13/09/2010

Conselho Sábio

"Cuidado com as palavras pronunciadas em discussões e brigas, que revelem sentimentos e pensamentos que na realidade você não sente e não pensa...

Pois minutos depois, quando a raiva passar, você delas não se lembrará mais...

Porém, aquele a quem tais palavras foram dirigidas, jamais as esquecerá..."

(Charles Chaplin)

Postado por DULCE no blog Em prosa e verso

7 comentários:

A. João Soares disse...

Por isso antes de falar deve-se pensar se o que se vai dizer terá mais valor do que o silêncio.
Deve se Pensar antes de decidir.

Graça Pereira disse...

Completamente de acordo. Palavra atirada jamais pode ser recolhida.
Graça

A. João Soares disse...

Grça,

A palavra é como a pedra lançada á vidraça. Ninguém a pára, com a agravante de a pessoa ferida por uma palavra ou acção irreflectida, não esquecer e por vezes não perdoar. Devemos controlar a nossa emotividade e pôr em acção mais racionalidade, mais compreensão, moderação e usar mais o diálogo do que o conflito.
Vale mais encaixarmos uma pequena ofensa do que reagir com conflitualidade desproporcionada. Isto é válido tanto nas relações entre os Estados como entre as pessoas.

Cumprimentos
João
Do Miradouro

Táxi Pluvioso disse...

Ele que se aguente. Se não puder esquecer, que se vingue.

A. João Soares disse...

Caro Táxi,

É isso. De vingança em vingança entra-se numa escalada de violência que acaba com a arma nuclear!!! Bem contabilizados quais terão sido os custos da guerra do Iraque: destruições de casas, de monumentos históricos e arqueológicos, de vidas, de dinheiro, etc.

Abraço
João
Só imagens

Unknown disse...

Um conselho sábio sem dúvida, pena que muitas vezes as pessoas o esqueçam.

As palavras muitas vezes ferem de tal ordem que já não há mais volta a dar.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

A. João Soares disse...

Amiga Ana Martins,

A serenidade de espírito, não faz mal a ninguém. Por vezes a decisão tem que ser imediata, quase por instinto. Mas isso é raro, e normalmente é de boa norma pensar antes de falar ou de tomar qualquer outra atitude. Uma precipitação pode tornar-se irremediável e nunca é esquecida: o deserto na margem sul do Tejo, em Alcochete, ou o gesto dos dedos ao lado da testa na AR, ou o pão de ló a tapar a boca de um PM de outros tempos. Mas os erros insensatos acontecem a todos os níveis. Devemos pensar antes de falar ou actuar. Há um ditado que diz «a vingança serve-se fria», mas não é só em questão de vingança. A cabeça não deve esquentar.

Beijos
João
Do Mirante