28/01/2009

Aspirina e o fígado

Aspirina previne danos no fígado
Transcrição do JN

Estudos anteriores já revelaram alguns dos benefícios da "Aspirina". Agora, o medicamento mais conhecido do Mundo pode também ajudar a prevenir danos no fígado. De acordo com cientistas americanos, pode ser particularmente importante para pessoas obesas ou com tendência para abusar do álcool.

A informação foi revelada por cientistas do Jornal de Investigação Clínica da Universidade de Medicina de Yale. Depois de testes realizados em ratos, os investigadores concluíram que uma dose diária de "Aspirina" pode reduzir o número de mortes causadas por patologias relacionadas com o fígado.

De acordo com os investigadores americanos, as pessoas que sofram de obesidade e abuso de álcool podem reduzir as suas possibilidades de prejudicar o fígado através do uso da aspirina.

Segundo Wajahat Mehal da Escola de Medicina de Yale “muitos agentes como drogas e álcool causam danos no fígado, e encontramos dois modos de bloquear um caminho central responsável por lesões" do fígado.

“A nossa estratégia é usar a aspirina numa base diária para prevenir os danos do fígado”, explicou. O investigador acrescentou que esta descoberta pode “reduzir a dor e sofrimento em pacientes com doenças de fígado, usando uma aproximação nova e muito prática”.

Em pesquisas anteriores já havia sido provado que o uso diário de aspirina em mulheres pode reduzir ligeiramente o risco de sofrer do tipo mais comum de cancro da mama. O uso diário deste analgésico pode também prevenir ataques de coração em pessoas propícias a tal.

4 comentários:

Mariazita disse...

Querido amigo João
Hoje, para mim, foi dia de "São Médico" - médica de manhã - gastro; médico de tarde - dentista.
Duma cajadada matei logo dois!
Simples rotina. Eu invisto na medicina preventiva.
Vem isto a propósito da aspirina.
Há muitos anos já que tomo, diariamente, um comprimido de Aspirina GR 100 mg Gastro-Resistente.
Hoje, a médica gastro perguntou se eu continuava a tomar, e como lhe disse que sim, receitou-me um medicamento para protecção do estômago.
Efectivamente, a aspirina é um medicamento que pode dizer-se "milagroso", mas tem o inconveniente de ser muito agressivo para o estômago. É necessário. por isso, "forrá-lo" com um protector.
Comecei a tomar a aspirina a conselho do meu médico assistente, que me disse, na altura, que não se conhecia melhor medicamento para prevenir ataques cardíacos do que a aspirina; mas que tinha o inconveniente de atacar o estômago.

Foi uma boa ideia o João publicar aqui este texto, que é de interesse público, e muitas pessoas desconhecem.

Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Cara Amiga Mariazita,
Os comprimidos de aspirina GR 100 já vêem preparados para não lesar o estômago. As letras GR querem dizer Gastro-Resistentes.
Para efeitos circulatórios, em vez da Aspirina GR 100 pode tomar-se Cartia, ou Plavix. Foi Plavix que me receitou o neurologista quando tive um AIT, mas mais tarde passei para a aspirina por ter efeito semelhante e ser mais barato!
Como estes medicamentos se destinam a tornar o sangue mais fluido, são desaconselháveis para casos de perigo de hemorragias.
Não sou hipocondríaco, mas tenho cuidado com a saúde, a começar pela alimentação. O Eurico sabe disso!
Beijos
A. João Soares

Adelaide disse...

Querido Amigo João.

Quando ouvi falar em aspirina imediatamente me preparei para comentar. Há uns bons anos atrás quase destrui o meu estômago pois não sabia que a aspirina devia ser especial. Assustei-me mas, quando vi as palavras da Mariazita já fiquei descansada pois ela diz exactamente o que eu iria dizer.

Bons conselhos e água benta quanto mais melhor.

Beijos
Milai

Unknown disse...

Caro amigo João,
já tinha ouvido falar nos benefícios de tomar uma aspirina diáriamente, só não sabia que o seu poder benéfico era tão vasto.

Beijinhos,
Ana Martins