11/11/2008

O CONDOMÍNIO DOS PÁSSAROS

Gosta de pássaros? Eu gosto muito. São tão lindos! São uma dádiva da Natureza.
Se gosta, continue a ler. Se não gosta…continue a ler, para aprender a gostar…

Certamente que aquele beija-flor tinha perdido a rota, quando veio acariciar a rosa solitária que enfeitava a janela do meu apartamento. Era uma rosa rubra.
Talvez pelo colorido chamativo, o beija-flor se afeiçoou a ela, primeiro pela beleza, depois, pelo néctar de suas pétalas.

No primeiro dia chegou timidamente, assustado. Queria naturalmente saber se o ambiente era amigo: Encontrou um coração aberto, e foi voltando a cada hora, no decorrer das necessidades ou por misteriosa saudade.

Trazia a alegria...trinava... e no belo dia de chuva, fez uma imensa festa no fio de energia, tomando banho, abrindo as asas, num intenso louvor
à vda.

No quarto dia, quando eu já estava acostumado à sua presença única, apareceu com uma amiga, e pelo olhar pude deduzir que seria um novo amor.

Na semana que se iniciava, comecei a notar, e com desespero, que a única rosa do meu jardim suspenso, estava murchando. Mas me lembrei que havia ainda uma possibilidade de cativar por mais algum tempo o meu amiguinho marrom - clarinho, de bico longo.

Pronto! Lá estava o suporte cheio de água com açúcar e algumas flores desconhecidas, aliás, flores indicativas como a mostrar que se poderia experimentar, embora sem perfume algum.
Uma bicada e aconteceu o milagre!
Foi um sucesso o meu ventre de plástico transparente e flores artificiais!

Encantei-me com a idéia de que, com quatro rosas e muito doce, eu poderia alegrar a vida de mais alguns beija-flores da redondeza, que estavam perdidos, com falta de flores, ou famintos.

Lavava e cuidava das minhas rosas artificiais; elas eram a garantia dos meus amigos, e a cada dia aparecia um diferente.

Foram se convidando... fazendo uma corrente....
Comprei mais rosas, e o meu jardim suspenso de rosas artificiais promovia um balé de pássaros que voavam para a frente e para trás, numa coreografia de anjos de todas as cores, todos os tamanhos e uma crença: A felicidade!

Cheguei a ficar feliz quando o vizinho da direita, e o da esquerda, começaram a imitar a idéia.

A principio fiquei preocupado pelo fato deles estarem "roubando" o carinho dos meus convidados, mas depois verifiquei que eram tantos, e o meu vizinho estava usando um açúcar diferente, próprio para eles e com vitaminas e sais minerais.

Que bom saber, comprei a idéia! Se era para a saúde e felicidade deles, porque não?

Então, as crianças taciturnas dos apartamentos aprenderam a sorrir!

As mulheres idosas plantaram amoreiras, e começaram a aparecer o assanhaço e as saíras!











Um casal de namorados jogava canjiquinha no banquinho onde costumavam trocar beijos, e apareceram as rolinhas, e o condomínio foi se transformando em uma grande festa!

Até "João-de-mal", que vivia se confrontando com a vida, se rendeu, e se tornou o xerife da passarada. Plantou no jardim as Madalenas, as Namoradeiras e a flor Morena. Provia a todos e voltou a ser feliz!

O prefeito inventou uma condecoração para homenagear os habitantes do condomínio.

O padre rezou missa campal e abençoou com muita água benta!

A saudade me pegou pela mão e eu voltei lá outro dia, e fiquei imensamente feliz, por ter produzido, com grande simplicidade, um sentimento!

A vida prospera, borbulhante de flores e de pássaros!

Fulgurante, como nos tempos primeiros!



Autor: João das Flores – Escritor amador
Vitória, Espírito Santo, Brasil

16 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Mariazita,
Com um gesto de ternura e carinho se muda a vida natural num pequeno espaço. E pouco-a-pouco a alegria a música se espalham para mais longe. Assim se pode melhorar o nosso mundo, a felicidae da sociedade, o bem-estar das pessoas. Não paremos, avancemos com fé no sucesso!!!
Beijos
João

Adelaide disse...

Querida Amiga Mariazita,

O texto maravilhoso com que presenteou os CVS trouxe-me à ideia o meu canário amarelo que fala comigo do seu jeito, e cuja presença me dá muita alegria, porque, às vezes pego nele para lhe dar beijos na cabecinha e para fazer festas que o consolam a ele e a mim. Num destes episódios de carinho descubro que tem uma perninha inflamada por da causa da horrivel anilha que lhes colocam e que causam a morte de muitos pássaros. Ah, mas eu levei-o ao veterinário, felizmente a tempo, mas, perdeu a perninha depois de ter sido submetido a uma operação cirúrgica. Andou uns tempos triste,
a tentar adaptar-se à sua nova situação de falta de equilíbrio mas, finalmente conseguiu voltar a cantar e, agora está um canário elegante, só com uma perna, difícil de acreditar, mas parece que compreendeu que tem uma amiga para lhe acudir nas horas difíceis.

Beijos
Adelaide/Milai

stériuéré disse...

Amiga Mariazita, são as mais simples coisas da vida que nos dão o verdadeiro prazer! Tudo se baseia nisso. Adorei o texto , repleto de simplicidade e vida . Esses pássaros são lindos demais. Beijos amiga e boa noite!
Sté

Unknown disse...

Lindo texto Mariazita,
até porque gosto muito de pássaros, tenho cerca de 30, 9 deles já cá nasceram.
Aliás cá em casa há pássaros, peixes e um gato.
A natureza é maravilhosa e encantadora e a familia toda gosta de animais.

Beijinhos

Ana Maria disse...

Uma história de felicidade.
Beijinhos!

Mariazita disse...

Querido amigo João
Resolvi publicar este texto porque, para além de achar a história muito bonita, contém , sobretudo, uma bela mensagem. Mostra como, seguindo-se um bom exemplo, se pode criar um "condomínio" feliz.
Se TODOS imitarmos o bem que UM faz o mundo passará a ser melhor.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Querida Milai
Incrível, a história que nos contas do teu canário!
Eu nem imaginava que fosse possível operar um ser tão pequenino.
E que maravilha ele ter-se adaptado e agora conseguir aguentar-se só numa patinha!
É um bom exemplo para algumas pessoas que passam a vida a lamentar-se das suas mazelas, em vez de reagirem e seguir em frente.
Obrigada, querida amiga, por teres partilhado connosco uma história tão linda!
Um beijinho muito grande
Mariazita

Mariazita disse...

Querida Sté
Que bom que gostaste, amiga!
A simplicidade pode tornar a vida mais bela, sem dúvida.
Beijinhos, e um dia feliz.
Mariazita

Mariazita disse...

Querida Ana Martins
Antigamente (nos tempos em se diziam coisas rsrs ) dizia-se:
"quem gosta de animais não pode ser má pessoa"...
Eu também já tive muitos pássaros, penso que uns 30, quando morei numa casa com quintal.
Também já tive peixes, e a minha mãe (e eu, em solteira) não podia viver sem gatos.
Agora, num apartamento...tenho só um cão (tenho tido sempre cães, desde que me recordo de ser gente...). Na verdade adoro animais. Acreditas que gosto imenso de visitar jardins zoológicos???
Noutra incarnação devo ter sido bicho...
Até logo, amiga.
Beijinhos
PS - So a título de curiosidade, deixa-me dizer-te uma coisa.
Tenho 2 irmãs que vivem nos Estados Unidos, uma delas tem 2 filhas. Entre elas têm 11 gatos, e ainda alimentam mais 5 ou 6 lá no quintal.

Mariazita disse...

Oi, Ana Maria
Tem razão, é uma história feliz.
Obrigada.
Beijinhos
Mariazita

Alice disse...

Lindo demais !!

Mariazita disse...

Oi, Alice
Que bom que vc gostou!
Obrigada
Bjs
Mariazita

PreDatado disse...

Eu gosto de passaros. E gostei do seu texto.

Adelaide disse...

Querida Mariazinha,
É bom visitar este espaço e encontrar-te, assim como ao nosso amigo João e não só.
A Histório da meu canário, cujo nome é Leonardo, é verdadeira e incrível na verdade. Vou tentar tirar-lhe uma foto, todo pimpão, numa perna só.
Beijos da Mara que ainda é Milai.

Carlos Rebola disse...

Mariazita

Adorei este post. No Brasil, passava imenso tempo observando os beija-flores são tão graciosos e de tantas variedades que nos esquecemos da nossas limitações e damos asas à nossa imaginação. Era pequeno e recordo-me dum beija-flor que visitava as flores junto ao poço no quintal da minha mãe, era gerador de tantos sentimentos bons e de muita alegria, era pequenino mas muito diligente. Infelizmente não voltei a observar mais nenhum aqui no Zambujal.
No meu jardim e quintal atraio os pássaros com água no verão e comedouros no inverno, tenho uma casinha que fiz e coloquei num canto do jardim onde os chapins reais fazem ninho todos os anos.
Obrigado por me ter feitos recordar momentos muito bonitos da minha vida com este texto sobre pássaros, ilustrado com bonitas fotografias.

Beijos
Carlos Rebola

Mariazita disse...

Caro Carlos
Fico muito feliz por ter contribuido para boas recordações.
Eu gosto muito de pássaros, mas penso que nunca vi nenhum beifa-flor ao natural...
Como vivo num apartamento (infelizmente não tenho quintal) e havia muitos passarinhos que se dependuravam na beirada das persianas, arranjei uma gaiola, que tem sempre a porta aberta, e coloquei-a junto à janela. Dentro tem um recipiente com comida e outro com água. Não imaginas a quantidade de passarinhos que vêm comer! Logo de manhã põem-se a cantar, penso que a chamar os outros para virem comer...
Há coisa mais linda???

Bom domingo
Beijinhos
Mariazita