08/10/2013

Francisco o místico





John L. Allen Jr.  |  Oct. 4, 2013
I(...) Na parte relevante da entrevista, Scalfari pergunta ao Papa Francisco se ele alguma vez teve uma experiência mística. Esta é a resposta que foi apresentada pelo La Repubblica, sobre os momentos imediatamente posteriores a ter sido eleito papa:
"A minha cabeça estava completamente vazia e eu sentia-me em grande ansiedade. Para ultrapassar esse momento e relaxar fechei os olhos e suspendi todos os pensamentos, incluindo o pensamento de recusar a escolha, tal como permite o procedimento litúrgico. Fechei os meus olhos e deixei de ter qualquer ansiedade ou emoção"
O Papa Francisco dá a entender que esta experiência lhe deu coragem para aceitar a missão e avançar.
Esta descrição é importante porque ajuda a explicar aquilo que doutra forma seria inexplicável: como entender a transformação que se está a dar em  Jorge Mario Bergoglio desde que se tornou o Papa Francisco?
Lembremos que durante os 15 anos que esteve como arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio deu um total de cinco entrevistas. Nos sete meses que ele é papa, já deu três, e todas as três admiráveis.
Os jornalistas que tratavam noticiosamente Bergoglio na Argentina relatam que ele evitava os holofotes, e nas raras ocasiões em que teve de aparecer em público, muitas vezes assumiu um tom formal e, segundo alguns, um pouco aborrecido. Como papa, ele tornou-se uma estrela rock. Como arcebispo e presidente da conferência episcopal argentina, Bergoglio era cuidadoso e ponderado nas suas declarações públicas, enquanto como papa ele deita tudo cá para fora.
Em abril passado entrevistei a irmã, Maria Elena Bergoglio, e também ela disse que há qualquer coisa diferente no irmão desde que ocupou a liderança da Igreja.
Recentemente, falei com um dos cardeais que elegeu Francisco (já agora, não era americano), que foi recebido pelo papa numa audiência privada. O cardeal contou-me que lhe disse à queima-roupa:
"Você não é a mesma pessoa que eu conheci na Argentina".
Segundo este cardeal, a resposta do papa foi mais ou menos esta:  "Quando fui eleito, uma grande sensação de paz interior e liberdade tomou conta de mim, e nunca mais me deixou."
Por outras palavras, Francisco teve uma espécie de experiência mística na altura da eleição como papa que aparentemente o libertou e permitiu ser muito mais espontâneo, franco e ousado que em qualquer outro momento do seu percurso anterior.
Nunca deveríamos subestimar a marca mística no perfil de um pontificado.
João Paulo II, por exemplo, foi por vezes acusado de ser excessivamente determinado - teimoso, alguns diriam – sempre que se convencia de alguma coisa. No entanto, este foi um papa profundamente convencido de que em 13 de maio de 1981 a Virgem Maria mudou a trajectória de uma bala para o manter no cargo. (A tentativa de assassinato ocorreu na festa de Nossa Senhora de Fátima.) Dada essa convicção, João Paulo II sem dúvida sentiu uma certeza sobre o caminho que ele estava a fazer que ia muito para além da lógica meramente humana.
De forma similar, Francisco pode estar agora a sentir uma segurança sobre a nova direção que ele está a traçar que vai muito mais fundo do que os cálculos dos peritos de relações públicas ou das "melhores práticas" da gestão de organizações.

Isso, pelo menos, parece ser a implicação mais óbvia do que ele disse tanto ao meu amigo cardeal como a Scalfari.

Sem comentários: