27/12/2008

O bom senso morreu!!!

É com muita tristeza que lhe participamos o falecimento de um amigo muito querido que se chamava BOM SENSO… e que viveu muitos e muitos anos entre nós.
Ninguém conhecia com precisão a sua idade, porque o registo do seu nascimento foi desclassificado há muito tempo, tamanha a sua antiguidade.

Mas lembramo-nos muito bem dele, principalmente pelas suas lições de vida como :

«O mundo pertence àqueles que se levantam cedo »
«Não podemos esperar tudo dos outros »
Ou ainda,
«O que me acontece pode ser em parte também por minha culpa »
E também …
O BOM SENSO só vivia com regras simples e práticas como :
«Não gastar mais do que se tem »
e de claros princípios educativos como :
«São os pais quem dão a palavra final»

Acontece que o BOM SENSO começou a perder o chão, quando os pais passaram a atacar os professores, que acreditavam ter feito bem o seu trabalho querendo que as crianças aprendessem o respeito e as boas maneiras.

Sabendo que um educador foi afastado ao repreender um aluno por comportamento inconveniente na aula, agravou-se o seu estado de saúde.

Deteriorou-se mais ainda, quando as escolas foram obrigadas a ter autorização dos responsáveis, até para um curativo no machucado de um aluno, sequer podiam informar os pais de outros perigos mais graves incorridos pela criança.

Enfim, o BOM SENSO perdeu a vontade de viver quando percebeu que os ladrões e os criminosos tinham melhor tratamento do que as suas vítimas.

Também recebeu fortes golpes morais e físicos, quando a Justiça decidiu que era crime defendermo-nos de algum ladrão na nossa própria casa, enquanto a este último é dada a garantia de poder queixar-se por agressão e atentado à integridade física...

O BOM SENSO perdeu definitivamente toda a confiança e a vontade de viver quando soube que uma mulher, por não perceber que uma xícara de café quente iria queimá-la, ao derramá-lo numa das pernas... recebeu por isso, uma colossal indemnização do fabricante da cafeteira eléctrica.

Certamente, você já reconheceu, que a morte do BOM SENSO foi precedida pelo falecimento:
- dos seu pais: Verdade e Confiança;
- da sua mulher Discrição;
- da sua filha Responsabilidade e
- do filho Juízo.

Então, o BOM SENSO deixa o seu lugar para três falsos irmãos :
- «Eu conheço os meus direitos e também os adquiridos»
- «A culpa não é minha»
- «Sou uma vítima da sociedade»

Claro que não haverá multidão no seu enterro, porque já não temos muitas pessoas que o conheçam bem, e poucos se darão conta de que ele partiu.

Mas, se você ainda se recorda dele, caso queira reavivar a sua lembrança, previna todos os seus amigos do desaparecimento do saudoso BOM SENSO fazendo circular esta comunicação…

Senão, não faça nada... deixe tudo como está!!!

De autor desconhecido. Recebido por e-mail.

16 comentários:

Ana Maria disse...

Um texto bastante reflexivo.
O ser humano necessita de bom senso, ele não pode morrer.
Tenha um feliz Ano Novo, repleto de paz, harmonia, prosperidade e muita paz.
Muita saúde.
Beijinhos no coração!

A. João Soares disse...

O bom senso, ou normas de conduta, é indispensável em qualquer comunidade, mesmo em animais da selva. A liberdade de cada um cessa onde começa a liberdade dos outros. Vivendo em harmonia com os outros e com a Natureza, respeitando as normas aconselhadas pelo bom senso, está-se no bom caminho para a felicidade.
Desejo um bom Ano Novo com muitas venturas e momentos de satisfação.
João

Mariazita disse...

Querido amigo João
Eu acredito que o BOM SENSO não tenha morrido completamente, mas, sem dúvida, está nos últimos estertores...
É urgente tratar-lhe da saúde, antes que se acabe completamente.
A sua morte arrastará consigo elementos fundamentais para uma vida sã e honesta, como Verdade e Confiança, por exemplo, e tantos outros indispensáveis à vida, numa sociedade que se deseja justa e correcta.

Que ele (BOM SENSO) reanime e possa estar em plena forma no próximo ano (pelo menos!)

Continuação de Boas-festas.

Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Querida Mariazita
O bom senso, com o civismo o respeito pelos outros e pela Natureza, o sentido da responsabilidade, etc. São valores a recuperar e a manter, para que a sociedade não se transforme em pó solto, desorganizado e, portanto, conflituoso.
Beijos
João

Daniel Costa disse...

João Soares

Estas coisas provêem, por norma de anónimos, mas a falta do BOM SENSO, começa a ser endémica. Todas as denúncias serão poucas, a falta de autoridade superior é um facto, ao desresponsabilizar a grande falta de BON SENSO, que reina por toda a parte.
Um abraço,
Daniel

A. João Soares disse...

Caro Daniel,
Nas comunicações por e-mail que são repetidamente reenviadas, os autores, mesmo que inicialmente citados, acabam por ser esquecidos. Mas o facto de ser anónimo, não tira valor ao texto como motivo para meditação. Obriga até a um acrescido esforço de crítica selectiva para ver se concordamos ou não, se merece ou não ser reflectido.
Neste caso parece poder concluir.
-se que o bom senso, embora possa ter várias interpretações, é indispensável para bem gerirmos as nossas vidas individual ou colectivamente. Faz parte de um conjunto de conceitos com o civismo, o respeito pelo outro, a gestão dos nossos interesses, o risco, a segurança, o ambiente, etc.
Um abraço
João

Luísa disse...

Bom Senso!
Que saudades ele deixa!
Bom senso!
Quem fica para dar os seus ensinamentos?
Quem calará as bocas de reacção pela diferença da preseverança da memória Bom Senso?
Ah!Depende de nós incutirmos nas nossas crianças, em casa, as regras do Bom Senso!

O que depender de mim, o BOM SENSO, será imortalizado...

A. João Soares disse...

Querida Luísa,
Cada um de nós tem de fazer força para que o Bom Senso não morra, seja revitalizado para se tornar forte e imortal. Ele é imprescindível, não o podemos deixar partir.
Beijos, e votos de Bom Ano Novo
João

Pelos caminhos da vida. disse...

Otimo texto reflexivo.

Feliz 2009 com muita saúde,paz,amor.

Um gde abraço.

beijooo.

A. João Soares disse...

Pelos caminhos da vida,
O texto é interessante e bem merece ser divulgado e dissecado para dele serem tiradas conclusões e mais motivos de reflexão. A humanidade carece da recuperação de valores éticos que têm sido desprezados. E como as alterações de comportamento são lentas e demoradas, é urgente começar em força.
Poderia ser usado o mecenato para organizar concursos de pequenas frases ou de curtos textos. Isso obrigaria os concorrentes, na mira do prémio, a pensar no assunto. Seria uma oportunidade de acordar uma parte da população para o problema.
Beijos
João

Unknown disse...

Caro amigo João,
quero acreditar que o BOM SENSO embora gravemente doente, ainda não morreu, que vai resistir à doença e vencer esta batalha, continuando a ensinar e a incentivar o respeito, a educação e os bons costumes.
Podem ser já muito poucos os seus seguidores, mas concerteza ainda têm força e uma téstia de esperança que os move em torno daquilo em que acreditam e pensam não estar ainda totalmente perdido.
Este é realmente um texto a divulgar, o mundo precisa de ser sensibilizado.

Continuação de Festas Felizes e tudo de bom.

Beiinhos,
Ana Martins

A. João Soares disse...

Querida Ana Martins,
A esperança deve ser a última coisa a morrer e não devemos ser pessimistas. Os valores éticos hão-de ser recuperados, sem o que a convivência se tornaria impossível.
Beijos e cBom Ano Novo
João

Sonia Schmorantz disse...

É preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai mudar.
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos, de motivos.
O importante é viver cada momento e aprender sua duração,
pois a vida está nos olhos de quem sabe ver...
Desejo que no ano que vem, você...
Realize todos os seus sonhos;
Descubra a cada dia coisas novas para realizar esses sonhos...
Não tenha medo de viver o momento em que eles acontecerem;
E, nesses momentos, descubra novos sonhos.
Feliz Ano Novo!

A. João Soares disse...

Cara Sónia,
Muito obrigado pelas suas palavras,
É certo que as boas coisas estão dentro de nós e depende de nós o nosso futuro e o da humanidade. Mas se a nossa formação moral não estiver assente numa boa escala de valores sociais, acontece que as más coisas também estão cá dentro e, movidas por ambições menos ponderadas e sensatas podem causar a aceleração do descalabro social em que a humanidade já está a escorregar.
A nossa liberdade só pode ir até onde começa a dos outros, que devemos respeitar e ter sempre em consideração. E temos de reagir aos atropelos de insensatos que prejudicam os direitos legítimos e naturais dos outros.
A regra da sociedade não pode ser o «salve-se quem puder».
Oxalá as pessoas despertem em 12009 e que as suas boas acções, em todos os aspectos, as tornem mais felizes, amigas, solidárias.
Beijos com votos de um Bom Ano Novo
João

Táxi Pluvioso disse...

O bom senso nunca nasceu.

A. João Soares disse...

Táxi Pluvioso,
obrigado por ter visitado o post.
Desejo um 2009, com mais optimismo e força anímica para lutar e vencer as contrariedades que a crise trouxer.
Abraço
João