02/09/2008

REGRESSO DE FÉRIAS

Depois de duas semanas de ausência, eis-me de regresso ao vosso agradável convívio.
Para reinício da minha colaboração neste blog decidi partilhar convosco esta história que acho muito interessante.

A HISTÓRIA DOS CAMELOS

Uma camela e o seu filhote andavam a passear, quando, de repente, o bebé camelo perguntou:
- Mãe, mãe, posso lhe fazer algumas perguntas?

- Claro! O que está incomodando o meu filhote?


- Porquê os camelos têm corcova?
- Bem, meu filhinho, nós somos animais do deserto. Precisamos das corcovas para armazenar água, e por isso mesmo somos conhecidos por conseguir sobreviver sem beber.

- Certo. E porquê as nossas pernas são longas e as nossas patas arredondadas?
- Filho, certamente elas são assim para nos permitir caminhar no deserto. Sabes? com estas pernas eu posso movimentar-me pelo deserto melhor do que qualquer um.
- Tá…então porquê os nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham a minha visão…
- Meu filho, esses cílios longos e grossos são como uma capa protectora para os olhos. Eles ajudam na protecção dos teus olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto.

- Ah!!! assentiu o camelinho.
Então a corcova é para armazenar água enquanto atravessamos o deserto: as pernas para caminhar no deserto, e os cílios para proteger os meus olhos no deserto.
- Isso mesmo, meu filho!
- Então o que estamos a fazer no jardim zoológico?



Moral da história:
Não adianta teres tudo, se não estiveres no lugar certo, ou seja:
“Habilidade, conhecimento, capacidade e experiência só são úteis se estiveres no lugar certo”


Depois de ler esta história ocorreu-me um pensamento:
- O que estou aqui a fazer??? Estava tão bem de férias! Lá, sim, era o meu lugar certo!!!

12 comentários:

A. João Soares disse...

Pois é, os camelos ensinam boas lições mas poucos humanos as aprendem e as põem em prática!!!
Tenha bom regresso e continue com os seus lindos textos, adaptados às necessidades reais e culturais dos seus visitantes.
Beijos
João

Daniel disse...

Mariazinha

A tua história é muito didctica e edificante. Poderá parecer que não é para pessoas, que já passaram os 30s, como eu. Se não te importas, nunca é demais rever, gostei muito e achei que a escreveste bem.
Sobre comentários, talvez porque entretanto passei três dias de "férias" no Pulido Valente, tomei a resolução de futuro não fazer comentários, directos aos comentários.
Tens razão, mas intimamente sou assim e nada a fazer. Não é por acaso que se fala no poema em nova viva. Amo cá andar mas sou incapaz de não ter ocupação, cheguei a ser entregue à família, diziam-me em estado terminal, olha a minha cara de preocupado!... Nunca me chegou vagar para péssimismos!...
A minha estada no hospital, teve a ver com uma virose e a história clinica, aconselhou o tratamento ambulatório, apenas.
Beijinhos, pela amabilidade.
Daniel

Ana Maria disse...

Belíssima lição dos camelos.
Já estava com saudades de você.
Beijinhos.

Mariazita disse...

Meu caro João
Não só os camelos, mas muitos outros animais nos dão boas lições.
A questão está em querermos ou não aprendê-las...
Obrigada pelas boas vindas.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Daniel
A vida, às vezes, prega-nos partidas. Mas muitas vezes também nos dá uma segunda oportunidade.
Por isso há que aproveitar, com sabedoria, cada momento que vivemos.
Sabes, por experiência própria, que a saúde é um bem precioso. Trata-a com respeito e carinho.
Cuida-te, meu amigo.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Oie, Ana Maria
Como é bom saber que alguém sentiu saudades da gente, né?
Mas as férias acabaram (por agora...) e passaremos a "ver-nos" com mais frequência.
Beijinhos, amiga.
Mariazita

Pena disse...

Deslumbrante Amiga:
Uma história narrada com brilhantismo e sabedoria.
Perfeito numa pessoa doce e perfeita.
Quando, admiravelmente, diz:
"...Moral da história:
Não adianta teres tudo, se não estiveres no lugar certo, ou seja:
“Habilidade, conhecimento, capacidade e experiência só são úteis se estiveres no lugar certo”
Depois de ler esta história ocorreu-me um pensamento:
- O que estou aqui a fazer??? Estava tão bem de férias! Lá, sim, era o meu lugar certo!!!"

Sinto o mesmo, genial amiga.
Quem me dera sonhar e conhecer todos os encantos do mundo.
Quem me dera abraçar a vida e dizer: És linda! Quero-te conhecer toda! Quem me dera que me deixassem montar num cavalo alado e sobrevoar a ternura e o encanto das terras que não conheço e vivo sonhando em conhecer. E, são tantas?
Sensacional, amiga. Estamos em perfeita sintonia.
Admiro-a e nutro pela sua adorável pessoa respeito, estima e elevada consideração.
Beijinhos agradecidos por este terno, sensível e lindo sentir em si.

pena


Uma história, cuja lição admirável e bela sumariei no meu compêndio da vida.

Vicktor Reis disse...

Querida Mariazinha
Bonita história essa que connosco partilhas.
Uma autêntica ode à Liberdade... adoro ver os animaizitos no seu habitat próprio... não em cativeiro.
Beijinhos.

Mariazita disse...

Amigo Pena
As suas palavras são sempre amáveis e cheias de generosidade.
Que a vida lhe sorria sempre, e possa conhecer todos esses lugares com que sonha. Tenho a certeza que isso vai acontecer!
Não perca a esperança, é preciso manter os sonhos bem vivos.
Beijinhos
Mariazita

Mariazita disse...

Olá, Víctor
Gosto muito de animais, e o ideal seria que todos pudessem viver no seu habitat natural...
Mas se assim fosse muitos de nós não teríamos oportunidade de os conhecer... Não achas???
Não há bela sem senão :-)))
Beijinhos
Mariazita

Zé do Cão disse...

Já por mais de uma vez que pensei substituir o meu cão por um camelo.
Com a idade vou ficando amarrecado e para lhe fazer uma festa não necessito abaixar-me.
Além disso, tem umas beiças que dar-lhe um beijo é uma tentação.

Curiosidade:- 1º Tenho carta de conduzir camelas de "cilha" até 10 Km hora.
2º Já dei um beijo nas beiças de um camelo/femea que por sinal se chama Gustavo.
3º Numa caravana de camelos, o que seguia à frente do meu, cagou-me para cima dos meus sapatos, mesmo quando íamos em andamento.
Nada disto, tenho do meu cão, a não ser abanar o rabo, quando vê a tachola da sopa.

Beijocas e abraços

Mariazita disse...

Olá, Zé
De facto, quando se chega a uma certa idade...custa um pouco dobrar a espinhela!
Quando chego a casa o meu cão salta de alegria como se não me visse há um ano!
Seabes o que faço? Sento-me para receber os seus beijinhos. Sentada fico mais perto dele...
Se em vez de cão fosse um camelo já não seria preciso sentar-me. Mas talvez tivesse outros inconvenientes...
Beijinhos
Mariazita