05/12/2008

Vaso chinês, bela lição

Uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos que ela carregava às costas, cada um suspenso na extremidade de uma vara.

Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estava sempre cheio de água ao fim da longa caminhada do rio até a casa, enquanto aquele rachado chegava meio vazio.

Por longo tempo, a coisa foi em frente assim, com a senhora que chegava a casa com somente um vaso e meio de água.

Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultado e o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de só conseguir fazer metade daquilo que deveria fazer.

Depois de dois anos, reflectindo sobre a própria amarga derrota de ser 'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho: 'Tenho vergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho me faz perder metade da água durante o caminho até a sua casa...'

A velhinha sorriu:
'Você reparou que lindas flores crescem somente do teu lado do caminho? Eu sempre soube do teu defeito e, portanto, lancei sementes de flores à terra na beira da estrada do teu lado. E todos os dias, enquanto a gente voltava, tu as regavas. Por dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores para enfeitar a mesa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelas maravilhas na minha casa.

Cada um de nós tem o próprio defeito. Mas o defeito que cada um de nós tem, é que faz com que a nossa convivência seja interessante e gratificante. É preciso aceitar cada um pelo que é... E descobrir o que tem de bom nele.'

Portanto, meu 'defeituoso' amigo, tenha um bom dia e lembre-se de regar as flores do seu lado do caminho... A grande sabedoria não consiste em esperar que o ideal se torne realidade, mas em aproveitar da melhor forma a realidade para se aproximar do ideal.


Recebi por e-mail e introduzi pequenas alterações.

19 comentários:

Alice disse...

Adorei !!


bjusssss

Fenix disse...

Lindo!

Que bela "imagem"!

A. João Soares disse...

Alice,
Como não adorar uma lição destas. Com muita profundidade, e contada de maneira tão simples!!!
Minha amiga capricorniana, quantos dias faltam para lhe enviar os parabéns? Será antes ou depois deste seu companheiro internauta?
Beijos
João

A. João Soares disse...

Fenix,
Uma forma muito interessante de ensinar algo de muito importante. A frase final resume muia sensatez e fora de vida.
Abraço
João

Unknown disse...

Caro amigo,
já conhecia esta história, se não estou em erro li-a num blog, já à algum tempo.
Uma bela lição de vida, um grande ensinamento. Aceitarmos o próximo mesmo com seus defeitos, porque defeitos todos os temos, e sabermos descobrir o que de melhor há nos que nos rodeiam.

Beijinhos e bom fim de semana.

A. João Soares disse...

Cara Ana,
A velhinha além de aceitar o deficiente vaso, tirou dele o melhor efeito, aproveitou o que tinha da melhor maneira, aceitou uma realidade que parecendo pouco positiva teve utilidade.
A felicidade não depende do ideal mas do real e da forma como o sabemos aproveitar.
À nossa volta há tanta coisa que desprezamos mas que bem aproveitada nos pode ser útil e benéfica.
Beijos
João

Sei que existes disse...

Já conhecia. É uma bela e sábia história.
Beijocas grandes

Ana Maria disse...

Bela história.
Felicidades amigo.
1000 beijinhos!

A. João Soares disse...

Cara Maria João, Sei que existes,
Esta história, recebida por e-mail afora, já aqui tinha sido postada há alguns meses, só reparei depois de a ter publicado. Para não ficar repetida apaguei a outra por não ter ainda comentários. Também aconteceu o mesmo em Do Miradouro, mas aí apaguei a de agora porque a outra tinha comentários e respeito os meus comentadores.
Uma história tão significativa e contada de forma tão didáctica, nunca cansa e nunca está a mais. Há conceitos que devem ser repetidos incansavelmente para entrarem na mente e orientarem os comportamentos. São como os formulários religiosos e os adágios ou ditados da sabedoria popular.
Beijos
João

A. João Soares disse...

Querida Ana Maria,
Agradeço as suas palavras simpáticas e os mil beijinhos. Não posso retribuir com tantos, porque já me faltam as forças, mas retribuo com os que forem possíveis!
Beijos e bom fim-de-semana
João

Mariazita disse...

Querido amigo João
Nem só os vasos bonitos e vistosos são úteis.
Os feios e rachados também tem utilidade.
Cabe-nos a nós decobrir para que servem...
Meditemos sobre isso.

Bom fim de semana

Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Querida Amiga Mariazita,
Sem dúvida. O segredo da reutilização, reparação, reciclagem ensina isso. Mas mesmo aquilo que não pode ser reparado pode ter boa utilidade. E a felicidade assenta na capacidade de poder obter satisfação com o que está ao nosso alcance, mesmo com deficiências. Há sempre um pormenor que pode ser bem aproveitado.
Beijos e bom fim-de-semana
A. João Soares

Anónimo disse...

Caros amigos.

Embora não comente, tenho acompanhado com interesse este blogue.
Por isso, não me parece necessário enviarem-me via E-Mail os muitos comentários que, felizmente, são feitos.
Agradecia, portanto, a quem esteja a gerir o blogue que me eliminasse da lista de distribuição. Tudo porque estou coonstantemente a ter problemas com o excesso de correspondência na minha caixa do correio.

Boa sorte a todos

Fernando Vouga

A. João Soares disse...

Caro Vouga, como lhe comuniquei, o problema está resolvido.
Sempre que desejar deixe um comentário, nestes posts ingénuos e românticos!!!
SE conseguíssemos melhorar a vida das pessoas ficávamos todos mais felizes!
Grande abraço
João

O Profeta disse...

Este Mar que beija a Ilha
Traz de longe sonhos perdidos
Adormece na areia e deixa
Na espuma mil e um segredos

Meus sonhos são estrelas que semeio no espaço
São corpo nu que vagueia pela saudade
Brotam e correm para o Mar
Enfrentam a dor a tempestade



Bom domingo



Doce beijo

Táxi Pluvioso disse...

Vasos rachados? Hmmm, talvez os portugueses tenham algum préstimo, embora eu não veja flores em lado nenhum.

stériuéré disse...

Nem tudo o que luze é ouro!!!!
Por isso, quanto mais armações e mais fantasias tiver , menos original é. A falta de simplicidade, ataca todos os seres humanos, mas uns conseguem-se safar , e outros nem por isso!
Beijos , é sempre um prazer encontrar histórias fantabulásticas como esta.

Daniel Costa disse...

João Sores

Gostei do conto, por exemplar. De facto todos temos defeitos!... Quase sempre falta a velhinha, com sabedoria para os esquecer esses, e saber oproveitar as faculdades de cada um.
Um abraço
Daniel

A. João Soares disse...

As boas lições são transmitidas por palavras simples e compreensíveis, como as parábolas da Bíblia.
Esta é formidável, e os vossos comentários evidenciam o seu valor.
Oxalá seja divulgada e devidamente digerida por muita gente. Com muitas lições assim o mundo poderá tornar-se mais humano, solidário e harmonioso.
Abraços
João