05/09/2008

Tecnologia e o pastor

Texto de autor desconhecido, recebido por e-mail em anexo pps

Estava um velhote dando de pastar ao seu rebanho de ovelhas quando de repente lhe aparece pelo inóspito caminho um reluzente todo o terreno Navigator 4x4 full equip, o qual se detém frente ao velhote e sai da viatura um jovem de menos de 30 anos, de fato preto, camisa da mesma cor tipo “Hugo Boss”, sapatos “DKNY”aproxima-se do velho e diz:
“Sr. Se eu adivinhar quantas ovelhas tem no seu rebanho, oferece-me uma?”
O velho responde com alguma surpresa:
“Sim, pode ser!”
Então o jovem volta ao seu 4x4, tira um Toshiba Tecra 9000 Pentium IV a 3,2 Ghz com 1 Gb de RAM. Liga-se à rede via satélite, entra numa base de Dados de 500 Mb, entra numa página da NASA.
Através do GPS, identifica a zona exacta onde está o rebanho, calcula a média histórica do tamanho de uma ovelha tipo “Merino” através de uma tábua dinâmica de Excel, e com a execução de algumas Macros personalizadas em Visual Basic acaba por completar um diagrama de fluxo.
Depois de 20 min. diz ao velho: “Você tem 1347 ovelhas; 256 machos; e 1091 fêmeas e 4 podem estar prenhas.”
O velho assombrado, disse que efectivamente assim era, e que podia levar uma ovelha.
O jovem pega um dos animais e carrega-o para o seu 4x4.
Estava prestes a partir quando o velho o deteve e lhe perguntou: “Desculpe mas se eu adivinhar para quem trabalha, você devolve-me o animal?”
O jovem respondeu sorrindo: “Claro, homem, tente !” Enquanto abria a porta do veículo preparando-se para partir.
O velho então disse:
“Você trabalha como assessor no Governo de Sócrates !”
O jovem absolutamente surpreendido, disse: “Certo, como adivinhou ???”

O velho respondeu-lhe:
«Por 4 razões:
Primeiro, pela pinta de maricas.
Segundo, apareceu sem que eu o chamasse.
Terceiro, cobrou por dizer algo que eu já sabia.
E Quarto, nota-se que não tem a mínima ideia do negócio,porque pegou no meu cão em vez da ovelha.»

CONCLUSÃO: São os frutos do Choque Tecnológico. Os equipamentos até são bons, o que não presta é a cabeça deles. Os equipamentos não suprem a falta de inteligência.

4 comentários:

Daniel disse...

Olá

Talqualmente, tem a estória tem modernidade, que deveria ser a de um choque tecnológico, trabalhado por quem nem serve para pastor.

Daniel

Táxi Pluvioso disse...

O Magalhães não tem essas funções.

A. João Soares disse...

Caro Daniel,
«Nem serve para pastor», é por isso que estes «boys» vão para assessores. A carreira dos políticos começa e acaba com o simples mérito das palavras, como qualquer vendedor de ilusões ou de banha da cobra: Como cedo os amigos da Nomenklatura viram que eles não tinham capacidade para viverem na concorrência da vida séria do trabalho, sugeriram o alistamento nas agências de emprego que dão pelo nome de partidos. Com visibilidade nos comícios e outras «festas» e dedicação canina aos chefes, cedo foram para assessores em autarquias ou gabinetes de governantes, depois deputados, e por aí acima, mesmo sem licenciatura. Esta aparece logo que façam uns favores aos administradores de universidades privadas!
A incapacidade que esteve na base da carreira continua e nem os deixa distinguir um cão de uma ovelha. E entretêm-se a fazer trafico de influências, conduzir o avanço das cunhas, e de vez em quando fazer portarias sobre as dimensões dos parafusos que , pouco depois alteram em benefício do construtor desses parafusos, como se isso fosse o assunto mais importante para os portugueses. (Ver o post «as prioridades do Governo» em Do Miradouro).
Agora fala-se de uma lei das armas feita recentemente que foi inútil e já vai ser alterada. Também se fala do código do processo penal e do código penal, de fresca data que tem de ser alterado. São provas da «muita capacidade» desta fauna.
Abraço
João

A. João Soares disse...

Caro Taxi pluvioso,
O Magalhães não vai fazer milagres. E até pode ser um engodo que impeça as crianças de adquirem capacidade de raciocínio científico e prático. Para usar uma ferramenta de forma útil, é preciso saber o que vai fazer com ela.
Uma máquina de calcular pode fazer rapidamente uma divisão de dois números com muitos algarismos, mas é preciso saber que é preciso dividi-los e não multiplicá-los ou somá-los, e saber qual é o dividendo e qual deve ser o divisor. E, no fim interpretar o resultado. E incapacidade fazer o que o Banco de Portugal fez há poucos anos quando calculou a PREVISÃO do défice orçamental para o resto do ano e apresentou um número com o rigor de três decimais!!! Repare que era um cálculo baseado em vários números aproximados, sem rigor e, portanto, o resultado seria forçosamente aproximado, um núnmero da ordem de grandeza de...». Quando muito poderia ir até às décimas, mas nunca até às milésimas. E assim era, pois poucas semanas depois rectificaram-no para outro número inferior, embora continuassem com a ilusão do rigor. No fim o desvio daquilo que foi real era um escândalo, previsto por qualquer pessoa com raciocínio.
O computador não faz génios, mas ajuda os génios a fazerem coisas maravilhosas. Logo, é preciso ensinar às crianças como seguirem a rota que poderá conduzir à genialidade.
Um abraço
João