07/11/2010

Museu submarino



«Leve a termo aquilo que está dentro de suas capacidades ao invés de correr atrás daquilo que jamais será alcançado».

Até o fim do ano começará a última fase do trabalho. DeCaires, o Parque Nacional Marítimo e a Associação Náutica de Cancún vão convidar outros artistas para contribuir para o museu submarino.

Um exército de figuras humanas vai deixar a praia em Cancún, no México, para ser submerso. As esculturas de Jason DeCaires Taylor vão ajudar na recuperação das barreiras de corais.

As esculturas são feitas de cimento. Com sua obra, DeCaires tenta unir a arte e o meio ambiente.
Sua obra, 'A Evolução Silenciosa', é inspirada em pessoas reais - na maioria mexicanos comuns - que foram transformadas em esculturas submarinas para dar abrigo à vida marinha.

O escultor conta que há enorme pressão sobre os corais na região de turismo intenso. Sua intervenção tenta representar a responsabilidade de todos sobre os danos ambientais, sob uma perspectiva 'otimista'.

A composição química e o acabamento em cimento das esculturas promove a colonização da vida marinha que, com o tempo, vai cobrir as esculturas em cores diferentes .

As primeiras peças deste museu submarino, submersas em 2009, são o 'Homem em Chamas' (baseado em um pescador local), o 'Colecionador de Sonhos Perdidos' e a 'Jardineira da Esperança'.

Com sua obra, DeCaires quer ressaltar que, apesar de nos cercarmos de edifícios, não podemos esquecer o quanto dependemos da natureza.

O principal grupo - que consiste em 400 figuras pesando mais de 120 toneladas - será submersa nas próximas semanas. Quando isso ocorrer, o artista vai perder o 'controle estético' sobre sua obra, que ficará a cargo da natureza.

Os modelos vivos usados por DeCaires vão desde uma freira de 85 anos até um menino de 3 anos. Para fazer os moldes, ele cobriu de gesso um contador, uma professora de ioga, um estudante, um acrobata e até um jornalista da BBC.

Museu Subaquático de Artes, Cancún (Esculturas de Jason DeCaires Taylor)

Texto e imagens separadas recebidos por e-mail

3 comentários:

Fê blue bird disse...

Amigo João.
Realmente imagens extraordinárias, de uma perfeição incrível e um cenário surreal.
Deve ter dado um trabalhão ;-)


Beijinhos

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

A arte pura não é apreciada pela utilidade, mas apenas pela beleza, pelo prazer de a apreciar. Mas neste caso trata-se de uma obra com utilidade para defesa do ambiente, para valorização das barreiras de corais.
Irá atrair mais turistas numa zona de interesse turístico já muito expressivo.

Beijos
João
Só imagens

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
Segundo julgo estas esculturas têm ainda o mérito de melhorar o meio ambiente submarino pois irá permitir o aumento dos corais e evitar mais delapidações dos que restam actualmente.
Um abraço amigo.