21/08/2011

SOCIEDADES MODERNAS


Carlos Anjos, Presidente da Comissão de Protecção de Vítimas de Crimes, na sua crónica “Tiro e Queda”, no CM de 05/08/2011, levanta um problema muito actual sobre este tema a propósito do que se passou na Noruega.

Diz ele que as sociedades ocidentais potenciaram os direitos individuais e paralelamente foram criando entraves aos trabalhos das forças de segurança pelas limitações legais que daí advieram, pois entende-se que o Estado cada vez mais deve ser menos intrusivo na vida dos cidadãos.


É a procura de uma sociedade perfeita onde cada pessoa seja mais livre, que com a abolição de fronteiras, com a livre circulação de pessoas e bens na Europa acrescido, ainda, com a globalização, a massificação da Internet e das redes sociais criaram um caldo de cultura onde podemos divulgar, a cada momento, o que pensamos, o que queremos fazer sem que tal seja punido por lei.


Podemos divulgar manifestos radicais de todos os quadrantes políticos, pois se não ameaçarem alguém nem processados poderemos vir a ser.


Pessoas com ideais extremistas em Portugal estarão identificadas mais de duas centenas mas será que alguém pode garantir que estes indivíduos estão controlados 24 horas por dia? E o que se passa connosco é semelhante em todo o Mundo.


Vivemos em sociedades de risco pois haverá países onde o risco é mais ou menos elevado, mas de risco zero não existe nenhum!

3 comentários:

Gisele Claudya disse...

Não foi em 22 de agosto de 2007 que nasceu este blog? Se sim, desejo PARABÉNSSSSSSSSSSSSS.
Beijocasssssss

A. João Soares disse...

Amiga Gisele Claudya, companheira desde a gestação do blogue, pois era uma das fundadoras do Clube Virtual de Seniores, espaço em que nasceu este nosso meio de contribuir para um mundo melhor, para respeito pelos seniores que procuram manter o espírito jovem e reavivar os sãos valores éticos. Contagiamos os mais jovens com o que o ser humano deve ter de melhor.
Agradeço a sua atenção pelas datas, apesar dos seus absorventes afazeres.

Beijos afectuosos de muito apreço pelas suas qualidades e dedicação ao Sempre Jovens.
João

Luis disse...

Meus Bons Amigos,
Como colaborador deste Blogue agradeço as Vossas simpáticas palavras que nos incentivam a continuar neste movimento cívico em prol de uma Sociedade mais solidária e mais justa!
Saudações Amigas e Solidárias.