31/10/2013

Imagem do Google Earth «apanha» Jesus e Maria




Uma imagem parecida com um esboço de Jesus e de Maria está a fazer furor nas redes sociais. A imagem foi encontrada no programa Google Earth, que mostra imagens da Terra.

Numa das imagens tridimensionais captadas está o que muitos dizem ser as figuras de Jesus e Maria, nos céus da Suíça, junto à localidade de Walensee.

A imagem é pouco nítida e parece mostrar dois vultos. O da direita, mais pequeno, seria o de Maria, e o da esquerda, com o que parece ser um manto escuro, o de Jesus.

As imagens estão a dar que falar e muitos asseguram nas redes sociais que se trata de um fenómeno paranormal. Instada pelo Correio da Manhã a comentar, fonte do Google confirmou a existência da imagem mas não quis tecer mais comentários.

O registo captado deve ser resultado do efeito de pareidolia, que permite que o cérebro humano identifique, quando sujeito a determinados estímulos como imagens ou sons, certos objetos que lhe são conhecidos. É este efeito que permite, por exemplo, olhar para as nuvens e ver imagens de caras ou outros objetos.

Redacção do Jornal A Bola,  31-10-2013

2 comentários:

Marli Soares Borges disse...

Concordo com você, Luis, pela lógica deve mesmo ser resultado do efeito de pareidolia. Não há outra explicação. Mas é muito interessante. Bjs Marli

A. João Soares disse...

Caro Luís,
Não sei explicar, mas custa-me ser levado por fenómenos de interpretação do cérebro.
Se a imagem foi captada por câmara fotográfica, não pode haver influência do cérebro.
Mas se pretendermos dar a este alguma influência, então temos que olhar o caso por outro lado, o de montagem fotográfica, para obter efeito de propaganda a uma teoria celeste ou divina.
Nos tempos que correm, costumo aconselhar a que não se deve dar crédito a nada que não passe pelo teste de filtragem pelo nosso raciocínio. Temos que ser responsabilizados pelas nossas crenças e não deixar-nos levar cegamente.

Abraço
João