03/09/2010

SEMPRE VIVAS

Flores do Serrado brasileiro
SEMPRE VIVAS

Observado com atenção, o Cerrado possui uma beleza singular.
Não foi à toa que em 1818 naturalistas europeus, como Martius e Spix, ao conhecerem a região do Cerrado, escreveram que era extraordinária a variedade de flores que aqui encontraram.
Como mencionou o poeta Nikolaus Von Behr, o "Cerrado é um milagre, como toda a vida, e merece ser preservado com todo o carinho."
A flora do Cerrado é considerada a mais rica dentre as savanas do mundo, estimando-se que possa alcançar entre 4 e 10 mil espécies de plantas. Também a fauna de vertebrados é muito variada, conhecendo-se mais de 400 espécies de aves.

5 comentários:

Suziley disse...

A flora e a fauna do Cerrado, realmente, Celle, são lindas. Bela postagem. Obrigada por partilhá-la conosco. Um grande abraço, boa noite. Um bom final de semana a todos :)

Anónimo disse...

Olá, Celle! Adoro flores! Sempre vivas tem uma graça toda especial!
Beijos na alma e um abençoado fim de semana!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querida Celle,

Gosto tanto delas que lhe juntei uma foto :)))))))
São lindas, adoro-as.

Beijinhos

Saozita disse...

Olá querida Celle,
o Cerrado Brasileiro é sem dúvidas lindo e importante, dado que a flora do Cerrado é riquíssima. A sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, abrangendo uma área de 20% do território brasileiro. É reconhecido como a savana mais rica do mundo em biodiversidade com a presença de diversos ecossistemas, riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.000 endémicas desse bioma.

Para além da diversidade de espécies de plantas, no ambiente do Cerrado são onhecidos até o momento mais de 1.500 espécies animais, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Cerca de 50 das 100 espécies de mamíferos (pertencentes a 67 géneros) estão no Cerrado.

Até 1960 o Cerrado manteve-se praticamente incólume mas daí para cá, está crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela actividade dos madeireiros e por frequentes incêndios, devido às altas temperaturas e baixa húmidade, descuido humano e também crime, com interesses financeiros!

O Cerrado Brasileiro, tal como a Amazónia deveria ser protegido da acção humana, que tudo tem destruído, conservemos enquanto é tempo estes paraísos que aínda restam.

Beijos

Sãozita.

A. João Soares disse...

A Celle com este post e as quatro amigas que comentaram dão uma graça e uma simpatis inultrapassáveis ao blog. Mas esta preponderância feminina não me impede de me misturar convosco, pois tudo o que toca à natureza à floresta cerrada ou à savana mais aberta me tocam no mais íntimo. Não foi por acaso que divaguei ao fazer o post Quem sou?, pois ele traduz muito da minha afeição á Natureza.
Quero salientar a documentação apresentada pela amiga Sãozita, que constitui informação interessante sobre o Cerrado. E assim vamos aumentando o nosso saber!

Beijos para as cindo amigas
João
Só imagens