07/07/2010

Um Oceano de Sabedoria

"SÓ EXISTEM DOIS DIAS NO ANO EM QUE NADA PODE SER FEITO. UM CHAMA-SE ONTEM, E O OUTRO AMANHÃ, PORTANTO HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR, ACREDITAR, FAZER, E PRINCIPALMENTE VIVER."
TENZIN GYATSO, 14º DALAI LAMA

A palavra dalai significa em Mongol, oceano, e lama é a palavra Tibetana para mestre. "Oceano de Sabedoria" foi um título dado pelo regime Mongoliano ao terceiro Dalai Lama e depois aplicado a cada encarnação da sua linhagem. Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, comemora hoje o seu 75º aniversário. Hoje é o dia certo para o homenagear.

Texto e imagem gentilmente cedido pela amiga Margarida do Blog Banzai.

Porque este dia já passou, e é imperdoável não lembrar o percurso de vida ... e na hora quem merece, venho agora apresentar os meus parabéns a este grande mestre Universal da sabedoria!
Que viva por muitos e felizes anos e nos vá deixando cada vez mais ricos a todos com os seus ensinamentos.

Fernanda (Ná)
Na casa do Rau

15 comentários:

Saozita disse...

Querida Ná, este post é bem vindo, há que lembrar a data que assinala o aniversário do Dalai Lama, que foi precisamente ontem 3ª feira 06-Julho.
Dalai Lama, pediu à China para encetarem conversações,com vista a resolverem o problema do Tibete.
Pessoalmente, apesar da intervenção americana junto da China, pessoalmente não acredito que se resolva o diferendo. Faço votos que sim, pois também já chega de sofrimento infligido pelos chineses aos tibetanos. O mundo deveria interferir, relativamente ao genocídio de que é vítima este povo.
A questão da hipócrisia, é a de que o problema está na China,com quem ninguém quer cortar relações comerciais, nem impor embargos!

Tem uma boa noite ( Já são 3:13 ).
Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

A frase com que abre o post, tem sido tema de muitos posts e comentários aqui publicados. Adiar para amanhã pode ser uma recusa definitiva de fazer algo que seria de todo o interesse ser feito agora. Agora vivemos e somos felizes ou não, em conformidade com os nossos pensamentos e sentimentos. Devemos aproveitar da melhor forma os recursos, as possibilidades de que agora dispomos. Planear o futuro, não significa deixar de aproveitar o AGORA.
O actual Dalai Lama tem sido uma fonte de abundante manancial de sabedoria, um filósofo com uma difusão de bons ensinamentos que devem ser tidos na devida atenção.

Beijos
João
Do Miradouro

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Sãozita,

Infelizmente não cheguei a tempo de parabenizar Dalai Lama no seu dia.
A minha querida amiga Margarida é que mo lembrou. Para ela o meu obrigada.
Mesmo que tenha publicado tarde, como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca.

Como dizes, e muito bem, muito tem sido feito por Dalai Lama para alertar o mundo do genocídio que que tem sido alvo o povo tibetano, mas sabemos que é o poder económico que rege este mundo cada vez mais materialista e egocêntrico.
Os "apoios" são mera fachada diplomática. Infelizmente esta é a verdade.
Oxalá, num futuro breve, não se venha a aniquilar um povo e toda uma filosofia de vida admirável.

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

É verdade que sim. É quase como se se tratasse do nosso lema.
Viver AGORA, HOJE, JÁ... porque o amanhã é incerto, irreal.

Sabe João? Eu vivo no Ocidente mas com a sensação de que estou deslocada.
Tudo o que é Oriente me atraí, sobretudo a simplicidade das suas filosofias de vida. Como disse anteriormente, nem eu sei bem explicar porquê.

O actual Dalai Lama, Tenzin Gyatso, ficará para a História Universal...sem dúvida alguma. Ele tem sido um obreiro incomparável, e a sua sabedoria aliada à sua ínfima humildade torná-lo-ão imortal.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

O AGORA é um conceito apenas apreciado por pessoas superiores e muito des+rezado por pessoas pouco dotadas de sensatez e acuidade de espírito.

Há um fenómeno já meu conhecido desde há muito, mas que na última quarta-feira me chocou mais. Nas viagens de comboio, as pessoas, que podem ir sentadas até o comboio parar, decidem levantar-se à saída da penúltima paragem do percurso e acabarem a viagem de pé o mais perto possível da porta.
Na quarta-feira tive de me levantar para dar passagem à passageira que ia do lado da janela e voltei a sentar-me. Acabei por sair ao mesmo tempo que ela!
Muitas pessoas não vivem; vão vivendo, porque a ansiedade com que esperam o «logo» ou o «amanhã» impede-as de viver, como deve ser, o AGORA, o HOJE.
O SJ tem que «partir muita pedra» para conseguir pequenas mudanças dos comportamentos das pessoas viciadas, stressadas, na correria, ao invés das nossa lições e das do Tuareg!!!


Beijos
Do Miradouro

Luis disse...

Querida Amiga Ná,
Este Homem tem sido um Poço sem fundo de Sabedoria! Todas as suas intervenções são de molde a ficarmos cada vez mais próximos da Verdade! Ele é Ponderação, Inteligência, Saber mas sempre apresentado com Humildade que só os Grandes possuem! A sua Personalidade é deveras forte mas não dura, ela é doce!!!
Parabéns pelo seu Post e bem haja por te-lo feito.
Um beijinho muito amigo e solidário.

lolipop disse...

Today is a gift, that´s why they call it present.
Today...such a perfect day.
Thanks
big kiss black orchid!

lolipop disse...

Sorry...não sei o que aconteceu!
Este blogger...

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Hi sweetie!

Don't worry...I'll fix it!

You are so right my dear Margarida,.
Thank you!!!!!!!!
Yes, definitely today it's perfect...such a perfect gift. Actually the best present is TODAY!

I've loved the black orchid as well as the kiss.

Hugs.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Meus queridos amigos, João e Luís,

Vamos partir o cascalho que for necessário, pelo menos por nós não há problema.

Luís, o post saiu tarde e veio da amiga do Lolipop, que aconselho a visitar.
Eu só tento estar atenta e trazer os assuntos que pontualmente escapam, os que, no meu ponto de vista, são muito importantes.
Beijinhos a ambos

Celle disse...

Maninha,de longe acompanho sua trajetória e cada dia mais admiro seu potencial.
Este post focando este grande monge que na sua simplicidade e sabedoria nos ensina: primeiramente promover o aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito e causa algum impacto, diz ele.
Beijinhos no seu coração

J.Ferreira disse...

Olá!

Não posso deixar passar este teu post sem comentário.
Primeiro pelo valor inequívoco da pessoa que aqui se lembra hoje, que a sua vida terrena seja imensa porque o seu legado já o é.
Depois porque é muito importante que estejamos todos atentos ao que se passa no Tibete e ao que o seu líder tem feito para impedir que o seu país sucumba de uma vez às mãos da prepotente China.

Parabéns à amiga Margarida!
A ti, obrigado por teres trazido até nós mais uma grande figura do Mundo.

Beijo
J.Ferreira

Unknown disse...

Querida amiga Ná,
eu chego mais tarde ainda mas mesmo assim não posso deixar de apresentar aqui os meus sinceros parabéns a este Grande Senhor.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Minhas queridas amigas Celle e Ana,

Obrigada pelos vossos comentários. Tarde ou cedo, estamos sempre a tempo de dar os parabéns e aproveitar para evidenciar o que este Mestre Espiritual nos ensina.

Maninha Celle, eu não mereço essas palavras. Não é por falsa modéstia, não.
A verdade é que para tudo o que se faz para melhorar este espaço, eu, melhor, nós, temos sempre a ajuda preciosa da nossa querida Ana Martins.
Ela fez (entre outras coisas) integralmente a nossa Galeria de Presentes e Selos.
Claro que tudo foi falado e autorizado pelo nosso querido Administrador, que vai dando a sua opinião.
Querido João, acho que bem podíamos dar uma "pasta" a nossa Ana.

Sei bem que me afastei do que a Celle queria dizer, mas se calhar não foi por acaso, nada é!

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Um Olá especial para o meu (nosso) fotógrafo de serviço, que já foi dar o seu giro de bicicleta matinal.

Obrigada pelo teu comentário. Sabes bem como prezo a tua presença e opinião, e este Senhor não merece passar sem uma palavra.

Beijo