22/11/2008

Um dia de meditação e decisão

Depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar.
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo ir buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia, descobri que meu único rival não era mais que as minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de superá-las.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez nunca o tivesse sido. Deixei de me importar com quem ganha ou perde. Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá acima mas sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de «amigo».
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento. O amor é uma filosofia de vida.
Naquele dia deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma ténue luz no presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas…
Naquele dia aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para sonhar.

Extraído de um vídeo de Walt Disney

7 comentários:

Unknown disse...

Querido amigo,
agora deixou-me mesmo sem palavras, este é dos textos mais lindos que li.

Viver assim é viver totalmente em paz, conseguindo aproveitar em simultâneo todas as coisas boas da vida.

Beijinhos

Daniel disse...

João Sares

Muito feliz o texto, ou não fosse marca Walk Disney, esse génio de criatividade humanista.
Por outro lado há mérito de quem divulga, até porque encerra a verdade, uma verdade que devia ser muito mais assumida.
Um abraço,
Daniel

A. João Soares disse...

Caros comentadores, Ana Martins e Daniel,
Há em circulação, através da Internet, lindos textos que deviam ser mais divulgados, meditados e seguidos na vida corrente. O mundo seria muito melhor se nos aproximássemos dos ideais. Mas, infelizmente, hoje tudo se atropela pelo dinheiro, como fica demonstrado pelo caso do BPN, da corrupção dos árbitros do futebol, etc, etc.
Penso que se cada um de nós fizer um pequeno esforço, a vida será melhor e deixaremos aos vindouros um mundo mais harmonioso.
Cumprimentos
João

Táxi Pluvioso disse...

Como as coisas estão só mesmo a dormir as conseguimos engolir.

Ana Maria disse...

Fiquei ausente uns 4 dias. Estou retornando com minhas visitas diárias. Tenha um domingo iluminado!
1000beijinhos!

A. João Soares disse...

Táxi Pluvioso,
Não devemos ser muito pessimistas. Temos de agir porque, mesmo que em pequenas quotas partes, o futuo do País está nas mãos de todos nós, de cada um de nós. E devemos, ao criticar, deixar uma sugestão, uma pista, para o sucesso deste rectângulo que queremos seja maravilhoso, cada vez mais!
Abraço
João

A. João Soares disse...

Ana Maria,
Apareça sempre. Dê sinais de vida. Precisamos de nos sentir companheiros nesta viagem terrena, com votos de que o mundo seja cada vez menos mau, à procura de harmonia entre todos.
Beijos
João