confiança.

Se tivermos uma actividade regular semanal, para além de nos mantermos activos, interessados e despertos, estamos cada vez mais motivados para mais e mais actividades, sendo essa a principal motivação, para o nosso, cada vez melhor, estado físico e psíquico. O sentimento de compromisso com os outros, de pertencer a uma comunidade que tem a ver connosco é importante no processo de amadurecimento, especialmente porque nos mantém psiquicamente estimulados.
Nunca é tarde, sentir a alegria regular de participar e ter consciência de que a nossa saúde e estado de espírito melhoram consideravelmente é essencial. Sinta-se jovem.
Seja Jovem!


Fernanda Ferreira (Ná)

9 comentários:

Beta disse...

Olá
O Mix tá com uma promoção bem legal!
Passa lá!!!
bj

Celle disse...

Ná, parabéns!
Disse tudo, não há nada mais a acrescentar.
Esta sua alegria contagiante, sua disposição invejável, talento e capacidade de trabalho, não apenas confirmam suas palavras mas,nos encantam e estimulam a segui-la.
Beijinhos
Celle

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Um lindo texto que devia ser meditado por muitos candidatos a seniores. Qualquer órgão que não é utilizado atrofia-se e deixa de ter a capacidade normal. O cérebro é o órgão principal e precisa de estímulos. De tudo isso depende a nossa saúde e a felicidade.
Parabéns pelo texto e pelas actividades que exerce.

Beijos
João

Fernanda disse...

Olá Beta,

Já lá estive!
Obrigada pelo convite. Vou ponderar.

Beijinhos

Fernanda disse...

Querida maninha Celle,

Obrigada. O que me diz é sempre tão doce, música para os meus ouvidos.

Estão comigo, nestas actividades, Expressão Corporal e Danças Latinas, amigas com mais de 70 anos, são um exemplo vivo de alegria e felicidade.
Nesta aula em particular, há muito contacto físico, muitos abraços, muito tocar e é fantástico...
A professora aqui é a nossa multifacetada amiga Maria José Areal.

Beijinhos

Fernanda disse...

Querido amigo João,

Mais elogios, que bom, hoje preciso, especialmente agora.
Há contratempos que nos desmoralizam, mas logo há os amigos que nos ajudam a superá-los.

Tem mais fotos no Rau, não estão muito bem, mas eu queria dar uma ideia da diversidade de idades e da felicidade que se transpira ali.

Como diz e como sempre muito bem, o corpo e a mente têm que ser exercitadas para não atrofiarem e definharem.
Beijinhos

Luis disse...

Querida Ná,
Já sabia que fazia ginástica e algum desporto mas desconhecia as suas habilidades nessa matéria. Óptimo continue assim que só lhe faz bem e aos seus que a acompanham. A propósito enviei-lhe um mail nesse sentido... espero que tenha gostado. Não fique triste com a inoperância das autoridades "elas" são o que são para mal dos nossos pecados... e não nos merecem!
Um grande beijinho muito amigo e solidário.

Fernanda disse...

Querido amigo Luís,

Estas são imagens praticamente do fim da aula, eu queria muito mostrar como é saudável este convívio e como, aparentemente a brincar se exercita o corpo.

A aula que eu mais gosto é mesmo a dança... aí estou como peixe na água.

Depois nos mesmos dias ainda de manhã, dou gratuitamente aulas de Inglês a alguns colegas.
É muito interessante e gratificante.

Beijinhos

Pedro Ferreira disse...

Olá Mãe!

Adorei ver-te no meio das tuas amigas, toda contente.
Quem te conhece bem, sabe que estás muito feliz e muito bem.
A Zezinha parece estar muito bem, sorriso aberto. Que bom!

Parabéns
Beijos do filho que te adora,
Pedro