14/09/2011

Ambiente 4 RRRR

A defesa do ambiente no tocante a resíduos assenta na regra dos 3 RRR: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Quanto a aparelhos avariados costuma acrescentar um quarto R de Reparar. Com a aplicação destas regras e de outras adicionais, o cuidado com o ambiente deve ser constante, porque a poluição da terra do ar e do mar contribui para as alterações do clima com frequentes catástrofes de que quase todos os dias estamos a ter notícias.

A imagem (de Adriano Miranda) mostra o Centro escolar de Mouriz, em Paredes, inaugurado em 2010 que é um dos aquecidos com desperdícios das fábricas de móveis, na sequência da iniciativa da Câmara de Paredes que está a substituir o gás natural por resíduos de madeira reciclados, em pequenos briquetes cilíndricos, provenientes das mais de 1200 fábricas de mobiliário do concelho.

Assim a Câmara faz face à necessidade de contrariar as dificuldades financeiras que afectam as escolas e autarquias e, por outro lado dá utilidade às toneladas de resíduos das fábricas que deixam de ficar a poluir o ambiente.

Trata-se de medida semelhante ao da biomassa em funcionamento noutros locais do país. Vem pôr em prática o ditado «do aproveitar é que vem o ganho»

Convém que se apliquem, sempre que possível, os quatro RRRR.

Imagem do Público

2 comentários:

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Exemplos destes devem ser apresentados para que com a sua divulgação se possa fazer mais com menos! E como estamos em crise é necessário usar a imaginação para o fazer!Este é o caminho a seguir!
Um forte e amigo abraço.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Mais do que este caso precisamos que apareçam muitos mais, que o ambiente seja defendido de forma económica. Com o tempo traremos vantagens. A casa onde moramos deve ser mantida limpa e deixada aos herdeiros nas melhores condições. O ambiente não é nosso, foi-nos emprestado por algum tempo e devemos deixá-lo em bom estado.

Abraço
João