09/10/2010

Grande génio, pequenino

5 comentários:

Celle disse...

João, tenho alguma experiência no assunto, nos encantam estes pequenos gênios e admiramos seus talentos!
Mas,como ja disse, sinto pena deles, rapidamente aprendem tudo e passam a ser "o orgulho dos pais", da familia e logo logo perdem a infancia, valorizam os elogios as glórias, os aplausos, psicológicamente não estão preparados para o sucesso e a uma certa altura da vida se perdem emocionalmente!
Para uma boa saude emocional,se faz necessário curtir bem as várias etapas da vida, sem saltar ou antecipar nenhuma delas.
Os pequenos Einsteins e Mozarts no imaginário da maior parte da população - são especiais sim, têm habilidades a serem desenvolvidas por educadores competentes, mas são, antes de mais nada, crianças. Até porque uma criança pode ser extremamente desenvolvida em uma área e nem tanto em outras.Os testes demonstram isso. Geralmente o medo é recorrente entre as famílias de crianças com habilidades especiais.Querem esconder. Por isso, aqui, o Ministério da Educação, não incentiva a existência de escolas especiais para superdotados e, sim, a convivência em escolas regulares - mesmo que, muitas vezes, isso se torne um desafio a mais para os professores,que precisam criar atividades extras para manter uma certa disciplina,em sala.
Beijos
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Compreendo muito bem a sua opinião e soube de vários casos de fracasso de vários génios prematuros. Muitos acabam por se suicidar, por não se adaptarem à vida real.

O seu comentário é muito interessante e deve ser lido pelos visitantes para não ficarem com ideias erradas.

Beijos
João
Do Miradouro

Unknown disse...

Os pequenos heróis não têm culpa.
Os adultos que se servem deles e os sugam é que são os responsáveis.
Qualquer criança que tenha dotes superiores deverá continuar a fazer as suas coisas e a saber brincar sendo humilde e respeitador.
Muitos pais são pobres e desistem das suas obrigações e deixam que o dinheiro e a comunicação social falem mais alto acabando por destruir.

Luis disse...

Caro João e Amigos comentaristas,
Na verdade muitos pais aproveitam-se destas crianças e procuram benefícios pessoais prejudicando-as e criando-lhes sérios problemas na sua vida adulta. Muitos casos acabam em suicídios infelizmente!
Eis um alerta para se evitarem aproveitamentos destes pequenos génios!
Um abraço amigo a todos.

A. João Soares disse...

Amigos Luís Coelho e Luís,

Os génios devem ser elogiados, comedidamente, principalmente quando são crianças ainda débeis, para que a vaidade não as estrague. Mas há que evitar que sejam exploradas para espectáculo que as prejudique de qualquer forma. Não os transformemos em objecto do nosso prazer.

Abraços
João
Do Miradouro