28/02/2010

Todos convocados a limpar Portugal



Num dos seus mais recentes programas, a apresentadora Oprah convidava uma típica família americana - pai, mãe e dois filhos menores - a mudar de hábitos durante uma semana. O desafio era difícil. Significava não ver televisão, não usar telemóvel, prescindir do computador e dos jogos da PlayStation. O resultado foi bastante interessante. O casal, com uma vida diária atarefada, passou a ter mais tempo para conversar, e isso teve um importante reflexo na relação com os filhos. Descobriram coisas acerca uns dos outros de que nem sequer se tinham apercebido antes. Tornaram-se mais criativos, alegres e companheiros e até passaram a interagir mais com os vizinhos e com o mundo ao seu redor. Perceberam que valia a pena desligar, de vez em quando, para se encontrarem a si mesmos. E foram mais felizes.

Nos dias que correm, desligar deveria ser uma palavra de ordem. Andamos saturados de tanto ruído e demasiados dependentes das novas tecnologias. Mais agressivos e menos tolerantes. Percebemos que o tempo vai passando e que, afinal, não temos tempo para nada. É por isso necessário reencontrar o equilíbrio ou, caso contrário, pagaremos cara a factura. O planeta reflecte o nosso estado de ânimo e o mal que lhe fazemos. A saturação a que estamos sujeitos tem eco na natureza, que protesta, que se revolta. As catástrofes naturais sucedem-se e casos como os do Haiti, da Madeira e do Chile são os extremos que fazem despertar a solidariedade e o interesse pelos outros e pensar naquilo que é realmente importante. Cuidar de nós, cuidar dos nossos e daquilo que temos à nossa volta.

Vem esta reflexão a propósito do movimento Limpar Portugal, que nasceu, no ano passado, fruto da boa vontade de cinco ou seis portugueses que pensaram na melhor forma de aproveitar um dia - 20 de Março - para levar a cabo um grande feito. Ninguém os conhece, não são famosos, são cidadãos que se lembraram, com base numa experiência que viveram na Estónia, de limpar o país de norte a sul, começando pela floresta, um bem precioso de que Portugal dispõe e não sabe aproveitar nem dar valor.

Neste site www.limparportugal.org encontram-se a história e os objectivos desta missão, que já conta com o entusiasmo de milhares de pessoas, através de grupos organizados distritos a distrito, concelho a concelho, e que conseguiu o apoio de várias instituições e empresas a nível local, regional e nacional.

No dia 20, vamos rumar à floresta e desligar do resto. Com os filhos, amigos e vizinhos façamos algo de útil e solidário para com este país tão maltratado. É uma forma activa de participar na construção de um mundo que queremos melhor. Obrigada a quem se lembrou desta iniciativa. Esperemos que resulte.

9 comentários:

ONG ALERTA disse...

A idéia é maravilhosa, até porque as pessoas estão deixando de conversarem umas com as outras...paz, vamos colocar em prática.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Este era o meu texto que estava em draft e que sai assim mesmo.

Sinto assim que não estou a massacrar sempre com a minha
terra nem com o meu exemplo.


O Dia L - Limpar Portugal está a aproximar-se a passos largos, e embora eu não queira estar a abusar deste espaço, sinto que sendo colaboradora deste Blogue e porque todos os meios de comunicação devem ser usados, o devo fazer.

Todos sabemos que é já no próximo dia 20 de Março que esta acção terá lugar. O movimento conta já com alguma expressão, mas precisa de muitíssimos mais voluntários.

Sugiro que vejam no Ning Limpar Portugal, uma entrevista passada na Sic, que contou com figuras públicas de todos conhecidas, que deram um belíssimo contributo não só para a divulgação mas também na abordagem de como e o que fazer.
Contamos com muitos mais e preferencialmente em prime time, para que o impacto seja o maior possível.

Ainda, e porque como todos sabem que a vossa amiga aqui está na Coordenação de Cerveira, vejam em Viana do Castelo, concelho de Cerveira, o meu Grupo, Fernanda Ferreira, onde poderão ver os nossos avanços e até algumas menções honrosas por parte da Coordenação Nacional, que naturalmente são um forte estímulo a quem se dedica de corpo e alma para que esta Campanha seja um sucesso.

Apelo, mais uma vez, à Unidade para esta Causa Nobre que é Limpar Portugal. Ajudem de todas as formas que achem viáveis, apelem aos amigos influentes para que sejam disponibilizados todos os meios necessários à mobilização de mais voluntários, de todos os meios de comunicação, enfim, tudo o que vos ocorra. Todos podemos ajudar.
Fernanda Ferreira (Ná)

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Encontrei este artigo, que achei de aproveitar por vir de alguém com nome no jornalismo, em artigos de opinião.
Tinha-o colocado em dois blogs e depois trouxe-o também para o nosso Sempre Jovens. Peço desculpa por ter estragado os planos da Amiga Ná. Discordo dos seus cuidados de não querer massacrar. É PRECISO MESMO MASSACRAR até ao dia 20. É preciso martelar nos espíritos distraídos até se consciencializarem para a importância do ambiente.
Peço-lhe que publique este seu texto (e/ou outros) com o máximo de visibilidade aqui e nos seus outros blogues, para acordar os ainda distraídos.

Isto é um acto patriótico e humanitário. Os esforços para esta boa causa não são demasiados.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Não estragou nada, pelo contrário.

Daqui a dias tentarei publicar algo mais abrangente, que fale da Campanha no geral.

Bejinhos

Anónimo disse...

Minha amiga Fernanda vim te agradecer a visita.
Que música bela!!!
Teu blog me encanta sabia!!!
Tua postagem é demais por verdadeira,a tecnologia anda avançada,tão avançada q já fabricam até sentimentos.Tudo pode ficar para depois ñ é mesmo?
Tanta coisa se perdeu amiga,eu lamento.
Um beijo minha linda.

Unknown disse...

Caro João,
Limpar Portugal está cada vez mais próximo e é urgente que as pessoas se sensibilizem e adiram a esta causa.

Beijinhos,
Ana Martins

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Acabei de publicar no meu Grupo, mais um relatório importante que dá conta da nossa acção e progresso para Limpar Cerveira efectivamente.

Passe por lá, entrando no meu Badge, que vou passar também para este Blog, tenho a certeza que não se importa, é só até ao dia 20. Por favor deixe um elogio que incentive esta boa gente a trabalhar pelo bem de todos.
Uma coisa feita pelo mestre João :)

Para que possa deixar um comentário directamente lá, registe-se no meu Grupo, sem problemas, não será chamado para vir a Cerveira limpar, embora possa sempre vir para me fazer uma visita.
Seria maravilhoso.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Nunca me me recuso a desafios sérios e já fui onde me me sugeriu e deixei lá o seguinte comentário:

Caros Amigos,

Os meus cumprimentos e felicitações pelo vosso entusiasmo. Sou colega de blogue da Amiga Fernanda Ferreira e estou ao corrente da eficiência do grupo de VNC.

Se outras razões não houvesse, bastaria olhar para as fotografias de lixeiras detectadas. É realmente imperioso acabar com elas e, o que é não menos importante, é preciso que não volte a criar-se tal situação atentatória do ambiente. É indispensável que todas as pessoas, cada uma, se considere responsável por evitar que isso volte a acontecer, e que denuncie às autarquias para multarem os infractores e procederem à limpeza antes que atraiam mais lixo.

Se as autarquias não reagirem como deve ser a essas denúncias, é preciso tornar pública tal incúria e comunicar por escrito ao Provedor de Justiça a fim de este chamar à ordem as autarquias.

Estamos na Terra de passagem, por alguma dezenas de anos, somos inquilinos do Planeta de que são proprietários os nossos descendentes e devemos deixar-lhes o habitáculo nas melhores condições.
Queremos limpar e manter limpo o nosso País, a nossa região, o nosso concelho, a nossa aldeia, a nossa rua. Será obrigação de cada um fazer tudo o que está ao seu alcance.

Com o maior carinho, felicito a Amiga Fernanda Ferreira pelo entusiasmo que está dedicando a esta campanha e por tudo o que faz para bem da sua região e da humanidade em geral.
Para ela, um beijo de muita admiração e amizade. Para todos os participantes na campanha, os meus agradecimentos como cidadão beneficiário deste bom trabalho
João Soares

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada querido amigo João,

Eu já lá estive,li e comentei.
Merece um beijão.