08/07/2011

Não abandone o seu melhor amigo !


Em Portugal mais de 10 000 animais são abandonados anualmente, segundo a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA). Muitos encontram a morte nos canis e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas, enquanto vagueiam pelas ruas em busca de alimentos e de abrigo. Quando abandonados, os animais, sem protecção, sofrem todo o género de maus tratos.
O abandono é uma "situação dramática que já vinha a aumentar e que agora foi agravada pela crise económica", declarou o presidente da associação Animal, Miguel Moutinho, em 2009, na opinião de quem continuam a "notar-se picos de abandono entre Junho e Agosto".
As estimativas que apontam para que cada ano sejam abandonados dez mil cães em todo o país não convencem quem já está no terreno há muitos anos.
"Não existe qualquer estudo que permita falar de números próximos da realidade. Mas, se admitirmos, que, em média, 500 animais (números conservadores) são abandonados em cada um dos 308 concelhos por ano, já estamos a falar de 150 mil", explicou Miguel Moutinho.
  • Se algum motivo insuperável o obrigar a separar-se do seu amigo, procure-lhe um dono que o trate bem.
  • Não o esqueça! Acredite que ele nunca se esquecerá de si.

3 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Um post oportuno na época em que muita gente vai para férias e abandona os seus maiores amigos. Quem convive com cães diariamente sabe que eles têm uma dedicação aos donos muito diferente e mais intensa do que a amizade entre seres humanos. Merecem mais consideração do que a manifestada por muitos donos.

Quem não tem condições para os ter, não deve adquiri-los porque o seu abandono é ingratidão e selvajaria.

Muito obrigado por ter vindo visitar-nos e deixar este presente.

Beijos
João

Luis disse...

Minha Querida Amiga Fê,
Já sentia a sua falta! Ainda bem que focou este problema pois há muita gente que tem animais para satisfazer ou os seus filhos ou o seu ego... À mínima contrariedade desfazem-se deles como de lixo se tratasse!
Na maioria dos casos é nesta época que tal mais acontece.
Um beijinho muito amigo e solidário.

Celle disse...

Alô amiga!
Que dó isso acontecer!
Este fato me fez lembrar a atitude de uma senhora que durante as enchentes nas serras do Rio de Janeiro, enquanto se cuidavam de enterrar as vítimas da tragédia ela cuidava de amparar os animais estressados e assustados que sobreviveram, num gesto dígno de quem é solidário não se esquecendo nem dos bichinhos...
Beijinhos nossa colega e amiga, Fê
Celle