19/11/2008

Sacudindo a terra

Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço. Não chegou a ferir-se, mas não podia sair dali pelos seus próprios meios.
Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que o cavalo já estava muito velho e não servia mais para nada, e também o poço já estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma.

Portanto, não valia a pena esforçar-se para tirar o cavalo de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o cavalo.

Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço.
O cavalo não tardou a dar conta do que estavam fazendo com ele, e chorou desesperadamente.
Porém, para surpresa de todos, o cavalo quietou-se depois de umas quantas pasadas de terra que levou.

O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão.

Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

Tenha a certeza de que a vida vai jogar-lhe muita terra, todo o tipo de terra. Principalmente se você já estiver dentro de um poço.
O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela.

Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que lhe jogam para seguir adiante!

Recorde as 5 regras para ser feliz:

1 - Liberte o seu coração do ódio.
2 - Liberte a sua mente das preocupações.
3 - Simplifique a sua vida.
4 - Dê mais e espere menos.
5 - Ame mais e... aceite a terra que lhe jogam, pois ela pode ser a solução, não o problema.

Que amanhã seja um dia ainda melhor do que foi hoje!

De autor desconhecido. Recebido num anexo de e-mail em .pps

7 comentários:

stériuéré disse...

Quando era mais novita, era uma pessoa, bastante stressada,impaciente, sem tempo pra nada, irritada, zangada,julgava que sabia mais do que todos, e que só eu é que era a possuídor da razão.
Hoje, ainda bem que já não sou assim. Tento ser mais paciente comigo e com os outros, procuro compreender melhor a irritabilidade dos outros, dado que eu tb não sou assim tão fácil de aturar...heheheh mas, tento perdoar ou esquecer o que me fazem ( pode ter sido um dia mau) , procuro andar com mais calma e não pensar tanto nos problemas nem nas vinganças, Adoro dar e ver a alegria das pessoas, e com tudo o que me fazem de bom ou de mau, tento aprender com isso. O que nos magoa torna-nos mais fortes, mais corajosos Abraços sr. João, fique bem.

Unknown disse...

Caro colega e amigo João,
o cavalo mostrou que tinha uma personalidade forte e vincada, uma vontade de viver do tamanho do mundo e que não eram as pás de terra atiradas para o enterrar que o iriam vencer.

Mais um texto que adorei, mais uma linda lição de vida.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Cara Stéri,
Por favor, não me trate por sr. Não sou seu avô, nem professor, nem patrão!!! Está a dar-me um diploma de idoso, que não quero, embora não me importe, e até goste, de ser velho.
Gosto de «ver» o interesse que dedica aos textos que aqui coloco, e que retira deles exemplos práticos para uma vida mais propensa à felicidade. Devemos aprender com tudo, pois de tudo podemos retirar lições quer do que devemos imitar quer do que devemos evitar. E a Stéri tem feito evoluir no melhor sentido a sua maneira de encarar a vida, com mais maturidade e pureza de sentimentos na melhor interpretação do civismo.
Beijos
João

A. João Soares disse...

Querida Ana Martins,
O nosso livre-arbítrio responsabiliza-nos por muito daquilo que nos acontece. O cavalo não se deixou vencer pela dificuldade e, depois de se cansar de pedir socorro, aproveitou a porta de saída que lhe apareceu, embora ela fosse preparada para ser o golpe final.
Nunca devemos deixar de lutar pelos nossos objectivos por piores que sejam os nossos adversários.
Há muita gente a deitar-nos pasadas de terra para cima. Não devemos seguir apaticamente a resignação e aceitar a adversidade sem lutar. Devemos sacudir e dar um pequeno passo para o lado mais favorável, como fez o cavalo.
Uma bela lição!
Beijos
João

Mariazita disse...

Querido amigo João
O cavalo é um animal nobre, e a forma como a sua figura é usada em parábolas é prova da sua inteligência.
Aqui, uma vez mais, é um cavalo que nos dá uma grande lição de vida.
Ao sacudir de cima de si a terra e servir-se dela mesma para subir e sair do poço, mostra-nos como devemos encarar os problemas que surgem na nossa vida:
- libertarmo-nos deles e usá-los como referência para nos fortalecermos (e podermos subir) evitando erros futuros.
Bom post!
Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Querida Mariazita,
O mundo vive em crise de valores morais, mais perigosa do que a financeira. Devemos fazer todo o esforço para recriar os bons hábitos, o respeito pelos outros, os bons princípios para conduzir a própria vida, procurando defender os seus interesses sem prejudicar os outros. Textos como este devem ser divulgados por todos os meios, para chegarem ao máximo de pessoas.
Cada um de nós deve procurar melhorar o meio em que vive.
Beijos
João

Táxi Pluvioso disse...

E a número 6: enriqueça para concretizar as cinco anteriores.