04/07/2011

INFARTO FEMININO

ATENÇÃO MULHERES

"...Ela comentou que não se sentia bem...
Lhe doíam as costas....
Foi deitar-se um pouco até que passasse..
Mais tarde, quando fui ver como ela estava, a encontrei sem respiração...
Não a puderam reviver..."
Comentou o marido ao médico já no Hospital.
Eu sabia que os ataques cardíacos nas mulheres são diferentes, mas nunca imaginei nada como isto. Esta é a melhor descrição que li sobre esta terrível experiência...
Sabias que os ataques cardíacos nas mulheres raramente apresentam os mesmos sintomas 'dramáticos' que anunciam o infarto nos homens? Me refiro à dor intensa no peito, o suor frio e o desfalecimento(desmaio, perda de consciência) súbito que eles sofrem e que vemos representados em muitos filmes.
Para que saibam como é a versão feminina do infarto, uma mulher que experimentou um ataque cardíaco nos vai contar sua história:
'Eu tive um inesperado ataque do coração por volta de 22h30min, sem haver feito nenhum esforço físico exagerado nem haver sofrido algum trauma emocional que pudesse desencadeá-lo. Estava sentada, muito agasalhadinha, com meu gato nos joelhos vendo novela.
Um pouco mais tarde, senti uma horrível sensação de indigestão, como quando – estando com pressa – comemos um sanduíche, engolindo-o com um pouco de água.
Esta foi minha sensação inicial...
O 'único problema' era que eu NÃO HAVIA comido NADA desde às 17h00min...
Depois, desapareceu esta sensação e senti como se alguém me apertara a coluna vertebral (pensando bem, agora acredito que eram os espasmos em minha aorta).
Logo, a pressão começou a avançar para o meu esterno (osso de onde nascem as costelas no peito). O processo continuou até que a pressão subiu à garganta e a sensação correu, então, até alcançar ambos os lados de meu queixo.
Tirei os pés do puff e tratei de ir até o telefone, mas caí no chão...
Me levantei me apoiando em uma cadeira e caminhei devagar até o telefone para chamar a emergência. Lhes disse que acreditava que estava tendo um ataque cardíaco e descrevi meus sintomas. Tratando de manter a calma, informei o que se passava comigo. Eles me disseram que viriam imediatamente e me aconselharam deitar-me perto da porta, depois de destrancá-la para que pudessem entrar e me
localizar rapidamente.
Segui suas instruções, me deitei no chão e, quase imediatamente, perdi os sentidos.
Acordei com o cardiologista me informando que havia introduzido um pequeno balão em minha artéria femural para instalar dois 'stents' que mantivessem aberta minha artéria coronária do lado direito.
Graças a minhas explicações precisas, os médicos já estavam esperando prontos para atender-me adequadamente quando cheguei ao hospital.
Dicas importantes:
1. Dizem que muito mais mulheres que homens morrem em seu primeiro (e último) ataque cardíaco porque não identificam os sintomas e/ou os confundem com os de uma indigestão. CHAMEM a AMBULÂNCIA, se sentem que seu corpo experimenta algo estranho. Cada um conhece o estado natural (normal) de seu corpo. Mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...
2. Notem que disse 'chamem os Paramédicos/Ambulância'. AMIGO(A)S, o tempo é importante, e as informações precisas também.
3. Não acreditem que não possam sofrer um ataque cardíaco porque seu colesterol é normal ou 'nunca tiveram problemas cardíacos'...
Os ataques cardíacos são o resultado de um stress prolongado que faz que nosso sistema segregue toda classe de hormônios daninhos que inflamam as artérias e tecido cardíaco.Por outro lado, as mulheres que estão entrando na menopausa ou já a ultrapassaram, perdem a proteção que lhes brindava os estrogênios, pelo que correm igual risco de sofrer mais problemas cardíacos do que os homens.
Um cardiologista disse que se todos os que recebemos este e-mail o enviarmos a 10 mulheres, poderemos estar certos de que ao menos UMA vida se salvará. Por isto, seja bom amigo e envia este artigo a todas as mulheres que te são tão queridas ...

RECEBIDO POR E-MAIL


9 comentários:

Bel Alves disse...

Não tinha ideia como podia ser o infarto em uma mulher, acreditava que poderia ser parecido com os sintomas dos hoemens...
paz e bem

Pelos caminhos da vida. disse...

Com essa visita aqui hoje aprendi mais um pouco.

Boa noite Celle.

beijooo.

Celle disse...

Olá, Pelos caminhos da vida!
Agradeço os beijinhos e a visita.
Dividir informações úteis é sempre um prazer principalmente, quando se trata de saúde!
Bjs
Celle

Celle disse...

Bel Rech, eu também desconhecia.
Sempre achei que fossem iguais os sintomas, agora estou mais atenta.
obrigada pela visita.
Celle

Luis disse...

Minha Querida Amiga Celle,
Na sexta-feira passada fui ao hospital por sentir algo que julguei poder ser um AVC mas felizmente foram outras as razões.
Mas os sintomas andavam próximos e daí os exames a que fui sujeito. Desconhecia das diferenças existentes mas tomei nota para ajudar alguma senhora que precise de acompanhamento num mom,ento dessses.
Um beijinho amigo e solidário.

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Muito obrigado por partilhar estas informações com todos os visitantes do SJ.
Sugiro que o coloque também no Saúde e Alimentação, que está a ser muito procurado pelo muito que informa sobre saúde.

Beijos
João

Celle disse...

LUIS, que bom ter sido rebate falso, estimo que tenha sido só um susto! Se cuide meu amigo,vc é muito importante pra sua familia e seus amigos!
Bjs
Celle

Celle disse...

João, assim que lí a matéria pensei logo em postar no Saude e Alimentação, ja está lá publicado, também. Informações uteis gosto sempre de repassa-las.Só no Ornamental ainda não postei vou faze-lo, por absoluta falta de tempo! Nem imagina como está minha vida as véspera de casamento...
Mas,dentro do possível vou passando por aqui. Esta é a razão se por acaso eu me ausentar. Obrigada pela sua amizade, e um forte e carinhosos abraço.
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle

Tenho-me sentido muito feliz com a sua colaboração e com o facto de termos uma equipa muito interessante, coesa com relações de amizade quase familiares. Ficaria muito desgostoso se a Amiga nos deixasse, mas compreendo que os afazeres familiares lhe estão a ocupar muito tempo, pouco lhe restando para o hoby dos blogues. Não vou repetir o que lhe disse inicialmente e peço que não se sinta pressionada. A vida privada não deve ser prejudicada por este passatempo. Publique quando puder e desejar e não se coíba de aqui colocar posts que tenha publicado no seus blogue pessoal, o que será uma forma de fazer mais com menos investimento de tempo.

Muito obrigado pela sua atenção de me dar esta explicação e desejo aos noivos que, ao darem o primeiro passo no seu novo estado, iniciem uma vida de concórdia, de bom entendimento e de caminho para uma vida muito feliz a dois.

Felicidade para os noivos e suas famílias nestes dias de festa e depois.

Beijos
João