21/09/2008

Dia Internacional da Paz

Texto de Vânia Moreira Diniz, que nos deixa a sensação de que a paz é indispensável para a defesa do planeta e do ambiente, a fim de deixarmos uma herança digna aos nossos descendentes.

Hoje é Dia Internacional da paz.

Nada é mais importante do que essa harmonia do universo transmissível a toda a humanidade e que hoje em dia nos parece tão distante. Por isso devemos lutar e reflectir sobre a paz, o conteúdo mais importante na luta pela inclusão, amor, solidariedade, carinho e felicidade. Só a paz nos conduzirá à união dos povos que é a maior conquista do universo.

Quando nascemos o oxigénio nos deu a vida entrando em nossos pulmões, fazendo com que gritássemos pela diferença de sensações e impotência diante do mundo que estávamos prestes a ingressar. E esse é o momento reconhecidamente uniforme em todos os seres humanos. Passamos por ele como acontecerá também no dia de nossa morte em que se efectivará justamente o mesmo fenómeno de impotência e aceitação.

Somos todos iguais, não importa o país ou região em que nascemos, a raça a que pertencemos ou as características genéticas que possuímos. Não importa. É a união, que fará com que vivamos nesse planeta com a paz que está acima de tudo, única sensação que tornará nosso tempo finito imensamente infinito e feliz. Sem ela nossa passagem pela terra será alarmante e desesperadora.

Sentir a paz nesse momento, nesse tempo de tantas guerras, invejas e ódios inúteis será a única forma de usufruirmos a razão primeira para a qual fomos criados: felicidade para todos os seres humanos.

Quando compreendermos a harmonia da natureza, a beleza natural, o canto dos pássaros e a presença dos animais, do mar, rios, árvores, plantas e flores, também entenderemos o quanto é importante o respeito por seu semelhante, o amor universal que devemos cultivar como uma preciosidade e que infelizmente na maioria das vezes somos tão indiferentes. E sentiremos isso tarde demais.

Hoje é dia Internacional da paz, precisamos captar o sentido verdadeiro dessa palavra para que possamos prosseguir buscando sempre o amor que está ficando perdido pelos caminhos. Sem a paz não conseguiremos ser felizes porque nos faltará o elemento básico para a plenitude da vida, da alegria, da realização e do respeito por nossos irmãos de caminhada.

Nesse momento de mudanças profundas, de evolução tecnológica e globalização precisamos encontrar na paz o entendimento para a verdadeira união que não se fará apenas com o progresso e desenvolvimento que vemos a cada dia mas com o amor que se tornará mais distante sem a troca dos olhares, do sorriso, da compreensão e, principalmente, da luta harmoniosa por humanidade e igualdade.

Paz é a única forma de preservar esse planeta do qual somos hóspedes temporários. Paz é só o que precisamos para que possamos conhecer a nós mesmos e lutar para que sejamos melhores e mais felizes.

Vânia Moreira Diniz
21-09-2008

7 comentários:

Alice disse...

Mariazita !!

vim retribuir-lhe a visita e te digo: adorei esse seu cantinho !! bem escríto e sensível !

volte sempre ao país pois pretendo sempre estar aqui.

Estou te linkando aos meus favoritos ok ?

mil bjkas pra vc e um lindo domingo

Oliver Pickwick disse...

Os políticos, os nossos dirigentes, os homens de poder, sabem disso? Se sabem, não ligam a mínima. Culpa nossa, que ficamos na janela vendo o tempo passar e ainda votamos neles, em vez de apedrejá-los, atirar-lhes frutas podres, ovos...
Um beijo!

Zé do Cão disse...

Ai,ai. O que eu leio por aqui.
Dia Mundial da Paz.
Seria bem oportuno criar o dia Mundial da Bofetada, da Espadeirada, do fogo de canhão, de escopeta, caçadeira de canos serrados etc. etc.
E até talvez o dia Mundial do preso.
Podia ser que pelo menos para essa comemoração engaiolassem algum criminoso.
Um abraço

o que me vier à real gana disse...

Mariazita, obrigado pela visita e pelo comentário. Aqui (cá), tb é muito bom! Conto voltar.

Daniel disse...

Olá

A paz, parece um sonho irrealizável, a tantas guerras temos assistido! Agora em directo, como se de um espectáculo mediático se tratasse. O facto podia dar para tirar ilações, mas não.
E continua o grande mercado das "mercadorias" da guerra.
Enquanto isso, apenas podemos ir rodeado a "montanha".
Os grandes do mundo vão fazendo crer que é santa!...
Daniel

A. João Soares disse...

Caros amigos, agradeço a visita e os comentários.
Há muito que li que os comportamentos das pessoas e dos países, são condicionados por duas baias - amor e medo. Quando se vive perto do amor há paz e progresso; quando se é pressionado pelo medo, só pode haver conflito, ódios invejas, hostilidade.
Por isso, Paz e Amor são coexistentes, colaborantes interactivos.
Tudo começa e se desenvolve no íntimo do nosso psíquico e em função do civismo, do respeito pelos outros.
Nada de útil na vida se efectua sem haver ideia, sem haver palavras que descrevam o plano. E, na humanidade, a paz, o amor, a harmonia só serão conseguidos se houver a participação de todos e de cada um. A Humanidade somos nós todos, de cara destapada, com frontalidade. Cada um tem a sua quota-parte a realizar pêra tornar o mundo num lugar maravilhosos, com um lugar digno para cada um. Quem não quer ver o mundo maravilhoso que podemos construir nada poderá fazer para deixar uma herança de felicidade aos seus descendentes.
Cumprimentos
João

Táxi Pluvioso disse...

Mas sem a guerra não teria havido progresso tecnológico. Não haveria aviões, nem carros, nem Internet. A tecnologia que vamos usar no futuro já está a ser testada pelos militares.