05/04/2011

MÃOS DA MINHA MÃE !


Agora há pouco, me encontrava pensativa, preocupada, refletindo sobre nossos problemas e necessidades, e não sei porque, lembrei-me da minha mãe, falecida a pouco mais de quatro anos, aos 90 anos de idade. Que saudades!
Lembrei-me de um dia que fui visitá-la, assentei do seu lado para conversar um pouco, ela largou o biquinho de croche que estava passando numa toalha, guardou a agulha para me dar mais atenção. Uma coisinha gostosa ela era!!!
Ficava tão feliz com nossas visitas!
 Olhou-me nos olhos, tomou minhas mãos entre as suas acariciando-as com suas mãos frias, finas e frágeis, me disse assim: filha, ja pensou no valor de suas mãos?
-Assustei-me. Eu nunca havia pensado nelas.
 Quantas coisas ja fez por você, me disse!
 Disse mais...
Estas minhas mãos, ainda que enrrugadas, secas e débeis, tem sido as ferramentas importantes, que usei durante toda minha vida! Elas puseram comida em minha boca, ja vestiram meu corpo. Escreveram cartas às amigas. Ainda criança, minha mãe me ensinou a uni-las em oração.
Amarraram meus sapatos, calçaram minhas botas, pentearam meus cabelos. Ja estiveram enfeitadas com esmaltes e aneis, ja tremeram ao receber esta aliança que seu pai colocou no dia do nosso casamento e que nunca tirei. Já estiveram sujas, esfoladas e ásperas, já alimentaram e trocaram fraldas em todos vocês, meus filhos e dos bisnetos também, ja com mais dificuldades. Com elas embalei seus  bercinhos e dei-lhes remédios. Tremeram também, quando das emoções sentidas, nos progressos alcançados e êxitos que vêm conquistando pela vida...
 E até hoje, quando quase nada mais em mim funciona bem, elas me ajudam a levantar da cama e da cadeira e ainda se juntam para rezar por vocês e agradecer a felicidade de te-los criado.
São estas mesmas mãos, minha filha, que Deus tomará entre as Suas , quando diante dele eu ficar!
Na verdade, estas mãos são uma benção!
Minhas mãos tremeram e meu corpo deu aquela sacudida, voltei pra realidade!
Acordei... tinha os olhos marejados, olhei e valorizei minhas mãos e pedí a Deus que me ensinasse a usa-las somente para fazer o bem, trabalhar honestamente e dar carinho e amparo a quem necessitar...
Sinto-me em paz!

4 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Em tempos li um hino às mãos em verso. Agora tive o prazer de ler este em prosa, bem elaborado, sensível, emocionante.
A vida arrasta-nos numa torrente cansativa sem dar oportunidades de pensarmos em coisas que parecem pequenas e insignificantes mas que são de um valor imenso, incomensurável. As mãos são a nossa principal ferramenta de acção, que nem sempre são utilizadas para construir para criar felicidade em nós e nos outros. Depois temos os sentidos que nos colocam em comunicação com o mundo, que são sensores indispensáveis para depois podermos agir com as mãos e outros membros. A voz é também outra ferramenta valiosa.
Estou certo de que nos trará outros lindos textos sobre estas partes da nossa máquina corporal, máquina complexa feita de peças valiosas que devemos saber apreciar e utilizar da melhor forma, como aqui tem sido aconselhe«ado neste nosso espaço, de «serviço público»!!!

Beijos
João
Do Miradouro

Celle disse...

Obrigada João por suas palavras!
Reconfortaram-me deveras!
Estava nostalgica, e sonhei acordada, estou certa disso. Visualizei minha mãe tão nitidamente, que sentí sua presença, e suas mãos tomaram as minhas e me confortaram, foi tão bom o que sentí que postei de imediato, para não perder sua visão!
Abri meu coração!
Beijos
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Peço desculpa de o meu comentário não ter tido o calor correspondente à sua vivência emocional. Fiquei muito pelo genérico, não tendo valorizado, como merece, o verdadeiro sentimento que está inserido em tão lindo texto.
Há assim momentos em que a alma voa para memórias transcendentes. Felizes os que, como a Celle, sabem e conseguem registar de forma magistral os sentimentos assim vividos.

Parabéns
Beijos
João
Do Miradouro

Luis disse...

Minha Querida Amiga Celle,
Este post reflete a sua alma que é de uma sensibilidade sem par! Tem pormenores de uma riqueza que só uma pessoa tão bem formada como é a Celle os pode apresentar! É uma felicidade para nós podermos te-la como Amiga! A sua Amizade é transbordante e envolve-nos num sentimento de Paz que nos dá essa Felicidade. Bem haja pela sua forma de vida!
Um beijinho muito amigo.