09/05/2010

Pais e filhos, ontem e hoje


Realmente as relações entre as pessoas tem sofrido grandes alterações. A dedicação, o respeito, o carinho, a atenção, deram lugar ao egoismo e à impaciência.
Como será daqui a 10 ou 20 anos???

4 comentários:

orvalho do ceu disse...

OLá, de fato quando colocamos o eu à frente de tudo é terrível!
Temos visto o egoísmo superar o amor, é pena!
Abraços fraternos

orvalho do ceu disse...

Quero agradecer também pela linda melodia que permeia o blog, linda demais! Há tempo que aprecio esse tom discreto e suave, me regenera a alma...
Sempre jovens e fazendo-nos felizes...
Obrigado

A. João Soares disse...

Querida Orvalho do Céu,

Num mecanismo complexo como é a humanidade, cada peça deve ser ajustada às outras a fim de poderem funcionar bem e produzir aquilo para que foi feito. Cada um tem o seu lugar e a sua função, e a sua eficácia resulta do factor sinérgico do bom funcionamento do conjunto.
O eu deve ser protegido e desenvolvido mas sem prejudicar a eficaz interacção com os outros. Foi-nos ensinado «amai os outros como a vós mesmos» o que pressupõe que a referência é o amor a nós próprios, para depois amarmos os outros com igual intensidade. E quando se diz «outros» pretende dizer-se os diferentes, estranhos, fora do círculo dos amigos.
Ouvi um indivíduo muito sensato e numa função de responsabilidade dizer: «respeito todas as pessoas, mas apenas tenho consideração pelas que a merecem».
Este post mostra que as gerações mais novas estão esquecendo os valores éticos, o respeito pelos outros, mesmo da família, porque estão assoberbados no culto ao dinheiro, ao lucro, à ostentação consumista, às banalidades materiais, em prejuízo da verdadeira felicidade e paz de espírito.

Beijos
João
Do Miradouro

Luis disse...

Caro João,
Se a Educação e a falta de Valores se mantiver tal como está agora, ou pior ainda, tornará a sociedade humana num caos... Há que inverter tudo isto e depressa se quizermos viver num mundo em PAZ!!!!
Um abraço amigo.