11/12/2010

Celebrar o Outono


Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno, caracterizando-se pelo amarelar das folhas das árvores. No hemisfério Norte transcorre entre 23 de Setembro a 21 de Dezembro. Enquanto que no Hemisfério sul, vai de 22 de Março a 20 de Junho. Quando esta estação chega, é porque indica a passagem do verão para o inverno.
 Entre nós, o Outono este ano tomou os brancos mantos do Inverno e com eles cobriu-nos a todos. Fez tiritar de frio milhões de pessoas por essa Europa fora, tornando espessa e pesada, feita duro gelo, a esparsa neve referida no celebrado poema de Augusto Gil:

“A neve caía

do azul cinzento do céu,

branca e leve, branca e fria”

Terá sido um Outono anormal, talvez severo protesto da Mãe Natureza contra os desmandos de todos nós que não sabemos respeitá-la.
O Outono é tempo de vindimas, de castanhas de atraente casca esbranquiçada pelo fumo do carvão, com que nas ruas os vendedores irrecusavelmente nos tentam, quentinhas, no frio do dia.
Mas é também tempo de maturação, de recolhimento, de interiorização.
É tempo de aqueles que se encontram no Outono da vida, sentirem mais fundas saudades de primaveras passadas …..
Em circunstâncias normais o Outono é uma estação aprazível , cantada por poetas, retratada por pintores, apreciada por todos pela amenidade do clima e pelo variegado colorido com que nos extasia os olhos. Há quem lhe chame a Estação Dourada, pelo amarelo das folhas caídas das árvores e que, por toda a parte, cobrem profusamente os caminhos de fofos tapetes de oiro .

O clip-vídeo que vamos apreciar de seguida, proporciona-nos imagens da bela policromia da Natureza nesta exaltante época do ano.



Beijinhos

6 comentários:

Zé do Cão disse...

As alterações que vamos assistindo todos os anos, não quererão dizer qualquer coisa?
É que, o verão começa mais cedo e assim sucessivamente. Talvez não seja na minha época, dado admitir que já não terei muito tempo de vida, mas com a velocidade que as coisas acontecem, não tardará a termos o natal em tempo de Primavera.
abraço

Fernanda Rocha Mesquita disse...

O outono e' mesmo uma estacao linda!
As estacoes do ano tam mudado um pouco. nao sao ao bem definidas, como eram do me lembro, quando era crianca.talvez necessidade da mae natureza ou revolta
bom fim de semana
fernanda

orvalho do ceu disse...

Olá,
E nós vamos sofrer com o calorão por aqui...

Amanhã vou colocar o link das postagens da Blogagem Coletiva Natal de novo no meu post diário... para que todos possam apreciar... têm novos participantes...
Tenha excelente Domingo de paz e amor!!!
Um super bj de fim de semana.

Fê blue bird disse...

Meus amigos e amigas.
obrigada pelos vossos comentários e por nos incentivarem sempre a ser jovens, pelo menos em espírito e atitude. ;-)

beijinhos

Celle disse...

Amiga Fê, andei sumida, estive viajando, agora de volta, me encantei com suas imagens de outono, que lindas! De um colorido estonteante! Ao atingirmos nossos outonos poderemos ser tão belos quanto da natureza???
Sim, -basta que sejamos amigáveis, compreensivos, tolerantes simpáticos e como vc disse, jovens de espirito e atitudes.
Beijinhos
Celle

A. João Soares disse...

Uma boa apologia desta estação que nos apresenta imagens de grande beleza. Não devemos ser exclusivistas e depreciar umas estações em favor de outras. O que é mais conveniente é apreciar o que de belo e bom cada uma nos oferece. A imagem de uma vinha quando tem a folha toda acastanhada mas ainda não caiu é de rara beleza.
As imagens que nos mostra são encantadoras.
Bem haja por tê-as aqui trazido.

Beijos
João

Do Miradouro