06/05/2011

A Força das Palavras

5 comentários:

Fê blue bird disse...

Amigo João:
Apesar de já conhecer este vídeo a mensagem nele contida é impressionante e mostra o quanto as palavras podem mudar o rumo dos acontecimentos.
Neste caso para o bem, mas sabemos também como ela é usada para nos manipular e para o mal.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Sem dúvida que a essência da mensagem a transmitir é muito importante, mas a roupagem que se dá à comunicação é importantíssima.

Nós que trabalhamos nos blogues, um meio de comunicação social, sabemos que um título tem muito valor, é o primeiro cartão de visita que ou nos atrai ou nos repele ou nos faz passar ao lado sem lhe ligarmos.

Procuro usar títulos sugestivos, mas por vezes mais tarde acho que errei.

Beijos e bom fim-de-semana
João
Do Miradouro

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
Tem graça que eu estava para postar este video e até tinha como titulo o seguinte: "Mudando as palavras podemos mudar o Mundo!".
E agora ao ler os vossos comentários mais me identifico com ele e penso que o titulo que iria dar se torna ainda mais real! A palavra é de certeza a chave que a pode abrir o mundo...
Um abraço amigo e solidário.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Dizes muito bem. Infelizmente, há hábeis utilizadores da palavra que, com um marketing maléfico, não a utilizam pata uma acção psicológica moralizadora e benéfica para a felicidade dos povos, mas sim para «guerra psicológica» para condicionar o raciocínio das pessoas, e levá-las a deixarem-se explorar, ao serviço dos piores objectivos. O maior inimigo dos portugueses tem sido a palavra utilizada neste segundo sentido.

É urgente que se levantem pessoas como a menina do post e denunciem o que está menos correcto e o deitem para o lixo e criem em seu lugar ideias positivas com palavras sugestivas que levantem a alma dos povos no melhor sentido, para os objectivos mais válidos, para o bem de todos e se acabe com degradantes situações de injustiça social. O ser humano, seja quem for, deve ser respeitado e dignificado, e deve ter oportunidade de se sentir bem integrado na sociedade. Se precisar de ajuda deve ser-lhe dada, para ter oportunidade de produzir, de contribuir para a felicidade geral.

Abraços e votos de bom fim-de-semana
João
Do Mirante

Celle disse...

Caros amigos, João e Luis
Atarefada com o dia das mães e noivado do filho, só agora pude manifestar-me. Noutra linguagem,a mensagem ja conhecia, em vídeo, foi agora, e comprova que não importa a forma da linguagem. A habilidade em usa-la com precisão é o essencial para uma boa comunicação.
Belo vídeo!

Beijos
Celle