14/05/2010

Cuidados a ter com as lampadas de baixo consumo.


Atenção às lâmpadas de baixo consumo. Se alguma se partir, devem seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico, que junto, para evitarem os graves danos causados pelo mercúrio.

Aviso do Ministério britânico da Saúde sobre as lâmpadas economizadoras de energia:

Estes tipos de lâmpadas que são chamadas de poupança de energia ou lâmpadas de baixa energia, se elas se partem causam sério perigo! Tanto que todo mundo vai ter que sair da sala, pelo menos, 15 minutos.

Porque elas contém mercúrio (venenoso), que causa a enxaqueca, a desorientação, os desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.

E muitas pessoas com alergias, causa-lhes a condição de pele e outras doenças graves apenas tocando a esta substância ou inalado.

Além disso, o ministério alertou por não limpar os restos da lâmpada quebrada com o aspirador de pó, pois iria espalhar a contaminação para outros lados da casa quanto estiver usando o aspirador de pó novamente

Devem ser limpos através de vassoura ou escova normal e mantidos num saco lacrado e jogado bem fora de casa no lixo para materiais perigosos.

Aviso: O mercúrio é perigoso, mais venenosa que o chumbo ou arsénio!!


4 comentários:

Celle disse...

Amigo Luis, muito útil esta publicação. Nunca preocupou-me as lâmpadas frias, nem mesmo associei o perigo ocasionado por uma lâmpada quebrada,embora, soubesse do perigo do mercúrio. Como eu, outros desligados se acenderão!
Obrigada pelo alerta.
Celle

Jortas disse...

Amigo,
agradeço a informação. Não sabia que esse metal estava na composição das lâmpadas. Julgava que por serem amigas do ambiente, também eram de menor perigosidade.
Estava enganado.
Obrigado

Fernanda disse...

Querido amigo Luís,

Uso em todos os cantos da casa dessas lâmpadas.
Tenho a noção quase exacta de que nunca se partiu nenhuma, mas não sabia do que aqui nos conta.

Obrigada pela informação.
Muitíssimo útil.

Beijinhos

Luis disse...

Caríssimos amigos,
Pois é... tanta publicidade para o uso dessas lampadas e depois esquecem-se de dar este alerta!
Eu próprio desconhecia!!!
Saudações amigas.