04/07/2010

A Triste realidade de um mundo desconexado, e sem rumo!

O que assistimos neste clip de vídeo, é chocante, triste, vergonhoso e é com o propósito de mexer com sentimentos e agitar consciências que aqui trago este vídeo.
É imperioso, que reflictamos e que comecemos por nós, em cada um de nós mesmos a contribuir para mudar o mundo! Sei que sozinha não o conseguirei fazer, mas sei que se começar por mim, outros me seguirão e a soma de todos, de muitos per si, fará um dia que chegue ao todo.
Resta-me a esperança de ainda assistir ao inicio da mudança durante a minha vida, se não acontecer que seja na época dos meus filhos a quem tentarei transmitir os valores humanos, para que possam vir a ser homens de coração, com alma, amor e ética!
"(...)Sabemos que a oportunidade de mobilidade social, está sobretudo assente na educação e no conhecimento, o respeito e amor pelo próximo está nos valores fundamentais da socialização, que começa dentro da família logo à nascensa, seguindo-se a escola e a sociedade em que estamos inseridos. Precisamos de rever, toda a desconstrução moral, que nos tem sido incutida por uma sociedade classista, virada apenas para o imediato, o prazer e o mundo mundano(...)" (in: Socialização, Ética, Moral e Liberdade - por Victor Simões, Trab. Faculdade Letras Universidade do Porto - Jan,2006).
A nossa prespectiva de pobreza, começa muitas vezes por nós que nos queixamos, de que estamos mal, não podemos ir passar aquelas férias de sonho, porque o custo de vida está cada vez mais caro e a nossa renda, não dá para tudo o que a nossa vontade consumista nos impele a desejar. Pois assim é precisamente no mundo rico em que vivemos. A nossa noção de pobreza está desfocada, desvirtuada e passamos o tempo a lamentar-nos de que isto não está bom, aonde vamos parar, etc...etc!
Se atentarmos, no que verdadeiramente é pobreza, sofrimento e privações, como muito bem ilustram as imagens do vídeo que aqui coloquei, teremos que forçosamente alterar o nosso conceito.
Há dias passando uma arrumação em casa, deparei-me com kilos de roupa de bébé, que os meus filhos já não usam, ( claro só a que está em perfeito estado ) e que o mais certo seria irem parar ao contentor do lixo, mas estão precisamente preparadas para serem entregues a quem delas aínda possa fazer uso, para alguma campanha de recolha de donativos que surja.
As imagens que acima acabamos de visualizar, ilustram bem a imoralidade de um mundo governado por interesses pessoais, mesquinhez e egoísmo. Um mundo de grandes clivagens, assimetrias e desumanização, assentes sobretudo na exploração do homem pelo homem e na ganância capitalista das grandes multinacionais e de gente, que só olha para o seu próprio umbigo.

9 comentários:

Roberta de Souza disse...

Pronto Luis.
Já consertei o link!
Obrigada por me avisar!
bj

Unknown disse...

Boa tarde Sãozita,
antes de comentar o teu post quero felicitar-te como colaboradora do Sempre Jovens, aqui somos todos amigos e orgulhamo-nos de pertencer a um grupo unido que se esforça e contribui para que este não seja um blog só de passagem, mas sim um ponto de encontro onde todos se manifestam e sentem bem.

Com respeito ao post, estas são imagens de pobreza extrema que me deixam um nó na garganta e completamente revoltada. Não posso aceitar impávida e serena ao desperdício a que assistimos todos os dias e á facilidade com que se deitam as coisas foras.
Ouvir as nossas crianças dizer não gosto disto, não me apetece, quando há tantas a morrer de fome todos os dias.
Começa por cada um de nós sim e o inicio é mesmo pelos nossos filhos e pelo valores que lhes transmitimos.

Parabéns pelo post, foi um excelente estreia.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Luis disse...

Amiga Sãozita,
Parabéns por ser mais umacolaboradora deste blogue e pela forma como inaugurou a sua intervenção!
As imagens são conclusivas do que disse no seu texto!
É a miséria de um lado e um novo-riquismo exarcebado em contraponto!
O Egoísmo feroz dos detentores do poder que só se servem pois não servem mais ninguèm!
Um beijinho amigo e a continuação da sua bela colaboração.

A. João Soares disse...

Querida Amiga Sãozita,

Começo por lhe agradecer o gesto simpático de se juntar a nós, que somos uma pequena equipa que está aqui por prazer, sem olhar a elogios nem contar a quantidade de comentários. Por isso somos muito indisciplinados na oportunidade de publicar, coisa de que a Sãozita não gosta muito, mas que espero se habitue e aceitar esta nossa espontaneidade. Esperamos contar consigo para sempre.

Dou-lhe parabéns pela forma como iniciou a sua colaboração. Tem sido uma preocupação deste blogue a defesa dos valores éticos, de civismo, de humanidade, para construirmos um mundo melhor com mais justiça social, mais amor, diálogo e colaboração. O resultado não se verá numa data visível mas, como todas as alterações sociais, irá acontecendo dia-a-dia com persistência. O nosso esforço será sempre útil porque irá acelerar o processo de mudança. É preciso que as ideias e as intenções não fiquem fechadas, devem ser transmitidas aos outros, a muitos.

É preciso denunciar os casos de corrupção, os salários milionários, o enriquecimento ilícito, porque tudo isso resulta em prejuízo dos mais desfavorecidos. Para a sociedade é pior silêncio dos bons do que a s acções dos maus. Não se pode ficar calado quando a nossa voz tiver coisas úteis a dizer. É preciso pressionar os governos para moralizarem a sociedade, começando por eles próprios e pelos que os rodeiam.

Em países onde foram colhidas as imagens, há governantes riquíssimos a viver em palácios dourados rodeados de todos os luxos. Há que fazer mexer os seus sentimentos, se os tiverem ou a adquiri-los se os não possuírem.
Cada um de nós deve fazer o que puder, de qualquer forma, para melhorar o civismo, o respeito pelos outros. E este texto da Sãozita é uma pedra valiosa para a edificação da sociedade de amanhã.

Beijos
João

Anónimo disse...

São coisas que nos deixam sem palavras. Muito triste.
Beijos na alma!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Sãozita!

Bem vinda ao seio desta família!
É com muito prazer que registo o teu primeiro post e logo com um tema que devia afligir o Mundo Inteiro.

É absolutamente necessário passar esta mensagem e divulgá-la o mais possível.
Verás que não é a primeira vez que este tema é aqui trazido, por exemplo vê aqui-, mas há mais textos, muitos, e nunca é demais falar deste flagelo.

O teu texto diz tudo, obrigada por mais este alerta e grito de apelo à solidariedade mundial, mas que como dizes começa em cada um de nós.

Dizer que somos impotentes para ajudar é uma forma egoísta de enfrentar a situação.
Há felizmente como ajudar, basta querer.
Vou voltar a colocar no nosso Blog uma forma simples e eficaz de ajudar, basta clicar, verás, é simples e não é preciso dar dinheiro.
Quem quiser fazer um pouco mais basta dar um ou dois euros por mês e só isso é o suficiente para que uma destas crianças não morra à fome.

Sabes? eu dou! Dou sempre... e mesmo sabendo que mais de dois milhões de pessoas continuam a morrem de fome por dia, mais do que a malária, a sida e a tuberculose juntas, todas as migalhas fazem a diferença.
Bastava que todos o fizessem e o Mundo seria diferente.

Há tanto para dizer sobre o tema, tanto que nunca estará esgotado.
Oxalá, como dizes, a diferença se faça de forma radical pelo menos na próxima geração.
É preciso acordar consciências mesmo que faça doer.
É puro egoísmo e vergonhoso que hajam pessoas que não queiram ver estas imagens e se alheam do problema para não terem de sofrer.

Lembrem-se todos que ficaremos para a história como a geração que nada fez para acabar com a fome no Mundo.
Que vergonha!!!

Obrigada amiga pela coragem e espero que tragas sempre temas que alertem e dêem conta do teu sentido de humanismo, que afinal nós todos comungamos.
Vamos ajudar mesmo, não fiquemos pelas palavras.

Beijinhos.. e mais uma vez obrigada por teres entrado neste grupo que ganhou mais um elemento que nos engrandece a todos.

AFRICA EM POESIA disse...

Vim a pedido da sãozita

Gostei muito deste Sempre Jovens.
Daqui, o que eu puder fazer estarei presente.

Um beijo

Anónimo disse...

É bastante vergonhoso amada e me entristece,ñ q eu tenha me acostumado com isso mas eu cansei de tentar compreender o q ñ pode ser compreendido.
Beijokas mil e uma exlente semana.

Celle disse...

Sãozita, bem vinda ao Sempre Jovens, onde encontrei verdadeiros amigos.
Morando num país muito pobre temos o hábito de doar e de colaborar com campanhas solidárias. Agora mesmo com o nordeste do país completamente destruido pelas enchentes a população está mobilizada para enviar ajuda aos flagelados de roupas, agua, mantimentos, móveis etc. Acho que, o calor humano, o conforto psicológico, que é imensamente importante, fica muito a desejar, é insuficiente, doi-nos ver os pobrezinhos perderem o pouco que possuem, e ficarem sem esperança de reconquistarem o que já não tinham... é muito triste!!!

Desculpe o desabafo, amiga!
Beijinhos Celle