08/11/2008

Revolução na Alma

Ninguém é dono da tua felicidade, por isso não entregues a tua alegria, a tua paz, a tua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém.
Somos livres, não pertencemos a ninguém, e não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.
A razão da tua vida és tu mesmo.
A tua paz interior é a tua meta de vida.
Quando sentires um vazio na alma, quando acreditares que ainda está faltando algo, mesmo tendo tudo, remete o teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em ti.
Pára de colocar a tua felicidade cada dia mais distante de ti!
Não coloques objectivo longe demais das tuas mãos, abraça os que estão ao teu alcance hoje.
Se andas desesperado por problemas financeiros, amorosos ou de relacionamentos familiares, busca em teu interior a resposta para acalmar-te, tu és o reflexo do que pensas diariamente.
Pára de pensar mal de ti mesmo e sê o teu melhor amigo sempre!
Sorrir significa aprovar, aceitar, facilitar.
Então, abre um sorriso para aprovar o mundo que quer oferecer o melhor!
Com um sorriso no rosto as pessoas terão as melhores impressões de ti, e estarás afirmando para ti mesmo, que estás “pronto” para ser feliz...
Trabalha, trabalha muito a teu favor.
Pára de esperar a felicidade sem esforços.
Pára de exigir das pessoas aquilo que nem tu conquistaste ainda.
Critica menos, trabalha mais.
E, não te esqueças nunca de agradecer.
Agradece tudo que está na tua vida nesse momento, inclusive a dor.
Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida.
A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.
Texto do filósofo grego Aristóteles
Escrito no ano 360 AC
Sê muito feliz, bom fim-de-semana

22 comentários:

Vivian disse...

..."Agradece tudo que está na tua vida nesse momento, inclusive a dor.
Nossa compreensão do universo, ainda é muito pequena para julgar o que quer que seja na nossa vida."

...lindíssimo texto para refletir.

obrigada pela oportunidade,
meu querido João!

muahhhhhhhh

Mariazita disse...

Querido amigo João
Este texto é belíssimo.
E, se pensarmos que foi escrito em 360 AC, torna-se ainda mais admirável.
Aristóteles foi um grande pensador e conhecedor da alma humana.
A felicidade tem que acontecer de dentro para fora, já que está em nós mesmos.
E se não a sentimos, não podemos culpar o mundo por isso. É dentro de nós que temos que procurar os motivos dessa ausência (da felicidade), e combatê-los.
Um feliz fim de semana.
Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Cara Vivian,
Será difícil chegarmos a compreender todos os segredos do universo. Mas para ser feliz, basta não querermos o impossível e apreciarmos as pequenas belezas que nos cercam: o acordar com capacidade de ver, ouvir e movimentar, o sol, uma flor, o fenómeno da chuva a temperatura que está mais ou menos quente ou fria, todas as as minúsculas parcelas da natureza, podem ser motivos de reflexão de apreço pela vida.
A felicidade depende da forma como se apreciam todas as pequenas coisas, depende dos nossos pensamentos positivos.
Um abraço
João

A. João Soares disse...

Querida Mariazita,
Recebi este texto incluído num .pps e achei-o muito adequado a este nosso espaço. Ainda bem que há quem goste destes conselhos didácticos. Repetindo, talvez palavras como estas venham a contribuir para que a humanidade de se torne melhor.
Beijos
João

Marco Rebelo disse...

grande filósofo :)

A. João Soares disse...

Marco Rebelo,
Perante as palavras dos comentadores, parece que não errei ao escolher este texto que vinha incluído num anexo em .pps. Considero estas reflexões muito interessantes para meditarmos nos verdadeiros valores da vida, hoje tão desprezados. Mas, repetindo palavras como estas, talvez venha a ser produzido um efeito positivo nas mentes menos distraídas e se contribua para que a humanidade se torne melhor, com mais civismo e solidariedade. Ninguém pode amar os outros se não tiver autoestima e procurar ser feliz.
Actualmente faltam filósofos que indiquem o melhor sentido da vida quer individual quer colectiva. Se houvesse economistas sabedores e honestos, amigo do semelhante e da humanidade em geral, teria sido evitada a actual crise financeira que vai acentuar a pobreza dos pobres e engordar os ricos como se vê nos apoios aos banqueiros com dinheiros dos impostos pagos por quem trabalha. E também já teriam sido eliminados os paraísos fiscais, ou mesmo nem se teriam desenvolvido.
Abraço
João

Unknown disse...

Caro amigo João,
Um texto fantástico, com conselhos sábios escrito por um grande Filósofo.

Tudo seria mais fácil se todos vivessem a vida seguindo estes padrões.

Beijinhos e um resto de bom fim de semana.

Pelos caminhos da vida. disse...

Hoje vim conhecer esse espaço,fiquei impressionada com o texto que li,quer dizer serviu muito para mim,é como se Deus falasse ao meu ouvido:entre nesse espaço tem algo para lhe dizer.
Obrigado por esse texto, foi como um puxão de orelha para eu acordar para mim e para minha vida,e ver que nem tudo está perdido.

Fim de semana de luz.

beijooo.

A. João Soares disse...

Ana Martins,
Lindas palavras as suas. Este texto insere-se na sequência das suas belas participações e nas da nossa amiga Mariazita. fica aqui uma colectânea de textos muito didácticos para se ter uma vida sã.
Obrigado
João

A. João Soares disse...

Pelos caminhos da vida,
Seja bem vinda a este espaço, onde encontrará lindos textos de muito interesse para quem queira levar uma vida com valores e princípios que hoje estão a ser muito desprezados.
Beijos
João

Ana Maria disse...

Belo texto reflexivo. Durma na paz de Deus amigo, Um domingo espetacular.
Beijinhos!

A. João Soares disse...

Ana Maria, Obrigado pela visita e pelo comentário. Ainda bem que aprecia esta minha opção de trazer para aqui este texto cheio de esinamentos para uma vida plena.
Tenha um Domingo com paz e felicidade.
Beijos
João

Táxi Pluvioso disse...

Hmm, ou foi traduzido à pressa ou deturpado, não parece muito aristotélico.

A. João Soares disse...

Taxi Pluvioso,
Pode acontecer que ou alguém a montante ou o criador do Power Point de onde retirei o texto tenha dado a este óptimo texto o nome do filósofo para lhe dar mais credibilidade. A vaidade humana anda à procura de imagem e visibilidade. Até os há que adquirem à pressa o título de engenheiro, depois de mestrado e a seguir o doutoramento que não tarda!
Mas este texto tem interesse independentemente do seu autor.
Mesmo que fosse de autor desconhecido ele estaria aqui, até porque só vi o autor quando cheguei ao fim do trabalho de o extrair das imagens do .pps.
Abraço
João

Tony Madureira disse...

Olá,

Apesar de este texto ter sido escrito há tantos anos, está sempre actual.
Subscrevo inteiramente.


Bjs

A. João Soares disse...

Caro Tony,
A essência do ser humano não muda ao longo dos tempos. O que muda são pormenores, acessórios da moda, das «civilizações» que se sucedem de uma forma por vezes sem lógica e com muita loucura.
Devemos rever estes textos e outros de cariz semelhante a fim de não perdermos completamente a nossa condição de humanos.
Hoje, o homem está transformado numa máquina de moedas que recebe a moeda para depois prestar um serviço. Sem moeda nada feito!
Os políticos agem dessa maneira, fecham escolas, centros de saúde só porque não rendem a quantidade de moedas que eles pretendem.
O ser humano deixou de ter valor na sociedade actual. Só contam na medida em que podem pagar impostos. Mas, pelo contrário, os bancos, que nos roubam diariamente, podem fazer erros que bradam aos céus que o governo está disponível para lhes dar milhões que nos retirou através dos impostos. O que é preciso é manter os tachos dos seus administradores que ganham fortunas escandalosas, como foi noticiado a propósito do Cadilhe. Mas, como ele, há muitos na CGD e em todas as empresas em que o Estado tem interesses.
Um abraço
A. João Soares

stériuéré disse...

Isto amadurece-nos o espírito, acalma-nos o moral, mesmo depois de sermos atacados por anónimos que tentam por tudo meter-nos abaixo!
Fiquei mais leve depois de ler este texto, fiquei com a certeza de que não fiz mal a ninguém. Obrigada sr João por me ter acalmado os ânimos. Espero que este texto dêa muitos a calma de espírito que precisam. Muitos beijos da sté , adoro este blog, do fundo do coração, dá-me força pa continuar!
Vamos todos abrir os nossos sorrisos e trabalhar mais pa nós próprios!

A. João Soares disse...

Cara Sté,
Devemos realmente trabalhar mais para nós próprios a fim de melhor podermos ajudar os outros. O bem que fizermos reflecte-se em nós tornando-nos mais felizes. A velha frase «amar os outros como a nós mesmos» pressupõe que nos amemos a nós próprios. A auto-estima é imprescindível.
A felicidade é gerada dentro de nós, por nós. Não podemos cruzar os braços e esperar que alguém nos venha tornar felizes.
Beijos
João

Daniel disse...

João Soares

Confesso que não conhecia, essa tradução de aristóteles. Se isso se pode e deve adaptar à juventude, serve também para os mais velhos reflectirem. Apreciei!
Cumprimentos,
Daniel

A. João Soares disse...

Caro Daniel,
A sabedoria dos velhos devia tornar-lhes desnecessário ler lições como esta, mas a juventude de espírito é de todas as idades e é sempre altura de fazer boas reflexões.
E, embora muitas jovens não tenham paciência para ouvir os avós, é sempre oportuno transmitir ciência obtida em muitos anos de meditações.
Abraço
João

GraficWorld disse...

Olá gironzolavo entre os blogs e aqui estou a saudá-lo em suas férias uma!

A. João Soares disse...

Cadinho Roco,
Amar o semelhante é aceitar os seus defeitos e virtudes. Não e fácil nos tempos presentes em que as pessoas colocam acima de tudo as suas comodidades e benefícios.
É um esforço que devemos desenvolver para superar os nossos egoísmos.
Abraço
João