29/10/2010

Jovem Português ganha medalha de ouro da Física


A notícia Paixão pela física dá medalha de ouro a João Carlos Moreira diz-nos o jovem leiriense João Carlos Moreira, de 18 anos trouxe uma medalha de ouro da XV Olimpíada Ibero-americana de Física, que decorreu entre os dias 26 de Setembro e 2 de Outubro, no Panamá. O premiado, que é motivo de orgulho para Portugal e exemplo para os estudantes, assume uma autêntica "paixão" pela Física. Agora está a focar o seu interesse na electrónica, que desde o início deste ano lectivo cursa na Universidade de Aveiro.

O promissor estudante revela o segredo de ter sido bem-sucedido, o qual talvez resida no "trabalho contínuo e na capacidade de raciocínio", sendo com estas alavancas que planeia continuar a fazer mexer o seu futuro. 

Conta: "Quando era pequeno ajudava o meu pai e já via física no acto de mover uma pedra, usar uma alavanca, uma roldana... em todo o lado. Também gostava de desmontar electrodomésticos e outros aparelhos para saber como funcionavam ou tentar consertar". Por vezes, confessa, "sobrava um ou dois parafusos", mas nada que o desmotivasse.

Enfim, trata-se de mais um jovem português que se distingue e que junto à lista dos que aqui têm sido enfatizados. Não devemos limitarmo-nos a críticas negativas, pois Portugal dispõe de potencialidades que, se forem devidamente encorajadas e apoiadas, poderão fazer desenvolver o País e tirá-lo do marasmo em que temos vivido por os governos terem sido constituídos por gente que está muito afastada da escala de valores que norteia este escol de jovens promissores.
Imagem da Net

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo João,
Mais um bom exemplo que deve ser destacado! Mas a continuar assim vamos perde-lo pois será mais uma "cabeça" que irá para fora se quer ter futuro... Por cá infelizmente terá dificuldade em promover-se!
Um forte e amigo abraço.

A. João Soares disse...

Cario Luís

O teu receio traduz a incapacidade dos governantes que temos aturado. Em vez de pessimista deve ser considerado um alerta para o cuidado em defender o interesse nacional, dando a estes génios condições de inovarem, criarem valor acrescentado ao País.

São pessoas como este jovem que dão nome a Portugal perante as pessoas que pensam e apreciam o verdadeiro desenvolvimento de uma Nação. Portugal foi grande há cinco séculos porque teve pessoas geniais a quem foram dadas condições para fazer algo de diferente e valoroso. Não são as tricas partidárias numa arena em que se pisa a população sem nela pensar, tal como fazem os futebolistas sobre a relva dos estádios, que tornam o País mais desenvolvido. Tenham cuidado com a relva que pisam; não façam sofrer o mexilhão.

Um abraço
João
Só imagens