30/11/2010
Para nos mantermos sempre jovens temos de abrir o coração e a mente.
"Afinal o que é ser-se velho? É ter rugas e cabelos brancos ou não ser capaz de evoluir? É que para permanecer psicologicamente jovem as operações de estética e o ginásio ajudam pouco
Há pessoas que, graças a tratamentos hormonais, ginástica, cirurgia estética, maquilhagem e moda, continuam a parecer jovens, mesmo tendo 70 anos. E alguns também são jovens no seu interior. Já outros têm um interior envelhecido. Que significa exactamente ser jovem ou ser velho? Os jovens lembram--nos animais juvenis: crias fofas, flexíveis, brincalhonas.
Na criança vemos vivacidade, frescura e espanto. Para nós, os jovens têm muita energia, são rápidos, animados e recuperam rapidamente as forças. No plano mental, são curiosos, fazem experiências, aprendem rapidamente, acreditam no futuro, adaptam-se às várias circunstâncias, pensam para além dos esquemas existentes e são criativos, construtivos. Nos velhos, todas estas características se tornam mais rígidas. Mas será mesmo assim? Serão mesmo assim todos os jovens que conhecemos? Não. Muitos são pessoas de hábitos, seguem passivamente as modas, as orientações do grupo, perdem tempo com jogos parvos. Outros são preguiçosos, não lêem, não estudam, não conseguem concentrar-se, não acreditam no futuro, não sabem definir nem seguir metas. Portanto as qualidades que descrevemos como sendo típicas da juventude estão presentes em algumas pessoas excepcionais com uma grande inteligência, abertura mental, capacidade de criar e de renovação contínua.
Goethe, Freud, Marie Curie, Simone de Beauvoir, Verdi, Puccini, Charlie Chaplin permaneceram sempre jovens. Mas não é essencial possuir o génio deles para permanecer jovem. Basta cultivar as nossas qualidades humanas. Há muitas pessoas que ficam psicologicamente velhas com trinta anos porque se encerram em hábitos, preconceitos e horizontes ideológicos, não aceitando o que é novo ou diferente.
Controlam as emoções, não enfrentam novos problemas, tornam-se rígidas e repetitivas. E se graças à ginástica, às dietas, à cirurgia estética conseguem parecer fisicamente jovens, quando começam a falar percebemos que são iguais ao que eram no passado.
Velho é quem não evolui. Para permanecer psicologicamente jovem, o exercício e as operações estéticas servem de pouco. É preciso um coração e uma mente abertos, aceitar a humanidade em todas as suas formas, observar, estudar o que é novo, tentar compreendê-lo, não seguir a manada, não seguir as modas, não se deixar arrastar pela corrente, pensar pela própria cabeça, viver as emoções, procurar o que é intenso e essencial e rejeitar o resto."
Francesco Alberoni - Sociólogo, escritor e jornalista
29/11/2010
CARTA DE NELITO AO PAI NATAL
Querido Pai Natal,
Nestes últimos anos o Pai Natal levou o meu cantor e dançarino preferido, Michael Jackson, o meu actor preferido Pactrick Swayze e também a minha actriz preferida, Farrah Fawcett.
Quero lembrar-lhe este ano que o meu político preferido é o Eng. José Sócrates.
Obrigado, Pai Natal.
Nelito
ESSA HISTÓRIA NÃO TEM PREÇO!
Um cão velho e com olhar cansado estava andando pela rua e entrou em meu jardim. Eu pude ver, pela coleira e seu pêlo brilhante, que ele era bem alimentado e bem cuidado.
Ele andou calmamente até mim e eu o agradei. Então ele me seguiu e entrou em minha casa. Passou pela sala, entrou no corredor, deitou-se NO MEU SOFÁ e dormiu.
Uma hora depois ele foi para a porta e eu o deixei sair.
No dia seguinte ele voltou, fez "festinha" para mim no jardim, entrou em minha casa e novamente dormiu por uma hora no MEU SOFÁ do corredor. Isso se repetiu por várias semanas.
Curioso, coloquei um bilhete em sua coleira: "Gostaria de saber quem é o dono deste lindo e amável cachorro, e perguntar se você sabe que ele vem até a minha casa todas as tardes para tirar uma soneca."
No dia seguinte ele chegou para sua habitual soneca, com um outro bilhete na coleira: "Ele mora em uma casa com 6 crianças, 2 das quais têm menos de 3 anos - provavelmente ele está tentando descansar um pouco. Posso ir com ele amanhã???"
PLÁSTICOS PRAGA QUE PODE TERMINAR!
A resposta está soprando no vento
28/11/2010
SUMO DE MELANCIA PARATRATAMENTO DA PRÓSTATA
Amigos
Não sou dado a recomendar remédios, mas desta vez não posso resistir à divulgação dos
resultados milagrosos que venho constatando pessoalmente.
Por sugestão de um cunhado, comecei há cerca de um mês a tomar diariamente um copo de
sumo de melancia com os caroços, visando a diminuir o tamanho da próstata.
Já há algum tempo venho com dificuldade de urinar e fazendo controlo periódico do estado da próstata.
Depois do tratamento já melhorei substancialmente. No caso do cunhado que me recomendou o tratamento, já estava em preparação para uma cirurgia quando recebeu a receita de um médico naturalista.
Em quatro meses de tratamento o tamanho de sua próstata reduziu-se bastante, dispensando a cirurgia para espanto do seu médico. Acredita-se que os resultados milagrosos devem-se ao alto teor de Licopeno da melancia, portanto, não custa experimentar.
No pior dos casos vocês estarão tomando um gostoso suco.
Recebido de Vitor Buaiz, médico em Vitória-ES.
26/11/2010
ABRAÇO DO CRISTO REDENTOR
O Cristo Redentor "fechou" os braços, num abraço simbólico ao Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira. O efeito – uma ilusão de óptica provocada por projecção de luzes e imagens - faz parte da campanha "Carinho de Verdade", de combate à violência e exploração sexual de crianças.
Para simular o abraço, o cineasta Fernando Salis usou oito projectores, que cobriram a estátua com imagens do Rio, como sobrevoos de asa-delta, as florestas e até mesmo o trânsito. Ao som de Bachianas Brasileiras n.º 7, de Villa Lobos, e com animação em 3D, a estátua parece fechar os braços.
Tenham Vergonha...
Carta aberta ao Sr. Mário Soares, ao Sr. António José Seguro e a todos os políticos de Portugal
Sr. Mário Soares,
Sou um cidadão que trabalha, paga impostos, para que o Sr. e todos os restantes políticos de Portugal andem na boa vida.
Há dias, ouvi o Sr, doutamente, nas TV's, a avisar o povo português para que não se pusesse com greves, porque ainda ia ser pior.
Depois ouvi o Sr. António José Seguro, revoltar-se contra os impostos e colocar-se ao lado do povo.
Ouvi o Sr. perguntar onde estava a alternativa ao aumento de impostos, e aqui estou eu para lhe dar a alternativa.
Como o Sr. Mário Soares pediu que alguém lhe desse a alternativa à subida de impostos, aqui lhe deixo 10 medidas que me vieram à mente assim, de repente:
1 - Acabar com as pensões vitalícias e restantes mordomias de todos os ex-presidentes da República (os senhores foram PR's, receberam os seus salários pelo serviço prestado à Pátria, não têm de ter benesses por esse facto);
2 - Acabar com as pensões vitalícias e / ou pensões em vigor dos primeiros-ministros, ministros, deputados e outros quadros (os Srs. deputados receberam o seu ordenado aquando da sua actividade como deputado, não têm nada que ter pensões vitalícias nem serem reformados ao fim de 12 anos; quando muito recebem uma percentagem na reforma, mas aos 65 anos de idade como os restantes portugueses
Ø - veja-se o caso do Sr. António Seguro que na casa dos 40 anos de idade já tem direito a reforma da Assembleia da República;
3 - Reduzir o nº de deputados para 100;
4 - Reduzir o nº de ministérios e secretarias de estado, institutos e outras entidades criadas artificialmente, algumas desnecessárias e muitas vezes até redundantes, apenas para dar emprego aos "boys";
5 - Acabar com as mordomias na Assembleia da República e no Governo, e ao invés de andarem em carros de luxo, andarem em viaturas mais baratas, ou de transportes públicos, como nos países ricos do Norte da Europa (no dia em que se anunciou o aumento dos impostos por falta de dinheiro, o Estado adquiriu uma viatura na ordem dos 140 mil € para os VIP's que nos visitarão);
6 - Acabar com os subsídios de reintegração social atribuídos; aos vereadores; aos presidentes de Câmara; e outras entidades (multiplique-se o número de vereadores existentes pelo número de municípios e veja-se a enormidade e imoralidade que por aí grassa);
7 - Acabar com as reformas múltiplas, sendo que um cidadão só poderá ter uma única reforma (ao invés de duas e três, como muitos têm);
8 - Criar um tecto para as reformas, sendo que nenhuma poderá ser maior que a do PR;
9 - Acabar com o sigilo bancário;
10 - Criar um quadro da administração do Estado, de modo a que quando um governo mude, não mudem centenas de lugares na administração do Estado;
Ø Com estas simples 10 medidas, a classe política que vai desgraçando o nosso amado Portugal, daria o exemplo e deixaria um sinal inequívoco de que afinal, vale a pena fazer sacrifícios, e que o dinheiro dos portugueses não é esbanjado em Fundações duvidosas, em TGV's, em aeroportos, em obras sumptuosas.
Enquanto isso não acontecer, eu não acredito no Sr. Mário Soares, não acredito no Sr. António Seguro, e não acredito em nenhum político desde o Bloco de Esquerda ao CDS, nem lhes reconheço autoridade moral para dizerem ao povo o que deve fazer.
Em último caso, têm a palavra as Forças Armadas, que têm o ónus de defender o povo português de qualquer agressão externa e / ou interna e que paradoxalmente têm estado em silêncio perante o afundamento de Portugal.
Zé do Povo, Portugal
25/11/2010
FORMATAÇÃO - ESTÁTUA DA LIBERDADE -
São 18.000 homens preparando-se para a guerra
Base de Ombro: 150 metros
Braço Direito: 340 metros
Parte mais larga do braço segurando tocha: 12 1 / 2 metros
Polegar direito: 35 metros
Parte mais espessa do corpo: 29 pés
Mão esquerda comprimento: 30 pés
Face: 60 pés
Nariz: 21 pés
Longest Spike pedaço de cabeça: 70 pés
Tocha e chama combinado: 980 metros
Número de homens na chama da tocha: 12.000
Número de homens na tocha: 2.800
Número de homens no braço direito: 1.200
Número de homens no corpo, cabeça e equilíbrio da figura apenas: 2.000
24/11/2010
A diferença pede licença
beijinhos
Fê
23/11/2010
Dia mundial da televisão
"Senhor, não quero pedir-Te nada de especial nem difícil, como fazem outras crianças.Hoje quero pedir-Te um grande favor, sem que os meus pais se apercebam.
Faz de mim um televisor, para que os meus pais se interessem por mim como se interessam pelo televisor, para que olhem para mim com o mesmo interesse com que a minha mãe acompanha a sua novela preferida, ou o meu pai o jogo de futebol; quero falar como essas pessoas, porque quando elas falam, toda a minha família se cala para as escutar.
Desejo ver a minha mãe dar tantos suspiros à minha frente como faz quando olha para os desfiles de moda. Quereria que o meu pai se risse tanto comigo como faz quando acompanha um programa cómico na TV.
Se acreditassem em mim quando lhes conto alguma coisa como acreditam na televisão, diriam: «Está certo! Vi isso na televisão!»
Desejaria ser um televisor para ser o rei da casa, para me tornar o centro das atenções, para ocupar o melhor lugar, para que todos os olhares se voltassem para mim.
Desejaria que os meus pais se preocupassem comigo como se preocupam quando o televisor avaria. Chamam imediatamente o técnico.
Desejaria fazer companhia à minha mãe quando ela se sente sozinha, quando se sente triste. Gostaria de estar tanto tempo com ela como o que ela concede à televisão.
Gostaria de ser televisor para ser amigo dos meus pais e a pessoa mais importante para eles.
Ó pai celestial, se me transformasses em televisor, eu poderia ter outra vez pais, e ser outra vez feliz.
Por favor, Pai, faz de mim um televisor.
Ámen."
Beijinhos
Fê
20/11/2010
4º Aniversário dos blogues gemeos Miradouro e Mirante
Os Blogues do Miradouro e do Mirante estão de parabéns pelo seu 4º Aniversário na luta por uma Sociedade mais Justa e Humana. Assim merecem, pois, uma homenagem condigna pelo esforço por eles desenvolvido.
Razão para estar de mãos dadas e solidário com estes blogues muito bem apresentados pelo Amigo João e que, por isso mesmo, têem muitos seguidores e comentaristas! É obra consolidada...
Hip hip Hurra !
Post colocado na Galeria da Tulha do Atilio
Deixe a raiva secar
Segurança rodoviária
19/11/2010
Jovens. Futuro do mundo em boas mãos
Aconselho a ler a notícia (faça clic aqui), que constitui um bálsamo para eliminar a angústia que nos comprime quando pensamos o que será o futuro da humanidade. Há JOVENS generosos e com ideias muito positivas.
Imagem da Net
Os cogumelos exigem cuidados muito especiais
Imagem do Google
18/11/2010
Esta foto poderia abrir 1 Telejornal...
Uma foto real!
Esta história é que devia aparecer nas manchetes dos jornais...
Uma imagem de John Gebhardt no Iraque.
Esta é uma dura história de guerra, porém toca-nos o coração... A esposa de John Gebhardt, Mindy, diz que toda a família desta criança foi executada. Os executantes pretendiam também executá-la e ainda a atingiram na cabeça...mas não conseguiram matá-la. Ela foi tratada no Hospital de John, está a recuperar, mas ainda chora e geme muito. As enfermeiras dizem que John é o único que consegue acalmá-la. Assim, John passou as últimas 4 noites segurando-a ao colo na cadeira, enquanto os 2 dormiam. A menina tem vindo a recuperar gradualmente.
Eles tornaram-se verdadeiras "estrelas" da guerra. John representa o que o mundo ocidental gostaria de fazer.
Isto, meus amigos, vale a pena partilhar com o Mundo inteiro. Vamos a isso! Vocês nunca vêem notícias destas na TV ou nos Media em geral. Se vos tocou, dêem a conhecer. Todos precisamos de ver que (também) existem estas realidades em que pessoas como John marcam a diferença, mesmo que seja só com uma pequena menina como esta.
Não podemos orientar o vento, mas podemos ajustar a nossa vela...
Procure ser excelente
REPARAÇÃO DE ANTENA!
Para quem tiver estômago… a mim faz-me vertigens.
Clique no link abaixo
http://www.koreus.com/video/reparer-antenne-540m.html
Enviado por e-mail pela Amiga Mariazita
17/11/2010
Paul Potts. uma surpresa !!!
Quis aqui colocá-los mas o primeiro tem a transcrição suspensa. Por isso coloco os links dos dois, pela ordem em que devem ser apreciados.
Apresentação ao concurso:
http://www.youtube.com/watch?v=FCHIixUvDXQ&feature=related
Final do concurso que ganhou:
http://www.youtube.com/watch?v=K_5W4t_CBzg&feature=related
Quem vê caras não vê competência.
Vejam este vídeo...
Beijinhos
Fê
16/11/2010
O PEC - O jogo em que se sabe quem vai perder !!!!
Beijinhos
Fê
Onde andará o meu doutor?
Hoje acordei sentindo uma dorzinha, aquela dor sem explicação, e uma palpitação, resolvi procurar um doutor, fui divagando pelo caminho... Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo... O Meu Doutor que curava a minha dor, não apenas a do meu corpo mas a da minha alma, que me transmitia paz e calma! Chegando à recepção do consultório, fui atendida com uma pergunta: QUAL O SEU PLANO? O MEU PLANO? Ah, o meu plano é viver mais e feliz! É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher esse vazio que sinto agora!
Mas a resposta teria que ser outra... o MEU PLANO DE SAÚDE... Apresentei o documento do dito cujo já meio suada, tanto quanto o meu bolso, e aguardei... Quando fui chamada corri apressada, ia ser atendida pelo Doutor, aquele que cura qualquer tipo de dor... Entrei e o olhei, me surpreendi, rosto trancado, triste e cansado... será que ele estava adoentado? É, quem sabe, talvez gripado não tinha um semblante alegre, provavelmente devido à febre... Dei um sorriso meio de lado e um bom dia... Sobre a mesa, à sua frente, um computador, e no seu semblante a sua dor. O que fizeram com o Doutor? Quando ouvi a sua voz de repente: O que a senhora sente?
Como eu gostaria de saber o que ELE estava sentindo... Parecia mais doente do que eu, a paciente... Eu? Ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação e esperei a sua reacção. Vai me examinar, escutar a minha voz, auscultar o meu coração... Para minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse: peça autorização desses exames para conseguir a realização...
Quando li quase morri... TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA e CINTILOGRAFIA!? Ai, meu Deus! Que agonia! Eu só conhecia uma tal de abreugrafia... Só sabia que ressonar era (dormir), de magnético eu conhecia um olhar... E cintilar só o das estrelas! Estaria eu à beira da morte? De ir para o céu? Iria morrer assim ao léu? Naquele instante timidamente pensei em falar: terá o senhor uma amostra grátis de calor humano para aquecer esse meu frio? Que fazer com essa sensação de vazio? E observe, Doutor, o tal Pai da Medicina, o grego Hipócrates, acreditava que A ARTE DA MEDICINA ESTAVA EM OBSERVAR. Olhe para mim...
Bem verdade que o juramento dele está ultrapassado! Médico não é sacerdote...Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano... Mas, por favor, me olhe, ouça a minha história! Preciso que o senhor me escute, ausculte e examine! Estou sentindo falta de dizer até aquele 33! Não me abandone assim de uma vez! Procure os sinais da minha doença e cultive a minha esperança! Alimente a minha mente e o meu coração... Me dê, ao menos, uma explicação! O senhor não se informou se eu ando descalça... ando sim! Gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida, estarei errada? Ou estarei com o verme do amarelão? Existirá umas gotinhas de solução? Será que já existe vacina contra o tédio? Ou não terá remédio?
Que falta o senhor me faz, meu antigo Doutor! Cadê o Sccoth, aquele da Emulsão? Que tinha um gosto horrível mas me deixava forte que nem um Sansão! E o Elixir? Paregórico e categórico, e o chazinho de cidreira, que me deixava a sorrir sem tonteiras? Será que pensei asneiras? Ah! Meu querido e adoentado Doutor! Sinto saudades dos seus ouvidos para me escutar, das suas mãos para me examinar, do seu olhar compreensivo e amigo... do seu pensar... O seu sorriso que aliviava a minha dor... Que me dava forças para lutar contra a doença... E que estimulava a minha saúde e a minha crença... Sairei daqui para um ataúde? Preciso viver e ter saúde! Por favor, me ajude!
Oh! Meu Deus, cuide do meu médico e de mim, caso contrário chegaremos ao fim... Porque da consulta só restou uma requisição digitada em um computador e o olhar vago e cansado do Doutor! Precisamos urgente dos nossos médicos amigos, a medicina agoniza... Ouço até os seus gemidos... Por favor, tragam de volta o meu Doutor! Estamos todos doentes e sentindo dor... E peço, para o ser humano, uma receita de calor, e para o exercício da medicina..... Uma prescrição de amor!
(Tatiana Bruscky)
15/11/2010
Portugal num Documentário da TVE
Eis um belo documentário feito pelos "nuestros Hermanos" que vale a pena ver no link abaixo
http://www.rtve.es/alacarta/la2/ultimos/index.html#659940
E Esta? Hem...
Sabem que o aeroporto de Alcochete é a 10.ª obra mais cara do mundo?
Vejam o TOP 12 seguindo o link abaixo
http://www.bukisa.com/articles/347051_the-12-most-expensive-objects-in-the-world
Nota:
A "megalomania" entrou nos nossos hábitos e é por isso que dificilmente poderemos sair desta maldita crise...
Tabaco, droga a evitar
Governo ignora idosos
NOTA: Existem neste blog muitos conselhos aos «sempre jovens». Recordo alguns: evite o sedentarismo, mexa-se; interesse-se pelas inovações; evite a indiferença pelo que se passa em redor; interesse-se pelas notícias; converse com as pessoas com quem se encontre; não cometa erros alimentares; seja optimista.
14/11/2010
Cão Velho
OLEO APARTIR DOS RESÍDUOS DE PLÁSTICO
Eis uma boa notícia para a reciclagem de resíduos de plástico que até agora eram uma praga em todo o Mundo! Com esta técnica acabar-se-á com tal flagelo!
Enviado por e-mail pelo Amigo Fernando Resende
12/11/2010
Quem disse...
Bom fim de semana
Beijinhos
Fê
11/11/2010
Velho ou Sempre Jovem ?
Beijinhos
Fê
10/11/2010
Mais um bom exemplo a ser seguido...
Chirac vai a tribunal por mais sete novos casos de emprego fictício
http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Chirac+vai+a+julgamento+por+mais+sete+novos+casos+de+emprego+ficticio+criados+quando+dirigia+a+autar.htm
SIC online Publicação: 09-11-2010 09:43 Última actualização: 09-11-2010 09:43
O antigo Presidente francês, Jacques Chirac, vai ser julgado por sete novos casos de criação de empregos fictícios durante o tempo em que esteve à frente da Câmara Municipal de Paris.
Chirac já estava acusado de desvio de dinheiros públicos e de abuso de poder. Em causa estava a alegada criação de 21 empregos fantasma que eram destinados a favorecer membros do partido a que pertencia. O tribunal decidiu agora indiciar o antigo Presidente por mais sete crimes do género.
Este novo processo deverá ser julgado em conjunto com o que já estava em curso no tribunal de Paris. O início do julgamento está marcado para 7 de Março do próximo ano. Esta será a primeira vez que um antigo Presidente da República francesa se senta nos bancos dos réus.
NOTA 1:
Enquanto por cá o sábio VITALINO CANAS diz que os políticos não estão sujeitos à Justiça, mas apenas ao julgamento dos eleitores, nos países civilizados e democráticos, exigem responsabilidades aos agentes do Estado (Governo, Parlamento, Autarquias e instituições públicas). Tem havido muitos exemplos. Agora surge este do ex-Presidente Francês Jacques Chirac.
E-mail enviado pelo Amigo João
NOTA 2:
Mais um caso de responsabilização de políticos... Para quando isso possa vir a verificar-se aqui em Portugal?
09/11/2010
Orquídeas para ti.
Beijinhos
Fê
Reparem neste aparelho!
Novo dispositivo ligado no final do cabo do teclado do PC. Este dispositivo guarda todas as suas passwords inseridas com as teclas quando utiliza o equipamento.
Pode ser usado em:
Cibercafés, exposições, hotéis e aeroportos, especialmente onde se utiliza Internet para entrar em contas bancárias. Este dispositivo armazena tudo o que teclares. Assim, examina o PC que utilizares em sítios ou lugares públicos, e procura qualquer peça suspeita instalada por detrás do mesmo antes de utilizá-lo.
SEM ALARIDOS, ANTES DE QUALQUER RECLAMAÇÃO, CHAMA DE IMEDIATO AS AUTORIDADES, pois a peça é facilmente removida
Por favor reenvia a todos os teus contactos para os avisar desta fraude
08/11/2010
Um pouco de história.
Eis aqui um misto de história e lenda, imortalizada em poemas, pinturas, musicas, peças, textos e esculturas, o amor de Don Pedro e Inês de Castro segue encantando o mundo, como símbolo maior de um grande amor, há mais de 650 anos.
Para quem não conhece, eis a história que originou a conhecida frase:
07/11/2010
Museu submarino
DOBRAR LENÇOIS COM ELÁSTICO
Se vc tem dificuldades em dobrar lençóis com elástico, seus problemas acabaram!
Essa senhora ensina, e é bárbaro, sensacional!
Super útil, e parece fácil, vamos tentar?
Veja você:
06/11/2010
Isto é República? E Democracia? Claro que Não !
POR ACASO ALGUÉM ME SABE DIZER EM QUE PAÍS VIVEMOS?... AMORDAÇADOS NA CHINA, NA COREIA DO NORTE?...
SERÁ QUE PORTUGAL É MESMO UM PAÍS DEMOCRÁTICO OU UM FEUDO DOS XUXIALISTAS E DO SÓCRATES?...
JÁ NÃO SE PODEM DIZER TODAS AS VERDADES QUE SE PASSA NO NOSSO PAÍS?... É UM PAÍS QUE AOS POUCOS VAI FICANDO AMORDAÇADO TAL COMO ALGUÉM UM DIA ESCREVEU!...
OS ASSESSORES DESTES GATUNOS AO VEREM ESTE E-MAIL PEDIRAM AO DELIVERY STATUS PARA O RETIRAREM... MAS HOUVE UMA ALMA CARIDOSA QUE MO ENVIOU!... UM PORTUGUÊS SOFREDOR COMO EU, TU E TANTOS QUE SOFREM!...
Enviado Por e-mail pelo Amigo João
POR FAVOR: REPASSA-O QUANTOS ANTES
05/11/2010
As 10 Estratégias de Manipulação Mediática
A propósito do post anterior do amigo Luís, recebi por email este excelente estudo que nos alerta para as artimanhas cientificamente usadas para nos levarem à certa.
Fundamental ler para aprimorar o sentido crítico, em oposição ao que esforçada e persistentemente procuram fazer de todos nós - seres amorfos, acomodados e resignados diante de todas as malvadezas que vão engendrando!
O linguista americano Noam Chomsky elaborou a lista das "10 estratégias de manipulação" através da comunicação social:
1- A ESTRATÉGIA DA DISTRACÇÃO.
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distracção que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distracções e de informações insignificantes.
A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir o povo de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área das ciências, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.
"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à quinta como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranquilas')".
2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é chamado "problema-reacção-solução". Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reacção no público, a fim de que este tenha a percepção que participou nas medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público exija novas leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, durante anos consecutivos. É dessa maneira que condições sócio-económicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários baixíssimos, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é aplicado imediatamente. Segundo, porque o público - a massa - tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá vir a ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia da mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar o momento.
5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO SE DE CRIANÇAS SE TRATASSEM
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entoação particularmente infantis, muitas vezes próximos da debilidade mental, como se cada espectador fosse uma criança de idade reduzida ou um deficiente mental. Quanto mais se pretende enganar ao espectador, mais se tende a adoptar um tom infantilizante.
Porquê? "Se você se dirigir a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a dar uma resposta ou reacção também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver "Armas silenciosas para guerras tranquilas")".
6- UTILIZAR MUITO MAIS O ASPECTO EMOCIONAL DO QUE A REFLEXÃO.
Fazer uso do discurso emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e pôr fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para incutir ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos...
7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e escravidão. "A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de eliminar (ver 'Armas silenciosas para guerras tranquilas')".
8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.
Promover no público a ideia de que é moda o facto de se ser estúpido, vulgar e inculto...
9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTO-CULPABILIDADE.
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência da sua inteligência, de suas capacidades, ou do seu esforço. Assim, ao invés de revoltar-se contra o sistema económico, o indivíduo auto-critica-se e culpabiliza-se, o que gera um estado depressivo, do qual um dos seus efeitos mais comuns é a inibição da acção. E, sem acção, não há revolução!
10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.
No decorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado um crescente afastamento entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos sobre si próprios.
04/11/2010
PROGRAMA VERGONHOSO NA TVI!
"Chama-se "Agora é que conta", passa na TVI" e é apresentado por Fátima
Lopes. O programa começa com dezenas de pessoas a agitar uns papéis.
Os papéis são contas por pagar. Reparações em casa, prestações do
carro, contas da electricidade ou de telefone. A maioria dos
concorrentes parece ter, por o que diz, muito pouca folga financeira.
E a simpática Fátima, sempre pronta a ajudar em troca de umas figuras
mais ou menos patéticas para o País poder acompanhar, presta-se a
pagar duzentos ou trezentos euros de dívida. "Nos tempos que correm",
como diz a apresentadora - e "os tempos que correm" quer sempre dizer
crise - , a coisa sabe bem. No entretenimento televisivo, o grotesco é
quase sempre transvestido de boas intenções.
Os concorrentes prestam-se a dar comida à boca a familiares enquanto a
cadeira onde estão sentados agita, rebolam no chão dentro de espumas
enormes ou tentam apanhar bolas de ping-pong no ar. Apesar da
indigência absoluta do programa, nada disto é novo. O que é realmente
novo são as contas por pagar transformadas num concurso "divertido".
Ao ver aquela triste imagem e a forma como as televisões conseguem
transformar a tristeza em entretenimento, não consigo deixar de sentir
que esta é a "beleza" do Capitalismo: tudo se vende, até as pequenas
desgraças quotidianas de quem não consegue comprar o que se vende.
Houve um tempo em que gente corajosa se juntava para lutar por uma
vida melhor e combater quem os queria na miséria. E ainda há muitos
que não desistiram. Mas a televisão conseguiu de uma forma
extraordinariamente eficaz o que os séculos de repressão nem sonharam:
pôr a maioria a entreter-se com a sua própria desgraça. E o canal
ainda ganha uns cobres com isso. Diz-se que esta caixa mudou o Mundo.
Sim: consegue pôr tudo a render. Até as consequências da maior crise
em muitas décadas.
Entretanto a apresentadora recebe 40.000€ por mês. Foi este o valor da
transferência da SIC para a TVI. Uma proposta irrecusável segundo
palavras da própria."
Transcrevo, com a devida vénia à autora, a Drª Cristina Branquinho.
Subscrevo!