17/09/2008

Desportivismo. Ainda há!

Recebi um e-mail com vídeo em anexo e esta descrição muito interessante, no mundo em que vivemos.

Existem situações na vida que nos fazem acreditar que é sempre possível sermos melhores do que somos !
(surgiram dificuldades no processamento do vídeo)
Temos aqui um bom exemplo:
Durante um jogo de futebol, na Holanda, um jogador da equipa de vermelho - o Ajax - sofreu uma falta e ficou magoado, caído no chão.
Um dos jogadores da equipa adversária - equipada de amarelo - como é hábito, atirou a bola para fora para que o jogador magoado fosse atendido.
Quando o jogador ficou recuperado o lançamento pertenceu ao Ajax (de vermelho) e, como manda o desportivismo, um jogador do Ajax tentou devolver a bola para o campo do adversário. Só que o fez de forma desajeitada e, sem querer, acabou por meter golo!
Todos, incluindo o jogador que, sem querer, meteu golo, ficaram atrapalhados. Mas o árbitro considerou o golo válido!
A bola voltou ao centro para o jogo ser retomado com aquele injusto resultado.
Foi nesse momento que os jogadores do Ajax, com grande espírito desportivo, rapidamente tomaram uma resolução:
Ficarem todos quietos para permitir à equipa adversária - os de amarelo - fazerem eles também um golo para repor a justiça no resultado. E foi isso que aconteceu!!!
É impressionante o sentido de justiça da equipa do Ajax - de vermelho - e o bom entendimento entre todos eles para que nenhum se movimentasse. Eles queriam ganhar, mas a vitória teria que ser "limpa" e "justa"!

Esta lição merece chegar a todos: às Famílias, às Escolas, às Empresas... Quem sabe se chega também à Assembleia da República, ao Governo, aos Tribunais...
Todos precisamos de aprender com exemplos de honestidade...

2 comentários:

Ana Maria disse...

Sermos honestos, só temos a ganhar.
Obrigada pela sua amizade.
Beijinhos!

A. João Soares disse...

Amiga Ana Maria,
Honestidade, amizade, respeito, lealdade, etc. etc. são valores morais que constituem um apoio indispensável para a boa vivência em sociedade.
No relacionamento entre as pessoas têm que ser respeitadas regras. Os próprios animais «selvagens» submetem-se a regras entre si.
Beijos
João