13/11/2008

Faça a sua parte

O Vestido Azul
(Autor desconhecido, recebido por e-mail)

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a Escola local. A sua mãe não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. As suas roupas eram muito velhas e maltratadas.

O Professor ficou penalizado com a situação da menina.
- "Como é que uma menina tão bonita pode vir tão mal arrumada para a Escola?"
Separou algum dinheiro do seu salário e, embora com dificuldade, resolveu comprar-lhe um vestido novo. Ela ficou linda no vestido azul!

Quando a mãe viu a filha naquele lindo vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão suja para a escola. Por isso, passou a dar-lhe banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar suas unhas...

Quando acabou a semana, o pai disse:
- "Mulher, você não acha uma vergonha que a nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal você ajeitar a casa? Nas horas vagas, eu vou dar uma pintura nas paredes, consertar a cerca, plantar um jardim."

Algumas semanas depois, a casa destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, e o cuidado em todos os detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e resolveram também arrumar as suas casas, plantar flores, usar pintura e criatividade.Em pouco tempo, o bairro todo estava transformado...

Um homem, que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, pensou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao Prefeito expor suas ideias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários ao bairro.

A rua, de barro e lama, foi substituída por asfalto e calçadas de pedra.
Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania.

E tudo começou com um vestido azul...

Não era intenção daquele professor consertar toda a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, deu a sua parte. Fez o primeiro movimento que acabou fazendo que outras pessoas se motivassem a lutar por melhorias.

Será que cada um de nós está fazendo A SUA PARTE no lugar em que vive? Ou será que somos daqueles que somente apontam os buracos da rua, as crianças à solta sem escola e a violência do trânsito?
Lembremos que é difícil mudar o estado total das coisas. Que é difícil limpar toda a rua, mas é fácil varrer a nossa testada.
É difícil reconstruir um Planeta, mas é possível dar um vestido azul.

Há moedas de amor que valem mais do que os tesouros bancários, quando endereçadas
no momento próprio e com bondade.
Você acaba de ganhar um lindo “vestido azul”!
Faça a sua parte! COMPARTILHE esta ideia com os seus amigos e familiares.

Vamos melhorar o NOSSO PLANETA-CASA !
Presenteie FELICIDADE e SEJA FELIZ!

10 comentários:

Adelaide disse...

Querido Amigo João,
Este texto tão belo deu-lhe imediatamente a ideia de o
compartilhar com os seus amigos. É o seu bom coração a lembrar-se dos outros. Como vê eu tenho razão. Quem sabe se já deu o seu VESTIDO AZUL!
Como este nosso mudo seria tão mais belo se houvesse um professor assim em cada escola!
Beijos Milai

A. João Soares disse...

Minha querida amiga Milai,
Há encontros na vida que nos marcam, um deles foi com a vóvó Milai. Mas as suas palavras são demasiado lisonjeiras. Quanto ao vestido Azul, no aspecto simbólico, tenho procurado dar a minha colaboração com a frequência possível. A publicação deste texto, que me ocupou tempo a retirar do .pps, constitui a oferta de um «vestido azul» para os meus visitantes.
Mil beijinhos deste seu admirador
João

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

Um lindo momento recebido!
Bela escolha do texto!
Compartilho a admiração pelo blog!
Tenham um ótimo fim de semana!
Beijos do outro lado do mar

*****

A. João Soares disse...

Eterna Apaixonada,
Obrigado pelas palavras simpáticas. A felicidade faz-se de pequenos gestos que vão arrastando outros , como o areal da praia, extenso, bonito, e feito de pequeníssimas areias.
Com um pequeno gesto feito por cada ser humano, o Planeta azul ficará mais saudável, mais agradável.
Faça a sua parte e convença os outros a fazerem a deles.
Beijos
João

Unknown disse...

Caro colega e amigo João,
o texto que hoje aqui nos traz é um forte incentivo não só para ajudar os outros, como também para começar a mudar o que está mal no nosso planeta. Começando por iniciativas ainda que pequenas, o que importa na realidade é o primeiro passo, faz todo o sentido.

Parabéns a si que o trouxe cá, parabéns ao autor do texto pela sensibilidade e bondade que transmite.

Beijinhos.

A. João Soares disse...

Cara Amiga Ana Martins,
Não são acções espectaculares, nem mediáticas, porque essas são isoladas e sem continuidade, apenas tendo a intenção de dar nas vistas. O que é essencial é um comportamento contínuo, sistemático, com os pequenos gestos de cada dia orientados para o bem, para a preservação do ambiente, da Natureza.
E os seres humanos são o principal factor da Natureza e do ambiente.
Haja sensibilidade e convençamo-nos de que a nossa felicidade depende da nossa posição perante os outros.
Beijos
João

Unknown disse...

Caro João,
tem toda a razão, mas a sensibilização começa em nós pais e educadores, que temos o dever de orientar e ensinar as nossas crianças, os futuros HOMENS de amanhã, a amar e preservar a natureza e o meio ambiente.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Cara Ana,
A educação para o ambiente e para os outros assuntos, depende muito dos pais, da família, dos professores, dos exemplos que são dados por vizinhos e estranhos. O papel de quem vive em contacto com as crianças é chamar-lhes atenção para os procedimentos e levar as crianças a pensar e concluir o que está mal e o que está bem. Ensinar a pensar e a apreciar aquilo que se observa é o melhor contributo para a preparação de futuros adultos.
Beijos
João

stériuéré disse...

Todas as pessoas deveriam ter um simples vestido azul! De certo que haveria mais aproveitamento em tudo, mais vontade de fazer e mais gosto em ter e ver as coisas.Existiria de certo mais respeito entre as pessoas, dando mais valor ao que o nosso "vizinho" faz.
Grande " lição" que o sr, A. João nos deu! Adorei!

Táxi Pluvioso disse...

É o que se chama o efeito dominó mas só sucede ao contário.