26/03/2010

Limpar Portugal












Em jeito de balanço final da Campanha Limpar Portugal, quero dizer que pessoalmente e somente no que diz respeito a Cerveira me sinto frustrado.

A causa era nobre e abrangia um Concelho em que as matas abundam, onde existe uma zona Industrial com dois pólos, onde há muitos Empresários de construção, onde a consciência de algumas pessoas não olha para o futuro do ambiente e da natureza, por isso onde há tudo isto… haveria muito lixo.

O grupo concelhio nasceu tarde. A juventude que a compunha era inexperiente neste tipo de organização. Felizmente em campo fez a diferença, os escuteiros estiveram como peixe na água.

As Juntas de Freguesia praticamente ignoraram, quer as lixeiras, quer este movimento. De 15 Freguesias, só uma deu a conhecer os focos de detritos. Do referenciamento de 91 pontos, representando cerca de 120 depósitos, todo o rastreio foi feito por particulares e pelos escuteiros de Campos.

No dia 20 Março a chuva serviu para desculpa daqueles que nunca iriam colocar os pés no terreno. A ajuda virtual nestes casos, não funciona.

Muito foi feito, (106 toneladas de resíduos deram entrada na ValorMinho) graças a um punhado de bravos; os escuteiros de Campos mais alguns anónimos, o grupo de Reboreda, os jovens da Associação Cultural de Nogueira, os jovens de Cornes, a juventude de Loivo onde a maioria eram senhoritas, Gondarém limpou um grande foco, os três guerreiros de VNCerveira, Candemil também esteve e o aguerrido grupo de Sopo (estes devem estar de baixa esta semana). Lovelhe e Vila Meã anteciparam a limpeza, alguns elementos ainda ajudaram em Campos.

Gondar, Mentrestido e Sapardos não tinham lixeiras referenciadas. Covas vai fazer a acção no próximo dia 10 Abril.

A minha frustração vai para o facto de embora a boa vontade de todos os participantes, o empenhamento dos grupos no terreno, ainda ficaram no terreno cerca de 75% do lixo, a maioria entulho de construção. Aqueles que cobram para se livrarem dele e acabam por vaza-lo em qualquer lugar.

Mas o movimento não vai parar, as lixeiras estão referenciadas, a vontade de acabar com elas é enorme. A Câmara Municipal está empenhadíssima no assunto, já foi denunciado às Brigadas do Ambiente os focos com resíduos perigosos. Nasceu o blogue vncsemprelimpa, onde todos os interessados por limpar Cerveira vão colaborar.

O 20 de Março será para futuro, o início do “limpar V.N. Cerveira para sempre”.

8 comentários:

continuando assim... disse...

Desde já as minhas sinceras desculpas pelo facto de este comentário que deixo não ter relação com o post .

É apenas um
Convite

O livro "Continuando assim...", foi maltratado...

Resolvi por isso, e porque tanta gente não encontra o livro onde deveria estar (nas livrarias), recontar a história
Lá no …. Continuando assim…
www.continuandoassim.blogspot.com

Vamos em metade da história, o livro reescrito, não está igual (nem poderia!) ao que foi editado.
Obrigada a todos os que vão seguindo (pois só assim vale a pena).
Um obrigada especial a quem ainda não conhece e chega de novo

Uma reflexão em relação a todo este assunto entre livros, autores e editoras, e um conselho, se é que me é permitido:

--- quando vos pedirem dinheiro para editar as vossas palavras, simplesmente digam que não ---

um abraço
Teresa

Unknown disse...

Caro José,
compreendo bem a sua frustração, aqui esses resíduos de obras também ficaram, foi-nos dito que mais tarde uma retro-escavadora os removeria na totalidade.

Mas falando da frustração, é totalmente legitima, houve muito quem se inscrevesse só com o simples intuito de marcar presença, e a chuva para estas pessoas veio mesmo a calhar. Nós limpamos debaixo de chuva e devo dizer-lhe que não houve lugar para o frio, muito pelo contrário eu tive foi calor. Claro que isso me custou uma constipação, uma crise de sinusite e umas dores horríveis na coluna que é muito frágil e não me posso dar ao uxo de muitas aventuras.

Mas senti-me realizada, cumpri aquilo a que me tinha proposto!

Deixo um beijinho e um bem-Haja por esta iniciativa brilhante, criar um blogue e mover todos os esforços para manter Cerveira sempre limpa!

Ana Martins

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá!

Sei o que sentes e sabes que esse sentimento é mutuo.
É completamente inimaginável a quantidade de lixo existente nestas paradisíacas paragens, sobretudo nos nossos montes. É de arrepiar!!!!

Se conseguimos um record , retirar exactamente 105.940 Kgs de lixo do nosso concelho, e se esse valor representa cerca de 1/3 do que existe... é realmente frstantante.
Contudo, as lixeiras estão 90% detectadas e agora forçaremos quem de direito para fazer o que lhes compete.

Sem ti, metade do trabalho teria sido em vão.
Não te esqueças que Viana tinha apenas 20 lixeiras identificadas, em Cerveira haviam cerca de 100, o que significa que houve um trabalho exaustivo para as identificar, mapear, dar coordenadas à coordenação regional e nacional, imprimir mapas por freguesias e dar conhecimento a todas de cada uma delas aos presidentes de cada Junta, os quais se mostraram quase sempre indisponíveis e contrafeitos para as reuniões agendadas.

O que se fez por Cerveira no dia 20, apesar da chuva foi louvável, mas efectivamente não o suficiente.

Cá estaremos para continuar, nós não somo de baixar os braços.

Parabéns pelo texto e pela franqueza.

Ficamos à espera do antes, durante e depois das lixeiras totalmente removidas.

Beijos

A. João Soares disse...

Caro José,

O nosso povo é muito permissivo complacente, preguiçoso. Dele saem os políticos das Juntas, das Câmaras, do Governo e todos esses deviam evitar que se tivesse criado a situação degradante das lixeiras e devem ser responsabilizados pelos populares e pela opinião pública para evitar que a situação se agrave.

Com realismo, temos que concordar que não podia ter corrido melhor. O pouco resultado obtido já foi muito bom. Os que se entusiasmaram sentem agora que é preciso denunciar cada infracção que for cometida e, para isso, usar de todos os meios para mostrar a incompetência e incapacidade dos autarcas e governantes.

E quando aparecer uma atitude positiva deve ser elogiada e apresentada como exemplo. Dessa forma, o povo irá acordando para respeitar o ambiente. Os autarcas estão coniventes e devem favores aos construtores e esse conluio é prejudicial ao ambiente e à população. Por isso esta deve reagir denunciando de forma audível.

O José, a sua esposa e toda a equipa de VN Cerveira não devem esmorecer e devam responsabilizar os autarcas e entusiasmar a população a colaborar denunciando os actos agressivos ao ambiente. A acção do dia 20, mesmo sendo incompleta é uma bofetada nos autarcas.

Um abraço
João

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Quando coloquei o comentário anterior ainda não tinha visto o seu.

Destaco a sua frase «dar conhecimento a todas de cada uma delas aos presidentes de cada Junta, os quais se mostraram quase sempre indisponíveis e contrafeitos para as reuniões agendadas.»
Ele vem dar-me razão quando escrevi que a operação de dia 20 foi uma bofetada nos autarcas incapazes e incompetentes que deixaram o País chegar a tal ponto de degradação. É preciso não ter medo de os denunciar pelos seus nomes e nome das freguesias e dos concelhos.
Portugal só melhorará com atitude do povo exigindo-lhes seriedade no cumprimento dos seus deveres.

Recebi num e-mail esta frase muito judiciosa: Um ciclo vicioso não pode ser quebrado do lado daqueles que lucram com a desgraça, mas apenas pelos que os estão a aguentar e que os suportam, permitindo-lhes a continuidade. Ora quem sofre os maus efeitos dos danos ambientais é que deve reagir contra os responsáveis, e os mais próximos são os autarcas. Estes devem ser pressionados até que passem a cumprir as suas obrigações.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Estamos todos em plena sintonia e concordância.

Ontem na reunião com o Vice-Presidente da Câmara, que é por sua vez o do Ambiente e Protecção Civil, eu não fui parca nas críticas...disse tudo o que sinto e ele fartou-se de tirar notas porque não sabia de coisas importantíssimas.
Pegou no telemóvel várias várias para perguntar porque não tinha sido informado de coisas tão banais como, por exemplo, saber a razão pela qual o camião e a escavadora da Câmara quase nada fizeram.
Se não fosse a frota de uma Empresa privada - a Venafil -que merece ser destacada mesmo, com a qual nós coordenadores estabelecemos a parceria, muitíssimo pouco teria sido feito.
Esta Empresa levou para campo um camião, um a camioneta, uma escavadora, tractores e até uma carrinha de 12 lugares para o transporte das pessoas.

A Sr Engº. do Ambiente e Vice Presidente da Câmara fez-me um único telefonema do dia 20 e não saiu de casa para nada, assim como não sai do gabinete, está à espera de informações que lhe são dadas conforme as conveniências de cada responsável.

Acredite amigo João, eles têm a papa toda feita, mapas ilustrados de todas lixeiras que o José fez com muito trabalho, dedicação e custos financeiros, que não foram poucos...
Ou eles actuam, ou vamos pressionar até vermos resultados efectivos.

O José na sua calma e educação de quem nunca levanta a voz por nada do Mundo, falando sempre no mesmo tom, foi dizendo o que sente, da forma como o fez aqui, quem o lê sabe como ele fala.
Eu sou mais de entrar a matar, de ferver em pouca água, como diz o João, mas às vezes é preciso levantar a voz e chamar as coisas pelo nome, foi o que fiz.
O meu outro colega, o Egas, é muito boa pessoa e fizemos a parceria excelente, ele com todos os contactos por ser residente e muito respeitado, e eu com o meu poder de persuasão.

Dentro do possível, estamos de parabéns, a movimentação popular foi muito boa considerando o tempo, mas o restante lixo que não foi removido...será. Garanto-lhe.

Beijinhos



PS.
Amigo João, veja o novo link para o Cerveira Sempre Limpa, que houve alterações e como temia perdi-o, bem como o seu fabuloso comentário.

Luis disse...

Caro José,
Como o compreendo... Mas o Vosso esforço não caiu em cesto roto, pode crer pois apartir de agora podemos cair em força nos responsáveis e obrigá-los a manter o País limpo. É que demos o exemplo de como se deve fazer, coisa que "eles" ou não sabiam ou ~fechavam os olhos.
Mas já agora deixo à Vossa consideração (e podem contar desde já com o meu total apoio) porque não reorganizarmos as diversas equipas desta Operação para Limparmos Portugal do "lixo político" que é altamente tóxico...
Acredite que se já tinha muita consideração por Vós Casal Ferreira, agora ainda tenho muita mais. Merecem a Comenda da Ordem da Liberdade!
Um grande abraço muito e muito amigo.

J.Ferreira disse...

Caros amigos,

São louvéveis e reconfortantes os vossos apoios. Há realmente pessoas interessadas em tentar endireitar isto.
Quem gosta e passeia como eu por estes belos montes e depara com toda a espécie de imundicie que para lá despejam, depois de tudo o que se fez para este movimento fosse um exemplo, depois do que se limpou e verifica que ficou no terreno mais quantidade do que a que se retirou, muito mais tem que se fazer. Ainda mais, porque já há locais que foram limpos e já lá tem mais lixo. É impressionante o descaramento destas pessoas (se é que o são).
A todos obrigado pelo vosso empenhamento, e contributo na causa.
Um abraço amigo.