14/04/2014

Durão “o Barroso”






A  entrevista que Durão Barroso deu ao Expresso na condição de Presidente da CE, evidência o carácter do homem. Senão vejamos:
1-Cobarde
Ao fim de 3 anos como 1º ministro ao qual se candidatou, abandonou o país  com maioria parlamentar. Quando lhe apareceu um «tacho» onde deixou de ser «cherne» para passar a «santola» alegando que estávamos de tanga, pirou-se. Assim fez o cobarde do rei D. João VI ao fugir para o Brasil deixando o pobre povo entregue às maiores represálias de que há memória exercidas pelos franceses. Fome, miséria e morte.
2-Mentiroso. 
Comprometido com a extrema-direita. Foi ele que abriu as portas nos Açores há célebre cimeira com Bush, Aznar e Blair onde ficou decidido o ataque contra o Iraque alegando a existência de armas químicas quando já sabiam que as mesmas não existiam. O que Durão sabia é que esta atitude lhe abriria as portas para chegar à CE. O povo iraquiano, esse que se lixasse!
3-Traidor
Após o ataque a DILI com milhares de mortes de timorenses, e quando Ana Gomes e António Guterres tudo faziam internacionalmente para avançar com a autodeterminação do povo, Durão dá uma grande entrevista a um jornal estrangeiro onde afirma que não havia condições geoestratégicas para que isso pudesse acontecer, indo de encontro ao que na altura dizia Henry Kissinger. Mais um trunfo para chegar à CE. O povo timorense que se lixasse.
4-Hipócrita.
 Afirmou na entrevista que não se candidatará à presidência da república. Marques Mendes, Marcelo Rebelo de Sousa e Augusto Santos Silva e tantos outros já o desmascararam.
5-Oportunista.
 A propósito do chamado documento dos 70 subscrito também por ex membros do seu governo como Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix, teve o descaramento de afirmar que se eles o assinaram foi porque perderam dinheiro com as alterações nas suas reformas e não por apresentarem novas ideias para ajudar à solução do país. Levou o assunto para o enxovalho pessoal tão ao seu jeito. Um escroque!
6-Sem liderança.
 Como já vários comentadores políticos e económicos  afirmaram nos 10 anos de reinado na CE não conseguiu resolver o problema das dividas soberanas e deixou-se manobrar pelos países do norte da Europa e em especial pela Alemanha. Que fez ele em relação ao Iraque, à Síria, ao Egipto? Nada! Que fez por aumentar a coesão política, económica e social na Europa? Nada! Veja-se o tempo que demorou a tomar medidas para resolver o caso da Grécia.
7-Velhaco. 
Veio afirmar na entrevista que tinha falado por 3 vezes com Vítor Constâncio sobre «rumores» do que se poderia estar a passar no BPN. Lembro que este banco foi fundado por cavaquistas logo um banco do seu PSD.
Durão nunca disse o que sabia e mais promoveu mais tarde à comissão política do seu partido alguns desses cavalheiros que compunham a administração do banco. Se sabia de algo deveria ter entregue o caso à PGR. Leiam Miguel Sousa Tavares ontem no Expresso. Estão lá alguns desses nomes entre eles Cavaco Silva. Ele Durão tão preocupado com os mercados, no momento em que ataca o vice-presidente do banco central europeu deixa de se preocupar? Grande embuste!
Conclusão,
Para um país que Eça caracterizou como uma «choldra» nada melhor do que um presidente a condizer.

Sem comentários: