06/07/2010

Ser ou não ser INSUBSTITUÍVEL

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes e CHEFES das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus "erros/ deficiências" . Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo , se Picasso era instável , Caymmi preguiçoso , Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico ... O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos. Cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto... Se o gerente/coordenador , ainda está focado em "melhorar as fraquezas" de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder/ técnico, que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos. Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados . . . apenas peças.
Não me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões "foi pra outras moradas".
Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim: "Estamos todos muito tristes com a "partida" de nosso irmão Zacarias,e hoje, para substituí-lo, chamamos: - ...Ninguém ...pois, nosso Zaca é insubstituível."


Portanto nunca esqueça: Você é um talento único, com toda certeza ninguém te substituirá!



( Sou uma só, mas ainda assim sou uma. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.)



"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é..., e outras..., que vão odia-lo pelo mesmo motivo..., acostume-se a isso!"



7 comentários:

Saozita disse...

Querida Celle, um bom tema para meditar, à que aproveitar e saber tirar partido das qualidades de cada um. Somos seres únicos, individualmente, não há dois iguais!
Pena que essa teoria não seja colocada em prática, pois primeiro funcionam os preconceitos e os estigmas e isso retira-nos a hipótese de mostrar-mos talentos que ficam para sempre reféns de uma sociedade, manietada pelos seus medos, crendices e preconceitos.

beijinho

A. João Soares disse...

Querida Celle,

Totalmente de acordo com o texto. Cada um de nós tem valores e defeitos e é mais valiosos fazer sobressair as melhores qualidades e colocá-las ao serviço da humanidade.
Mas, como salienta a amiga Sãozita, e dizia a história do primeiro discurso de Churchill como parlamentar, há muita inveja e a inteligência torna-se perigosa por atrair invejas e hostilidades. Infelizmente, a mediocridade das sociedades leva a nivelar por baixo, fazendo baixar os valores que fazem sobressair os mais dotados.
O Sempre Jovens está servido por uma equipa com valores muito positivos, o que poderá colocá-lo na mira dos maldizentes!!! É preciso não ceder a pessoas com pouco sentido da beleza, da cultura e do civismo.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida amiga Celle,

Cada vez mais as pessoas são meras peças duma engrenagem, nada mais do que isso...
Todos, mas todos mesmos, são substituíveis, excepto para cada núcleo familiar, de amigos, pouco mais do que isso.
Infelizmente esta é a verdade, embora amiga esteja consigo em tudo o que aqui foi escrito.
Cada grão é único, mesmo só fazendo parte de todo um infinito areal.
O mais importante não é deixar o nome numa placa ou numa estátua, mas sim obra feita, é ela que vai tornar o nome inesquecível.

Somos especiais sim e únicos, cada um de nós, cada ser vivo, mas só para quem nos ama de verdade.

Beijinhos maninha,

Luis disse...

Querida Celle,
Ainda bem que o postou pois na verdade como viu todos nós concordámos que cada ser Humano é insubstituível. Ninguém pode substituir um Pai, uma Mãe um Filho e até um Amigo. E todos nós temos exemplos desses... É nessa perspectiva que sentimos que somos insubstituíveis. Já na vida de trabalho ninguém pense que o é pois haverá sempre alguém para nos substituir, por vezes par melhor outras para pior, mas isso é a Vida...
Um beijinho muito amigo,

Unknown disse...

Boa noite amiga Celle, ninguém é insubstituível, e eu já aprendi isso há tempo.É tal e qual como diz a Ná, somos especiais e únicos mas para quem nos ama.

Para os nossos governantes e patrões não passamos de um número fácilmente substituível.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Celle disse...

meus queridos
Sãozita, João, Ná, Luis e Ana Martins!
Assunto polêmico!
Obrigada por manifestarem suas opiniões.
eu ser ou não substituível deixo a cargo dos amigos...
Beijinhos nos meus insubstituíveis amigos pois aprendí a admirá-los!
Celle

Luis disse...

Querida Celle,
Para mim é insubstituível bem como para os seus, concerteza!
Um beijinho muito carinhoso.