10/09/2008

Oração e lição de vida

De autor desconhecido, recebido por e-mail de uma amiga que não se tenta e creio que nem se senta!!!

Oração para ser uma velhinha Legal...

Ó Senhor, tu sabes melhor do que eu que estou envelhecendo a cada dia.
Sendo assim, Senhor, livra-me da tolice de achar que devo dizer algo,
em toda e qualquer ocasião.

Livra-me, também, Senhor, deste desejo enorme que tenho de querer
pôr em ordem a vida dos outros.

Ensina-me a pensar nos outros e ajudá-los, sem jamais me impor sobre eles, mesmo considerando com modéstia a sabedoria que acumulei e que penso ser uma lástima não passar adiante.

Tu sabes, Senhor, que desejo preservar alguns amigos e uma boa relação com os filhos, e que só se preserva os amigos e os filhos... quando não há intromissão na vida deles.

Livra-me, também, Senhor, da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias (ataia, ataia...!)e dá-me asas para voar directamente ao ponto que interessa.

Não me permitas falar mal de alguém.
Ensina-me a fazer silêncio sobre minhas dores e doenças.
Elas estão aumentando e, com isso, a vontade de descrevê-las vai crescendo a cada ano que passa.

Não ouso pedir o dom de ouvir com alegria a descrição das doenças alheias; seria pedir muito.
Mas, ensina-me, Senhor, a suportar ouvi-las com paciência.

Ensina-me a maravilhosa sabedoria de saber que posso estar errada em algumas ocasiões.
Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis.

Mas, sobretudo, Senhor, nesta prece de envelhecimento, peço:
Mantenha-me a mais amável possível.
Livrai-me de ser santa.
É difícil conviver com santos!

Mas uma velha rabugenta, Senhor, é obra prima do diabo!
Me poupe!!!
Amém!

16 comentários:

Zé do Cão disse...

Mariazita. Deixei resposta no "Acidente de Trabalho".

Beijocas

Zé do Cão disse...

Velhinha Sábia
ou
Velha que sabe muito.

Um abraço

Rir é o melhor remédio

Unknown disse...

Um belo texto, não querendo plagiar o autor, é realmente uma oração e lição de vida em simultâneo.
Esta velhinha tem a faculdade da vida.

Beijinhos

Mariazita disse...

Caro João
Depois do "Aviso à navegação" não esperava encontrá-lo aqui.
Mas ainda bem que o vejo! É sinal de que as teclas ainda aguentam? Oxalá! A sua presença faz falta...
Este texto é lindíssimo. Gostei imenso.
É uma oração que deveria ser dita, com todo o fervor, não só pelas "velhinhas", mas também, e principalmente, pelos mais jovens.
Esses, que têm uma vida pela frente, é que precisam viver de acordo com estas "preces".
Parabéns!
Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Caros comentadores,
Muito agradecido pela visita e comentário. Ainda bem que esta lição merece o vosso aplauso, embora a mim só tenha cabido a decisão de aqui a publicar.
Pois Mariazita, por motivos «mais ou menos» imprevistos tive que desistir de ir passar uns dias fora a pretexto de ir a um convívio de uns rapazes que acabaram o liceu em 1951 e que tiveram amabilidade de querer a minha presença embora nesse ano tivesse acabado apenas o 6.º ano, uma criança ao lado deles!!!
Como está interessada no que se passa no ensino, sugiro uma visita ao «Democracia em Portugal» e um comentário no post de Tiago Soares Carneiro. Encontra um link no último post do Do Miradouro

Cumprimentos
João

Luna disse...

Ser idoso e um acumular de sabedoria de muitos anos,
Mas ainda assim continuamos a ser seres com muitos defeitos
Esse texto nos faz pensar muito na forma recta de conviver com os demais
Bjs

Mariazita disse...

João, acabei de vir de lá e comentei (o seu post, não o que aqui sugere - tenho que lá voltar...)
Mariazita

Mariazita disse...

Zé, para o caso de voltares aqui:
Li lá, e li aqui (que confusão!)
Beijocas
Mariazita

Sei que existes disse...

Esta oração está espetacular!!
Beijocas grandes

Ana Maria disse...

Sabidona a velhinha!
Às vezes temo minha velhice, só por eu não ter um companheiro.
Porque envelhecer junto com alguém, facilita a aceitação.
Obrigada pelas visitas.
Além dos 3 blogs, tenho o quarto blog: Papel Carbono. Através dos outros, vc entra lá. Se for lá agora, vc é a primeira comentarista.
Beijinhos!

Daniel disse...

Olá

Achei a "Oração para uma velhinha Legal", achei o máximo de "legal".
Os mais novos não ligarão muito à mensagem, quando o era, nem sei se lhe daria importância. Porém ultrapassada a meia idade, já se nos põem essas questôes, olhando para os nossos velhinhos.
Apetece-me mesmo vir a ser velhinho "legal"!...
Considerações,
Daniel

Cadinho RoCo disse...

Prece por demais pertinente a todos nós, que indiscriminadamente, envelhecemos.
Cadinho RoCo

Táxi Pluvioso disse...

Não sei será obra do diabo. Parece-me ser da natureza.

São disse...

Pois , pois...
Amén!

Feliz domingo .

~ Marina ~ disse...

Gosto da levez com a qual os textos abordam os temas aqui.

Uma ótima semana!

Beijos!

A. João Soares disse...

Caros comentadores,
O facto de ter estado afastado do meu «Magalhães» durante uns poucos dias. não me é fácil responder a cada comentário de per si. Agradeço a todos a atenção de aqui virem e de deixarem um comentário.
À Geriane informo que neste blog uso uma linguagem mais suave, por ser um espaço inicialmente destinado aos elementos do CVS - Clube Virtual de Seniores. Nos outros blogs, os temas são mais ácidos, embora a linguagem não deixe de ser suave, mas seja mais irónica exigindo uma leitura menos apressada.
Cumprimentos
A. João Soares