16/11/2008

Um pensamento por mês

Pensamentos retirados de um calendário mexicano para 2009, com dados biográficos da Internet

Janeiro - Mario Benedetti, [(Paso de los Toros, 14 de Setembro de 1920) é um poeta, escritor e ensaísta uruguaio, integrante da Geração de 45.]:
Gosto da gente que vibra, que não precisa de ser empurrada, que não precisa de ser mandada fazer as coisas, mas que sabe o que deve fazer e o faz.
Gosto da gente justa com os seus semelhantes e consigo própria, mas qua não perca de vista que somos humanos e podemos errar.

Fevereiro - Assim orava Gandhi, [Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi, nasceu no dia 2 de outubro de 1869 na Índia ocidental.]:
Senhor,
Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes e a não dizer mentiras para receber os aplausos dos fracos.
Se me dás sorte, não me tires a razão.
Se me dás êxito, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me sempre a ver a outra face da medalha, não me deixes inculpar de traição os outros por não pensarem como eu.
Ensina-me a amar as pessoas como a ti mesmo e a não julgar-me como os demais.
Não me deixes cair no orgulho se triunfo, nem no desespero se fracasso.
Mas, recorda-me que o fracasso é a experiência que precede o triunfo.

Março - Gabriel José Garcia Márquez [Escritor Colombiano, nasceu em Aracataca (Colômbia) em 6 de Março de 1927]:
Só porque alguém não te ama como tu queres, não significa que não te ame com todo o seu ser.

Abril - Charles Chaplin [Charles Spencer Chaplin, ("Charlie") também conhecido por Carlitos no Brasil. ( 16 de Abril de 1889 - 25 de Dezembro de 1977), foi um actor e director inglês]:
A vida é uma peça de teatro que não permite que não permite ensaios.
Por isso, canta, ri, baila, chora e vive intensamente cada momento da tua vida… anters que o pano baixe e a peça termine sem aplausos.

Maio - Facundo Cabral [cantor e pensador Argentino, nascido em 22 de Maio de 1937 na cidade de Balcarce, província de Buenos Aires, Argentina]:
Há tantas coisas para gozar e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Além disso, o universo sempre está disposto a agradar-nos, por isso estamos rodeados de boas notícias. Cada manhã é uma boa notícia. Cada criança que nasce é uma boa notícia, cada cantor é uma boa notícia, porque cada cantor é um soldado a menos, por isso há que ter cuidado com o que não canta porque algo esconde.

Junho - Pablo Neruda [(Parral, 12 de Julho de 1904 — Santiago, 23 de Setembro de 1973) foi um poeta chileno premiado com o Nobel de Literatura de 1971]:
Recordo que qualquer momento é bom para começart e que nenhum é tão terrível para claudicar.
Não esqueçasque a causa do teu presente é o teu pasado assim como a causa do teu futuro será o teu presente.
Aprende dos audazes, dos fortes, de quem não aceita situações, de quem viverá apesar de tudo, pensa menos nos teus problemas e mais no teu trabalho e os teus problemas sem os alimentares morrerão.
Aprende a nascer a partir da dor e a ser maior que o maior dos obstáculos.

Julho - Lao Tse [filósofo chinês que viveu aproximadamente no Século VII a.C.,]:
Quem conhece os homens é inteligente.
Quem se conhece a si mesmo é iluminado.
Quem vence os outros possui força.
Quem se vence a si mesmo é ainda mais forte.
Que, se conforma com o que tem é rico.
Quem age com vigor possui vontade.
Quem se mantém onde encontrou o seu lugar, perdura longamente.
Morrer e não perecer, é a verdadeira longevidade.

Agosto - Paulo Coelho [(Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1947) é um escritor, compositor, artista plástico, filósofo e ator brasileiro]:
Todos os dias Deus dá-nos um momento em que é possível mudar tudo o que nos faz felizes. O instante mágico é o momento em que um sim ou um não podem mudar toda a nossa existência.

Setembro - Omar Khayyam [(Nishapur, Pérsia, 18 de maio de 1048 — 4 de dezembro de 1131), poeta, matemático e astrônomo iraniano.]:
Admitamos que tenhas resolvido o enigma da Criação.
Mas, Qual é o teu destino?
Admitamos que tenhas despojado de todas as suas vestimentas a Verdade.
Mas, Qual é o teu destino?
Admitamos qe que tenhas vivido cem anos felizes e que te esperem mais outros cem
Mas, Qual é o teu destino?

Outubro - Madre Teresa de Calcutá [cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, (Skopje, 27 de Agosto de 1910 — Calcutá, 5 de Setembro de 1997) foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedónia e naturalizada indiana beatificada pela Igreja Católica.]:
Se na verdade queremos amar, temos que aprender a perdoar.

Novembro - Santo Agostinho [(Tagaste, 13 de Novembro de 354 — Hipona, 28 de Agosto de 430) foi um bispo católico, teólogo e filósofo, considerado pelos católicos santo e Doutor da Igreja.]:
Deus não manda-nos coisas impossíveis, senão, ao mandar o que manda, convida-te a fazer o que puderes e pedir o que não puderes e ajuda-te para que possas.
Se queres conhecer uma pessoa, não lhe perguntes o que pensa senão o que ama.
Quem não teve que suportar atribulações, é porque não começou a ser cristão de verdade.
Aprova os bons, tolera os maus e ama-os a todos.
Quando oramos falamos com Deus, mas quando lemos a sua palavra é Deus quem fala connosco.

Dezembro - Tertuliano [Quintus Septimius Florens Tertullianus, conhecido como Tertuliano (nasceu em Cartago por volta de 150 e 155 d.C. - faleceu em Cartago em 222); foi advogado e teólogo.]:
Queres ser feliz por um instante? Vinga-te!
Queres ser feliz para sempre? Perdoa!

14 comentários:

Vivian disse...

...está é a máxima da paz:

Queres ser feliz por um instante? Vinga-te!
Queres ser feliz para sempre? Perdoa!

que lindo isso!

A. João Soares disse...

Querida Vivian,
Há frases curtas com grande significado. Esta diz muito com poucas palavras. Estão neste Blog vários posts a fazerem um forte apelo ao respeito pelos valores éticos, que enformaram a sociedade até há poucos anos. Hoje, as pessoas vivem obcecadas pelo dinheiro e deixam-se arrastar pelo consumismo e pela aparência de riqueza, esquecendo aquilo que há de mais significativo na vida.
Devemos procurar melhorar a sociedade mas a mudança dos hábitos das pessoas não pode ser rápida. Será conseguida se cada um quiser dar um pequeno passo nesse sentido todos os dias. Um sorriso, uma palavra amável podem ser o desencadear de comportamentos mais solidários. Não é coisa a fazer por decreto. Tem de começar debaixo para cima, um movimento cívico que pode tornar-se imparável.
As boas ideias podem sair de qualquer cabeça e, se vierem de baixo acabam por ter mais durabilidade do que se forem impostas por cima. Duas ou três pessoas podem apresentar uma proposta bem argumentada a um mecenas para iniciar uma actividade de solidariedade, de apoio a desempregados que saibam fazer artesanato e queiram trabalhar a sério. Fiz parte de um pequeno grupo que criou a Academia de Seniores de Lisboa, com o apoio da Junta de Freguesia do Campo Grande que deu o espaço para o funcionamento. Já houve melhorias nas instalações e está ali para durar. Não faltam professores nem alunos. E até já tem computadores para quem queira aprender informática.
Um simples sorriso pode desencadear uma onda de bom relacionamento entre vizinhos, num bairro ou numa cidade. É preciso começar!
Beijos
João

stériuéré disse...

Como sabe, li o seu post e deixou-me absolutamente maravilhada. Aprender? Como não aprendemos o que for, basta ler, alguma coisa cá fica. heheh
Entre todos, o meu mês ( junho ) tem uma realidade e bela maneira de pensar.Não vale a pena desistir, só porque nos estamos a sentir mal e só porque temos problemas. Só temos que pensar que os outros tb têm problemas e alguns bem mais graves que os nossos. E sim, " faz a cama e nela te deitarás" ( frase da minha avózinha, grande sábia), por isso, o que faço hoje ou que fiz ontem, vai-se reflectir no meu dia de amanhã. Sr. João. Acredite, por lêr aqui hoje irei me tornar mais sábia amanhã! Logo, vale sempre a pena vir cá. Beijos sinceros!
Stériuéré

stériuéré disse...

>LOL>
O mês de Agosto ( aniversário dela) tem tudo a ver com a sua personalidade. E mais tb adora Paulo Coelho, assim como eu.

A. João Soares disse...

Cara Stéri,
Ainda bem que gostou deste post. Desejo que realmente melhore os seus comportamentos e de forma que sirva de exemplo e espalhe à sua volta esta onda que há-de construir um mundo melhor. Há muitos movimentos que exploram da melhor forma a ideia que os originou. A humanidade somos todos nós, cada um de nós.
Beijos
João

Unknown disse...

Caro amigo João,
mais um excelente post, mas para nós já não é novidade, o João brinda-nos sempre com posts interessantes onde sempre predominam o amor, amizade, lealdade,consciência, paciência, etc, etc.
De todos os pensamentos destaco este que acho simplesmente maravilhoso:

" Queres ser feliz por um instante? Vinga-te!
Queres ser feliz para sempre? Perdoa! "

Beijinhos e votos de uma excelente semana.

A. João Soares disse...

Ana Martins,
Apenas procuro, na minha prosa simples, pois não tenho a sua vocação para o poesia, seguir o seu lema de apelar para os melhores sentimentos a fim de incitar a comportamentos mais sociáveis.
Beijos
João

Anónimo disse...

Bom Dia Mariazita,

Realmente estive aquí há algum tempo para dizer o quanto acho sua foto com a criança uma lindeza, não voltei mais porque uso a internet do meu trabalho e só estou aquí de manhã. Entre uma folga e outra dou um giro pelos Blog's.

Gosto muito do seu Blog e gostaria - se tiver jeito - que você enviasse o comentário para meu e-mail e também atualização daquilo que posta (não sei se é assim que se diz) para ficar mais fácil visitá-la.

Um grande abraço e fique com DEUS!

Rita - e-mail: ritamnascimento@yahoo.com.br

Mariazita disse...

Querido amigo João
Veja o que me toca - só interrogaçãoes!
A vida é uma incógnita, sem dúvida.
Mas uma frase (do mês de Setembro) merece realce:
"Admitamos que tenhas despojado de todas as suas vestimentas a Verdade."
Na realidade eu gosto da verdade nua e crua...
Um belo post, diferente, interessante. Gostei.
Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Querida Mariazita,
O mérito deste blog pertence a si. Trouxe uma vida nova e, com a colaboração da nossa amiga Ana Martins, este espaço passou a ser um serviço público, com muitos temas para meditação, muitos impulsos para tornar o mundo mais humano, com mais civismo.
Parece que estamos todos a puxar para o mesmo lado. Assim é bonito!!! Porque estamos voluntariamente a colocar posts a nosso gosto pessoal, sem constrangimentos, e a coincidência deve-se à convergência dos nossos pensamentos, pela minha parte sem disciplina, rebeldemente!!!
Beijos
João

Ana Maria disse...

Canta , baila, ri, chora e vive.
Adorei esse pensamento do Charles Chaplin.
Espero sua visita.
Beijinhos de luz!

A. João Soares disse...

Cara Ana Maria,
A vida deve ser vivida, em pleno, com alegria, aquela alegria contagiante participada pelos amigos e conhecidos, irradiando felicidade para os outros, em ambiente de civismo, tolerância e amor.
Só poderemos ser verdadeiramente felizes em ambiente em que os outros também o sejam.
Devemos divulgar esta ideia de solidariedade.
Beijos
João

Oliver Pickwick disse...

Difícil escolher um preferido, mas, arrisco assim mesmo, fico com o de Gabriel Garcia Márquez.
Um beijo!

A. João Soares disse...

Oliver Pickwick,
Cada um deles aplicável a sua situação, todos são de grande interesse para a prática da vida, orientada por sãos princípios.
Abraço
A. João