28/03/2011

Dinamarca e o bem-estar das pessoas



A saúde depende da alimentação e do pensamento. Nestes factores está inserida a postura das pessoas perante a vida colectiva e individual, sempre com consciência da interacção dos habitantes. É a idiossincrasia nacional, o espírito da «raça».
Como seria bom que os portugueses fizéssemos um esforço para imitarmos estes bons exemplos. A mudança não pode ser rápida mas, ao fim de algum tempo, sentiríamos os bons resultados. Certamente que lá os cidadãos, pagando muitos impostos, não deixarão de controlar os políticos e evitar a corrupção e o enriquecimento ilícito à custa do saque ao orçamento estatal!!! O civismo que evidenciam não permite tais abusos.

5 comentários:

Fê blue bird disse...

Amigo João:
Quando vi esta reportagem na televisão fiquei com a sensação de que afinal até não é difícil construir um país assim, basta haver querer, conhecimento e respeito pelos outros.
Predicados que infelizmente os nossos políticos não têm!

Beijinhos

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Discordo um pouco do seu comentário. No fundo o problema não é dos políticos mas da nossa sociedade. E, por isso, a mudança terá de ser mais lenta e demorada. Os políticos devem ser os impulsionadores da mudança nas escolas, na comunicação leal, aberta e transparente com os cidadãos para os educarem para tal alteração de comportamentos, depois virão os pacotes legislativos, mas só depois de uma preparação e predisposição para a mudança.
Nessa educação o exemplo será uma ferramenta poderosa, mas por cá só temos maus exemplos, de egoísmo materialista, de ostentação que aguça a inveja e a competição para as piores coisas.
Neste caso entre nós e os dinamarqueses, há um abismo como aquele que se vê em dois posts do Só imagens entre o Kadhafi e o Obama, um palhaço espectacular perante um homem simples e humilde, com muito valor pessoal.

Nos blogs podemos fazer uma forcinha para avançarmos na direcção certa. É isso que desejo fazer nestes nossos espaços.

Beijos
João
Do Miradouro

Celle disse...

Fê-blue bird e João
Na Dinamarca se vive como almejamos! É um pedacinho do céu aqui na terra. Feliz seu povo que alcançou este bem!
Está distante da minha realidade ha mil anos luz. Mas,como não podemos desanimar, vamos divulgar e mostrar que nosso ideal de vida existe e é possível. Assim nossa população toma conhecimento de que há governo íntegro, honesto, unido com a comunidade, pelo bem estar e o desenvolvimento coletivo e solidário de uma nação.
È só se educar e socializar...
Bjs.
Celle

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
No fundo todos tendes razão! Há educação, ética no povo e no governo! O SER sobrepôe-se ao TER quer nas pessoas quer no estado. A Humildade é que faz os grandes Homens e os grandes Governos! Lá não há "farroncas" nem TGV's nem tão pouco "obras de fachada"! Boys não existem, etc., etc. No entanto também têm os seus "quês" como por exemplo a matança anual das baleias! Só de ver achamos que eles não passam de bárbaros...
Que os "chefes" dêm o exemplo para começar!
Saudações solidárias e um forte abraço.

Anónimo disse...

A saúde não só depende da alimentação, mas é um fator muito importante. Também depende do exercício e os controles médicos que um se tem que fazer durante o ano.
Os homens tem que ir a urologia no centro e muitos se descuidam e não vão.