10/07/2011

Idosos. Amanhã seremos nós


PÚBLICO. 10.07.2011 - 08:31

As Nações Unidas colocaram Portugal na lista negra dos países que pior tratam dos seus idosos, com 39 por cento dos mais velhos vítimas de violência.

Segundo o Relatório de Prevenção contra os Maus Tratos a Idosos, da Organização Mundial de Saúde, o país tem 39,4 por cento de idosos vítimas de abusos. Os dados mostram ainda que 32,9 por cento são vítimas de abusos psicológicos, 16,5 por cento de extorsão, 12,8 por cento de violação dos seus direitos, 9,9 por cento de negligência, 3,6 por cento de abusos sexuais e 2,8 por cento de abusos físicos.

Dos 53 países europeus analisados pelo relatório, Portugal surge entre os cinco piores no tratamento aos mais velhos, juntamente com a Sérvia, Áustria, Israel e República da Macedónia.

Por dia, quatro milhões de idosos são vítimas de humilhações físicas e psicológicas na Europa. A directora da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, considera a situação “muito grave”. No caso específico de Portugal, este é considerado um "problema sério".

“A população europeia está cada vez mais envelhecida, por isso é urgente que os governos resolvam este problema social o mais rápido possível, e que os serviços de saúde prestem socorro às vítimas de maus tratos”, escreve a responsável no relatório. Em 2050, estima-se que um terço da população terá mais de 60 anos.

"As pessoas não têm vergonha de discriminar os idosos, ao contrário do que acontece com a discriminação por razões étnicas ou de género", considerou uma especialista na matéria, Sibila Marques, que em Maio publicou o ensaio “Discriminação na Terceira Idade”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos. "São os próprios idosos a acreditar na sua falta de valor”, disse a investigadora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, aquando do lançamento da obra.

Zsuzsanna Jakab considera que os maus tratos a idosos são um "problema de saúde e social. Evitá-lo é uma questão de direitos humanos e de solidariedade social".

Em Portugal, desde 2000 que o número de idosos ultrapassou o número de jovens e actualmente quase metade das pessoas com idade superior a 65 anos têm 75 ou mais anos, segundo dados recolhidos pela Pordata. “Lutamos para que as pessoas vivam mais, temos de preparar a sociedade para que esteja habilitada a responder. Mas, não é isso que temos, o que dizemos é que os idosos são um fardo económico ao nível da Segurança Social, que não está preparada” para estes cidadãos, disse à agência Lusa Stela António, professora de Demografia e de Introdução à Gerontologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica.

A falta de preparação da sociedade para os idosos está relacionada com “a atitude e valores” face aos mais velhos, mas também com a própria ideia que muitos idosos partilham de que “já não servem para nada”, acrescentou Stela António.

Foto de Pedro Cunha

6 comentários:

Celle disse...

João, Uma pesquisa como essa aguça nossa curiosidade....Analisando seu texto algumas perguntas eu me fiz: Que idade deve ter uma pessoa para que seja definida como idosa, segundo a opinião dos não idosos e dos idosos?
Serão os idosos economicamente produtivos? Sim ou Não.
O sistema de saúde atende às suas necessidades?
Será que as pessoas de 60 anos se sentem ou se descrevem como velhas?
Tenho quase 70 e não me sinto velha, ainda faço o que fazia antes, talvez mais lentamente.
Quem terá opinião mais negativa sobre a velhice, os idosos ou os não idosos?
Será que os idosos se sentem insatisfeitos com a vida? Eu respondo que não.
Quais serão as principais qualidades positivas e negativas dos idosos?
Os idosos têm noção de seus direitos sociais? nem todos, conheço alguns, e não quero usá-los ainda.
Conhecem o Estatuto do Idoso e sabem como provocar seu cumprimento?
Estas perguntas devemos analisá-las pois, como voc~e disse nós da terceira idade fortes candidatos a idosos, devemos saber o que nos espera!rsrsrs
Não devemos ignorar os idosos. Seria bom aproveitar suas experiencia de vida, seus conhecimentos, e ter paciencia e tolerancia, em respeito a suas limitações...
Celle

Luis disse...

Caríssimos Amigos João e Celle,
Para mim este problema está ligado à educação dos povos e por isso interligado com a cultura das Sociedades desses mesmos povos. Não tem nada a ver com a possível riqueza que tenham, pelo contrário, por vezes é nos países mais pobres que os velhos são mais acarinhados e considerados! Veja-se por exemplo o que acontece em África, no seu interior, onde os "séculos" são ouvidos e dão os melhores conselhos aos mais jóvens!Há medida que os povos "progrediram"(?) e enriqueceram perderam essas qualidades pelo egoísmo que então se desenvolveu neles. Portugal anos atrás tinha consideração pelos mais velhos e agora, à medida que se "desenvolveu"(?), perdeu-se essa qualidade e é o que se vê!Perderam-se os Princípios e Valores que então existiam...
Saudações amigas e solidárias.

Celle disse...

Sabe que tem razão Luis, acredito nesta sua visão!
Celle

A. João Soares disse...

Amigos Celle e Luís,

Não me parece correcto tentar explicar o problema segundo aspectos individuais de rico ou pobre. Seria como olhar apenas para a árvore sem ter com conta a floresta.

Trata-se de uma crise social de perda de civismo e de respeito pelos outros, em que a ausência de valores éticos foi substituída pelo materialismo do TER, do dinheiro, do ser economicamente produtivo ou não.

Já deve ter passado pela mente granítica de políticos, exterminar todas as pessoas logo que se reformam, para não serem pesadas ao Estado em aspectos de saúde, de reformas, etc.

Como o Luís diz, os idosos são os sábios sempre consultados em sociedades em que são mantidas as relações houmanas de respeito entre as pessoas independentemente da idade, e de apreço para quem tem o saber armazenado ao longo de longos anos.

Respeitemos os idosos e os de qualquer idade, para amanhã também sermos aceites e apreciados.

Abraços
João

Celle disse...

João, não me refiro a familias pobres e ricas, mais aos paises ricos onde todos trabalham, vivem correndo, sem tempo de cuidar de filhos, quanto mais, de velhos doentes e dependentes. Internam seus velhos nos asilos e nem tempo para visitá-los possuem,acalmam a consciência com a desculpa de que se encontram acudidos e bem entre outros da mesma idade. Nos paises pobres não existem asilos, os filhos ou outros parentes são que cuidam, estes idosos são mais felizes por estarem entre entes queridos, os familiares. Que adianta viver em clínicas especializadas, com todo amparo e conforto mas, longe daqueles que amamos! Devemos cuidar bem não só de idosos, a solidariedade deve sexistir para com qualquer cidadão, independente da idade, mas das crianças e dos ja calejados idosos é covardia... A educação e formação do cidadão, o sentimento de familia, eu sinto, se não for solução, melhora muito este relacionamento.
Sinto vergonha de precisar de Código da criança e do idoso, para nos obrigar a cuidar deles!
O sentimento de reconhecimento e gratidão anda esquecido!
Este tema, caro amigo, é muito polêmico e bom para ficarmos preparamos, e nosso pensamento é também o seu, dito em outras palavras.
Beijinhos celle

rosa-branca disse...

Olá amigo, será preciso a ONU chegar a essa conclusão? Visitem os nossos hospitais e depois digam-me o resultado. Que loucura!...nunca vi tantos idosos maltratados e espancados. É assustador, pois os mais novos esquecem-se, que para lá caminham. Esse seu post devia ser lido por toda a gente. Beijos com carinho